Vídeo documentário revela rodas e histórias do samba no Acre, por Augusto Diniz

Vídeo documentário revela rodas e histórias do samba no Acre

por Augusto Diniz

Está disponível a partir desta sexta (18/1) no Youtube o vídeo documentário “Samba no Acre: umas rodas e outras histórias” – ele pode ser assistido abaixo ou aqui. O doc foi dirigido por este blogueiro.

O trabalho audiovisual mostra um trecho da história do gênero em Rio Branco (AC) e sua atual ascensão. Nos últimos tempos, a apresentação na capital acreana do estilo musical em torno de uma mesa cresceu, revelou novos personagens e resgatou antigos sambistas.

O documentário “Samba no Acre: umas rodas e outras histórias”, de cerca de 15 min, foi filmado em novembro do ano passado.

O vídeo exibe algumas rodas de samba em atividade hoje na capital acreana, como a realizada às sextas-feiras no bar do Zé Chalé, onde se reúne a velha guarda do samba de Rio Branco, e a comandada pelo sambista Brunno Damasceno, uma vez por mês. O trabalho ressalta ainda o tradicional “Samba da Mangabeira” criado há 26 anos; o sambista Da Costa, referência do gênero no Acre, e a nova geração do samba.

O vídeo documentário não esgota a história rica do samba no Acre, mas ainda desconhecida, nem expõe todos personagens existentes na região ligados ao gênero. No entanto, o audiovisual revela o quanto a manifestação cultural também criou raízes profundas no Estado.

Ficha Técnica

Vídeo documentário “Samba no Acre: umas rodas e outras histórias” (tempo: 15min 53seg)

Direção: Augusto Diniz

Edição: Ale Machado (Almas do Brasil Filmes)

Produção: Augusto Diniz e Anderson Liguth

Filmagens: Arison Jardim

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador