Zequinha de Abreu

Possuidor de uma imensa habilidade na arte de compor, Zequinha de Abreu (19/9/1880 – 22/1/1935) fez de suas melodias, pérolas do nosso cancioneiro.
A mais famosa delas foi sem dúvida “Tico-tico no farelo”, mais tarde renomeada como “Tico-Tico no fubá”, com letra de Eurico Barros, composta em 1917 e só gravada em 1931 pela Orquestra Colbaz, criada e dirigida pelo maestro Gaó, num disco que atravessou a década sem sair de catálogo, atingindo enormes índices de popularidade contribuindo, assim, para estourar no hit parade americano, numa interpretação da organista Ethel Smith.

Resultado: num curto espaço de cinco anos, foi incluída em cinco filmes de Hollywood – Alô, amigos (1943), A filha do comandante (1943), Escola de sereias (1944), Kansas City Kity (1944) e Copacabana (1947) – e recebeu dezenas de gravações, inclusive da nossa Pequena Notável – Carmen Miranda -, tornando-se uma das músicas brasileiras mais gravadas no Brasil e no exterior.

Outra composição notável de Zequinha de Abreu, a valsa “Branca”, executada pela Orquestra Colbaz. Discos Colúmbia, 1930.

Dezessete anos após a morte de Zequinha de Abreu, sua música mais famosa virou título de um filme da Vera Cruz que aborda a história romanceada de sua vida. Sua obra transcende gerações contribuindo para demonstrar ao mundo a grandeza da nossa música

Fontes:

– Almanaque do Choro, de André Diniz. – Rio e Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.
– Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade, de Jairo Severiano. – São Paulo: Ed., 34, 2008.

Laura Macedo

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Zequinha de Abreu

    ‘Branca’ é muito bonita, mas o Tico-tico, de fato, é o tal. Conforme revelado no filme, Zequinha atendeu plenamente ao pedido que uma personagem lhe fez: “Toque alguma coisa mais alegre”. E foi além: fez algo eterno.

    Beijos.

     

  2. Tico Tico no Fubá – Altamiro Carrilho

    Amiga Laura,

     

    Desistimulante comentar colocando somente o link. Mesmo assim aí vai o excelente Altamiro Carrilho interpretando TICO TICO NO FUBÁ, em gravação do Projeto Tom Brasil, que tive a honra de pesquisar e divulgar todas as faixas, até então anônimas, bem como seus intérpretes e compositores.

    Abraço do luciano

     

    https://www.youtube.com/watch?v=hg-M_88Gn5o

     

    1. Agradecendo

      Amigo Luciano, grata pelo precioso video resultante da sua pesquisa de fôlego em identificar os intérpretes e autores do Projeto Tom Brasil. Abraços.

       

      1. Luciano, tentei colocar o

        Luciano, tentei colocar o vídeo mas não deu certo em função do código de incorporação, ou seja, no seu canal do YouTube não aparece a opção “Usar código de incorporação antigo” sniff…sniff…sniff…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador