App possibilita diálogo entre cidadão e prefeitura sobre problemas da cidade

Jornal GGN – A participação cidadã na resolução de problemas da cidade tem crescido ultimamente, principalmente quando a tecnologia e redes sociais criam um ambiente propício para esse tipo de integração. Há alguns aplicativos no mercado que facilitam esse processo.

O mais recente é o “Cidadão Online”, em que os usuários podem reportar problemas típicos das grandes cidades diretamente ao poder público, tornando a reclamação digital do internauta no primeiro passo para que o problema seja de fato resolvido.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa 4R Sistemas em parceria com a GeneXus e a consultoria técnica da Heurys. Para utilizar o serviço, o internauta baixa e instala o aplicativo (disponível para plataforma Android e iOS) no celular e passa a relatar os problemas que ele observa na cidade. O relatos são encaminhados diretamente à prefeitura, que toma as devidas providências. Segundo os desenvolvedores, o serviço funciona 24 horas por dia.
As ocorrências informadas pelos usuários são encaminhadas para os setores ou secretarias responsáveis por resolver aquela questão. Cada informe recebe um número de protocolo, que pode ser acompanhado para saber o andamento da resolução. As notificações são monitoradas via Google Maps e enquadradas pelo tipo de serviço (limpeza pública, iluminação) – que também recebem diferentes prazos de resolução, de acordo com a complexidade. As solicitações podem ser acompanhadas pelos usuários de duas formas: e-mail ou pelo próprio app.

Cidades do interior paulista já estão usando o sistema, como Adamantina, Andradina, Borborema, Bom Jesus dos Perdões, Capão Bonito e Porto Feliz. Qualquer prefeitura pode se cadastrar no serviço. A solicitação pode ser feita no site do serviço.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O problema desse APP é que vc

    O problema desse APP é que vc precisa se identificar além de fornecer endereço completo etc…..pra que isso??  

  2. Tecnicamente, este post, ou

    Tecnicamente, este post, ou melhor, esta postagem poderia ser definida com um merchandising, ou melhor, como algo que poderia ser uma matéria paga em potencial.

  3. Sim ja tem um da prefeitura
    Sim ja tem um da prefeitura do Rio ha mais de 3 anos e aparentemente bem melhor.

    Mas sabe como é né, sp é igual as notícias do Jornal Nacional.
    Não foi desenvolvido em SP, não existe.

    Outro exemplo são os telejornais de sp que informam o horário de SP para todo o Brasil.

    São pequenos detalhes diários que fazem com que eles sejam o que são.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador