Cibercriminosos usam sites falsos sobre voo MH370 para roubar dados

Jornal GGN – Cibercriminosos estão explorando o caso do desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines para realizar ações ilegais, como roubo de dados pessoais, o que inclui números e senhas de cartão de crédito. Para isso, hackers estão criando falsos sites de notícias com “as últimas informações do caso” para atrair a atenção do público. O alerta é de Trend Micro, empresa especializada em segurança na Internet, que emitiu comunicado nesta terça-feira (18).

Os especialistas alertam aos internautas a serem cautelosos ao clicar em links compartilhados em redes sociais com supostas notícias do voo MH370, que misteriosamente desapareceu do radar na madrugada de 8 de março enquanto estava a caminho de Kuala Lumpur, na Malásia, para Pequim, na China. Até o momento, não há nenhum vestígio da aeronave com as 239 pessoas a bordo, apesar de uma pesquisa internacional maciça e de colaboração com outros países asiáticos.

A Trend Micro informou ainda que sua rede global de pesquisa, centros de serviço e suporte da TrendLabs observaram a presença de arquivos executáveis disfarçado de vídeos. Ao ser clicado, ele permitia que golpistas pudessem coletar dados de um usuário, tais como seu endereço de IP. “Dado o elevado interesse no voo desaparecido, foi só o tempo para que cibercriminosos usassem (o caso) a seu favor”, afirmou o especialista da TrendLabs, Paulo Oliveira.

Outro truque que tem atraído usuários do Facebook é um link que leva a uma página com um título de uma suposta notícia de que o avião havia sido encontrado em uma área do Vietnã. Quando é clicado, o link leva o usuário a uma página falsa com um vídeo a ser executado. Outros cliques pedirão ao usuário para compartilhar o link antes que o vídeo possa ser visualizado.

“Compartilhar o vídeo, é claro, ajuda a espalhar o link malicioso dos cibercriminosos para outros usuários”, esclareceu a Trend Micro. Após o compartilhamento, o usuário será solicitado a verificar sua idade através do preenchimento de um “teste”. O teste é “nada além de mais um golpe de pesquisa”. A Trend Micro acrescentou ainda que os cibercriminosos já usaram outras tragédias para o mesmo fim, como a bomba na Maratona de Boston.

Com informações do Phys.org

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ‘A Democracia Está Morta’

    O piloto do avião, capitão Zaharie Ahmad Shah (foto), apoiava o líder da oposição da Malásia, Datuk Seri Anwar Ibrahim, que foi condenado, por homossexualismo, poucas horas antes do jato desaparecer.

    Anwar Ibrahim, líder da oposição da Malásia, país de maioria muçulmana, recebeu, no dia 7 de março de 2014, uma pena de cinco anos de prisão, após a Corte de Apelação anular a absolvição por acusações de sodomia.

    O jornalista Mazidul Akmal, do canal TV3, líder da juventude do United Malays National Organisation – UMNO, o maior partido da Malasia, desde a sua independência, publicou, no seu blog, a informação que o piloto Zaharie é tio da nora de Anwar Ibrahim.

    Anwar Ibrahim com a esposa, a nora e o neto.

    O Manifesto de Anwar Ibrahim

    “Não posso expressar suficientemente a minha repulsa àqueles que são tão prontos, na ausência de qualquer prova, em colocar a culpa no Capitão Zaharie. Eu gostaria de expressar a minha mais profunda simpatia para com a sua esposa e filhos e outros familiares, e dizer-lhes para manterem-se fortes nestes tempos difíceis. O mesmo vale para todos os passageiros e tripulantes do vôo MH370.

    Lançar calúnias e fazer insinuações infundadas sobre o apoio do capitão Zaharie, para minha causa política, ser um motivo provável para o desaparecimento do vôo MH370 não é apenas irresponsável e insensível, mas na ausência de qualquer prova, é altamente difamatório. Em relação a mim, essas insinuações e indiretas são, naturalmente, parte da campanha de difamação de rotina realizada contra mim por parte do governo e da mídia controlada pelo UMNO.

    Entretanto, muitas questões têm sido levantadas a respeito, não apenas da competência das autoridades nas investigações, mas também da absoluta falta de transparência. O que é que as autoridades estão escondendo que possa torná-los tão paranoicos quanto a permitir o ajuda na investigação? Deve-se notar também que a tentativa da oposição de uma moção no Parlamento para discutir MH370 foi categoricamente rejeitada.”

    Preso: líder da oposição da Malásia, Anwar Ibrahim deixando tribunal em Putrajaya em 7 de março

    Anwar Ibrahim chegando na Corte de Apelação da Malásia

    Anwar admitiu, em uma entrevista coletiva no lobby do Parlamento, no dia 18 de março, que Zaharie tinha relações familiares com a sua nora e que ele conhecia o piloto, desde 1981: – “Ele é alguém que tem paixão pela justiça”, disse Anwar.

    Ele também ridicularizou a suposição ventilada em torno da possibilidade do piloto ter sequestrado o avião em protesto contra a sua condenação de sodomia.

    ‘Eu acho que 90 por cento dos motoristas de táxi são os nossos apoiadores, mas eu não vejo todos os táxis sendo sequestrados para Kajang’, disse Anwar Ibrahim

    Protestos contra a condenação de Anwar Ibrahim

    [video:http://youtu.be/5I-N6oLWCC4%5D

    Foi revelado, também, que a esposa do piloto, junto com os três filhos, mudou-se para outra casa da família, no dia anterior ao desaparecimento do avião.

    Com informações e imagens da Internet

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador