Violência doméstica é tema de projeto do trio UMA

Três mulheres cantoras e compositoras que promovem a reflexão sobre o silenciamento que muitas sofrem e aprofundam as relações de empatia sobre os assuntos que permeiam o universo feminino através de ações de democratização do acesso.

Jornal GGN – Em função do isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19, a violência doméstica aumentou radicalmente, transformando a convivência das mulheres com o agressor quase num cárcere privado. Nesse momento, falar de temas como esse, além de  empoderamento, igualdade, liberdade, sororidade e acolhimento, passou a ser mais urgente. Pensando nisso, o grupo UMA lança Travessia: Uma com Elas, projeto que tem como objetivo compartilhar trabalhos de mulheres que estabelecem um diálogo e conexão afetuosos por meio da expressão vocal e da escuta. Para isso, serão apresentados seis shows do trio UMA, com participações especiais.  

Rhaíssa Bittar, Tarita de Souza, Paola Ribeiro, Anná e Mariana Degani são as artistas convidadas para os shows, e que falam da essência da alma feminina. Todas as apresentações serão disponibilizadas nas redes sociais do grupo UMA.

UMA é formado por Thayana Barbosa (voz, acordeon, percussão), Janaina Fellini (voz, percussão) e Nani Barbosa voz, kalimba, flauta). Três mulheres cantoras e compositoras que promovem a reflexão sobre o silenciamento que muitas sofrem e aprofundam as relações de empatia sobre os assuntos que permeiam o universo feminino através de ações de democratização do acesso.

Conhecidas no cenário da MPB independente por suas carreiras individuais, Nani, Janaina e Thayana uniram forças para compor músicas inspiradas pelas mais diversas fontes, das artes plásticas à literatura, passando por experimentações vocais, trabalhos corporais, rituais ancestrais e o universo feminino. O resultado é uma sonoridade delicada e percussiva, marcada pela combinação das três vozes, alguns elementos eletrônicos, além de instrumentos como a  kalimba, a caixa do divino, a viola da gamba e a flauta transversa. O trabalho e tem a produção de Sandra-X (Projeto Axial, Turbulência, Peregrina, A Barca) e colaboração de Felipe Julian (Projeto Axial, Craca).

A desigualdade de gênero é uma realidade na música. Segundo a União Brasileira de Compositores (UBC) apenas 9% do rendimento total distribuído é para mulheres, enquanto 91% é para homens, segundo relatório divulgado em 2020. Nesse contexto, a UMA vem abrir um espaço para essa conversa, expressando a música feminina na história e atualidade, valorizando o fazer musical feminino.

Este projeto aposta na música como uma fonte de potência criativa, de cura e transformação social, levando uma experiência artística para um ambiente onde a alegria, a vitalidade e a autoestima, muitas vezes, cedem espaço para o medo, o desânimo e a insegurança.

O projeto foi viabilizado através do Edital PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC No 39/2020 PRODUÇÃO E TEMPORADA DE ESPETÁCULO DE MÚSICA COM APRESENTAÇÃO ONLINE

BREVE CURRÍCULO DAS INTEGRANTES

NANI BARBOSA estreou como flautista na orquestra de músicas tradicionais do mundo, o grupo Bayaka com quem gravou quatro discos. Como cantora, integrou o trio Eu, Você e Maria com disco lançado em 2010 e shows onde dividiu o palco com o compositor Carlos Careqa. Em 2016 assinou a produção musical em seu primeiro disco solo autoral, Naïf. Integra a Orquestra do Corpo (dirigida por Stenio Mendes e Fernando Barba – Barbatuques).

JANAINA FELLINI é formada em técnica vocal e interpretação pelo Conservatório de MPB de Curitiba. Em 2012 gravou seu primeiro álbum independente (Janaina Fellini) e, em 2015 lançou o segundo álbum “Casa Aberta” (Rumos Itaú Cultural), com produção de Beto Villares e arranjos do maestro baiano Letieres Leite.

THAYANA BARBOSA iniciou profissionalmente na música aos catorze anos de idade (1995) como percussionista da Orquestra Clássica de Mato Grosso do Sul. Em 2002, em Curitiba PR, integrou ao Grupo Mundaréu, com quem permaneceu por 15 anos, gravou quatro CDs e um DVD, e dividiu o palco com artistas como Lia de Itamaracá, Mônica Salmaso, Simone Sou, André Abujamra e o grupo A Barca. Em 2009 participou da montagem de “Clara Crocodilo e Metamorfose” com a Orquestra a Base de Sopro do CMPB de Curitiba e o Arrigo Barnabé. Em 2014 lançou seu primeiro álbum autoral “Mar de Dentro”.

Para conhecer, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=6yhaENZ0xz8&feature=youtu.be

SERVIÇO: TRAVESSIA: UMA com ELAS

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRjNLauYj67ATtLRa75wbWw

Instagram: https://www.instagram.com/umaprojeto/

Datas:

27/03 – UMA convida Tarita de Souza

03/04 –  UMA convida Anná

10/04 – UMA convida Paola Ribeiro

17/04 – UMA convida Mariana Degani

24/04 – show UMA

 HORÁRIO: sempre às 19 horas

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador