Buscador alternativo, que promete privacidade, tem salto de acessos na era pós-Snowden

Jornal GGN – As denúncias de espionagem feitas pelo ex-espião Edward Snowden contra o governo dos Estados Unidos e a NSA (Agência de Segurança Nacional, na sigla em inglês) mudaram o panorama dos buscadores de internet. O DuckDuckGo, buscador alternativo que promete privacidade total nas pesquisas, registrou um salto de acessos após das denúncias. Segundo a empresa, foram 1 bilhão de pesquisas em 2013.

Antes do escândalo de espionagem, o buscador tinha média diária de 1,6 a 1,8 milhões de buscas, número que rapidamente passou para médias de 3,7 a 4 milhões. Se forem inclusos a API e o uso de bots (robôs da web), o número de buscas chega a 7 bilhões, ainda segundo dados da empresa. O mercado sempre foi dominado por Google e Bing, da Microsoft (em um distante segundo lugar) – ambas cooperaram com a NSA nas medidas de espionagem.

De acordo com as denúncias de Edward Snowden, o governo dos Estados Unidos tinha acesso aos dados mesmo antes de eles serem captados por estas empresas. O DuckDuckGo quer manter o ritmo de crescimento em 2014. “Temos muitas coisas planejadas para o ano, e vamos aproveitar o excelente feedback que vocês nos têm passado há algum tempo”, diz o comunicado da empresa, referindo-se ao grande volume de acessos.

Com informações do Olhar Digital

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Governo prepara minuta de banimento da Huawei e operadoras se chocam com o custo da irracionalidade

7 comentários

  1. Navegação privada no

    Navegação privada no Firefox/Iceweasel e Chrome/Chromium

    Postado por às 10:33Se você é um usuário que se preocupa com a sua privacidade, não gosta da ideia de sites te rastreando  para saber sua localização geográfica ou simplesmente querendo saber o que você procura na web só para colocar anúncios relevantes nos sites que você visita, saiba que há várias formas para fugir dessa marcação. Nesta postagem mostraremos como ativar/acionar a navegação privada no Firefox/Iceweasel (desabilitando o cache) e do Chromium/Chrome.

    NAVEGAÇÃO ANÔNIMA NO FIREFOX/ICEWEASELVocê pode iniciar a navegação privada clicando em Ferramentas/Iniciar navegação privativa ou teclar  CTRL+SHIFT+P.

    Mas há outra maneira interessante de se ter certeza de estar numa navegação privativa:
    0 – na barra de endereços digite about:config e tecle ENTER. Clique no botão “Serei cuidadoso, prometo!”:
    1 – Na barra localizar pesquise por “cache”. Localize as entradas “browser.cache.disk.enable” e “browser.cache.memory.enable”, veja imagem abaixo:
    Seus falores estão como “TRUE”. Faça clique duplo em cada uma delas para mudar seus valores para “FALSE”:
    Reinicie seu navegador.

    Para ter certeza que o recurso funciona visite algumas páginas. Em seguida digite na barra de endereços about:cache e tecle ENTER. Se tudo deu certo, você verá na versão do Debian Squeeze a seguinte mensagem:
    Em versões mais recentes, você verá:

    NAVEGAÇÃO ANÔNIMA NO CHROMIUM/CHROMEPara ativar a navegação anônima do Chromium/Chrome basta, com o navegador aberto, teclarCTRL+SHIFT+N. Será aberta uma nova janela no modo de navegação anônima:

    Se, de fato, sua navegação está sendo privada no Chrome… não posso afirmar. Quem pode afirmar?

    É isso.

     

    • Eh mentira, Antonio.  Tanto

      Eh mentira, Antonio.  Tanto eh mentira que o proprio Chrome no iPad vem com um buggyssimo “navegar anonimo” nos comandos, totalmente inusavel, mas ta la enchendo o saco e ocupando espaco.  Eh pra dar a sensacao que voce pode realmente “navegar anonimo” e eh mentira.

      Por sinal, meu computador voltou a me gravar e transmitir na internet ha alguns dias atraz:  eu sou ALVO ESPECIFICO da espionagem norte americana e seria impossivel eu estar enganado a respeito disso ou de ter gente respondendo ao vivo ao que eu falo dentro de casa quando o computador esta ligado mas nao quando desligado…

      Nada se modificou pra mim.  Meu inferno continua.  Por causa desse puteiro de governo norte americano.

      • Duvida que me persegue a anos …
        Ivan, sempre vi você se queixando de espionagem aqui no blog, desde a época que voce tinha sua foto no avatar (se não me engano, uma foto na beira de um rio).

        Como se dá este monitoramento? Como sabe quando eh espionado? Qual o meio de espionagem?
        Como detecta isto?

        • Alvaro, voce tem que ser

          Alvaro, voce tem que ser medium pra saber.  So que eu estou cantando essa linguagem telepatica na internet ha 10 anos…  ninguem ouviu.

          • Navegação Anonima

            Meu caro,

             

            Você não consegue ser anonimo nem utilizando o Tor ? Nem utiliazando linux ? Nem utilizando proxy’s diversos  e VPN’S ? Acho quase impossivel alguem que quer ser anonimo conseguir ser rastreado

             

            Pelo que você disse, você está sendo espionado. Existem programas espiões que conseguem ver a webcam ou ouvir o microfone no micro, neste caso qualquer coisa que fizer para se manter oculto na internet será inutil.

             

            A melhor maneira de se proteger é utilizar um sistema operacional que seja construido para ser mais seguro, recomento o linux, mas o mac tambem é bom desde que não seja espionado pela NSA.

             

            O Linus Trovalds praticamente admitiu recentemente que foi abordade pela NSA para colocação de back doors no linux. Considerando essa hipotese, o windows e o mac com certeza já o tem. O Linux, como é codigo aberto, se tentarem colocar algo do tipo as outras pessoas que olham o código verão.

             

            http://www.tecmundo.com.br/sistema-operacional/47320-nsa-teria-pedido-para-linus-torvalds-deixar-brechas-no-codigo-do-linux.htm

  2. O título da matéria induz ao

    O título da matéria induz ao erro!

    O que o Duckduckgo busca é a privacidade das buscas, principalmente não registrando elas para criar perfil do usuário, assim evitando o efeito de “filtro-bolha” que seria criado com buscas personalizadas. E também evitar que tais informações estejam disponíveis para terceiros, sejam eles governos ou hackers.

    Considerando que a empresa está nos EUA, é ingenuidade imaginar que poderia evitar qualquer demanda legal por parte do governo americano.

    Abaixo segue uma explicação didática do próprio site sobre o que ele tenta evitar. Eles não teriam informações armazenadas, supondo que o discurso é verdadeiro, sobre os usuários, o que é bom. Mas em teoria, poderiam ser pressionados para começar a registrar as buscas de um IP suspeito e entregar para o governo.

    Segue o link para a explicação também, sem tempo pra editar pra ficar ok no layout do blog o que colei. http://donttrack.us/

     

    Quando você pesquisa no Google,

    FIG. 1

    e clica em um link,

    FIG. 2

    a sua pesquisa é normalmente enviada para esse site,

    FIG. 3

    junto com informações do seu navegador e computador,

    FIG. 4

    que pode frequentemente unicamente identificar você.

    FIG. 5

    Isso é assustador, mas quem se preocupa com algum site aleatório?

     

    Esses sites normalmente têm anúncios de terceiros,

    FIG. 6

    e esses terceiros montam perfis de você,

    FIG. 7

    e é por isso que esses anúncios seguem você em todo lugar.

    FIG. 8

    Isso é assustador também, mas quem se preocupa com alguns anúncios sobre herpes?

     

    Seu perfil também pode ser vendido,

    FIG. 9

    e potencialmente exibido em lugares indesejados,

     

    como preços mais altos e obtento seguro.

    FIG. 10

    E tem mais.

    FIG. 11

    Lembra das suas pesquisas?

    FIG. 12

    Google também salva elas.

    FIG. 13

    Suas pesquisas salvas podem ser requisitadas legalmente,

    e então voltam para te morder (acontece).

    FIG. 14

    Ou um mau empregado do Google pode espionar (acontece)

    FIG. 15

    Ou o Google pode ser invadido (acontece).

    FIG. 16

    É por isso que nós não enviamos suas pesquisas para outros sites.

    FIG. 17

    Ou armazenamos qualquer informação.

     

    Isso é nossa política de privacidade, basicamente.

    FIG. 18

    Então não seja rastreado enquanto pesquisa.

     

    Em vez disso, use DuckDuckGo.  Add to Browser.

     

    Privacidade é apenas uma de muitas razões por que ele é maravilhoso.

    FIG. 19 

     

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome