Esquema Dvorak, por Frederick Cunha

Esquema Dvorak

Por Frederick Cunha

Ref. ao post O “homo boobus” e a capivara de Eduardo Cunha

Os portais de notícias estão usando do método desenvolvido pelo jornalista de informática John C. Dvorak, que eu chamo de Esquema Dvorak. Em uma feira de informática nos EUA, o jornalista confessou usar a tática de falar mal dos produtos de um fabricante de computadores apenas para gerar tráfego oriundo dos fãs da marca na sua coluna na internet. Quanto mais ódio o jornalista gerava, mais leitores passavam pelo seu texto, mais dinheiro com publicidade veiculada à sua coluna ele ganhava.

Os portais como UOL e Estadão usam da mesma tática, atraindo internautas que comentam com ódio as notícias e intenautas que respondem aos profetas do ódio nos comentários. E isso vira um círculo vicioso.

A tática deve ser a de cortar o círculo vicioso. Não alimentar os Trolls dos comentários tanto em portais de notícia, quanto em redes sociais. Deixá-los falando sozinho até se cansarem. E pelo outro lado, atraí-los para comentar notícias e informações positivas. Ao comentarem as notícias positivas, mesmo com palavras de ódio, os raivosos estarão replicando estas notícias em suas linhas de tempo, chamando a atenção para os fatos, mesmo que à princípio com conotação negativa. O tempo depois acabará por desmontar alguns destes argumentos raivosos. É o caso das árvores plantadas diretamente no asfalto pelo prefeito Haddad. Apesar da tentativa da imprensa de repercutir o fato com tom negativo e de alguns internautas espinafrarem a ideia, alguns internautas já começam a mudar a visão que tem do prefeito. “Não voto no PT ou no Haddad, mas eu concordo com esta iniciativa” é o tipo de frase que começou a invadir as redes sociais nos últimos tempos. Não é o ideal para o partido, mas é um início de virada de página e recomeço para a remontagem da sua imagem.

 

Redação

13 Comentários

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    1. Se você responde a um

      Se você responde a um comentário “troll” você está dando reforço a esse comportamento. Não responder significa que esse comportamento vai se aniquilando aos poucos até o seu desaparecimento, mas para isso TODOS os “troll” não poderão receber respostas. Sei que é difícil mas poderíamos tentar. Pessoalmente  vou me esforçar.

    1. Árvores no Asfalto tem grande potencial de transformação urbana

      https://institutomobilidadeverde.wordpress.com/2015/03/11/arvores-no-asfalto-tem-grande-potencial-de-transformacao-urbana/

      Arvores no Asfalto tem grande potencial de transformação urbana

       

      capaHá alguns meses sentamos juntos com o Prefeito Haddad para conversar sobre como diversas  cidades no mundo  estão transformando suas ruas e avenidas  em espaços mais ecológicos e humanizados, sobre como por exemplo, os cidadãos de Freiburg no sudoeste da Alemanha,  cidade que visitamos em 2011, transformaram as ruas de dois bairros inteiros numa imensa floresta, eles simplesmente disseram “Não queremos ruas para carros” queremos melhor qualidade de vida , mais jardins e arvores no lugar do asfalto. Recentemente encontrei arvores plantadas no asfalto no lugar de estacionamento de carros em Rio Branco ( Acre)  e Manaus (AM) e porque não poderíamos criar uma experiência semelhante , ainda que numa escala menor para São Paulo, de baixo custo com possibilidade de replicação?  Nos mês passado a prefeitura começou a procurar um local para fazer o teste, através de um prototipo simples,  instalar as arvores no “canteiro central” através de uma sinalização horizontal e perfurar o asfalto e fazer o plantio de Ipê Amarelo que segundo os agrônomos da Secretaria do Verde e meio ambiente,  seriam as espécies   ideais para o piloto,  em função das raízes que descem em linha reta e profunda. Foi selecionado a rua Patrocinio Paulista no bairro de Cidade Patrocinio, uma avenida que estava sem sinalização, onde os motoristas corriam mais de 120km por hora e os atropelamentos são constantes , segundo os próprios moradores. As instalações das arvores imediatamente chamou a atenção dos moradores em função da ausência de canteiro central, foi percebido que a velocidade abaixou automaticamente. Os buracos foram feitos numa escala menor para diminuir no período de teste a infiltração  da água no solo  de modo que pudesse acontecer qualquer tipo de alteração geológica, buracos subterrâneos etc…  O Instituto Mobilidade Verde está colhendo depoimentos e opiniões dos moradores locais, o projeto agradou a maioria dos entrevistados, na sua maioria comerciantes e donas de casa acima dos 50 anos.  Como é ainda um protótipo, o custo de implantação  foi praticamente zero, neste momento é muito importante que a comunidade entenda o processo participativo desta experiência e o potencial de replicação na cidade. O objetivo é aprimorar  a experiência, aprender, corrigir imperfeições,  para que ela possa ser replicada em outros diversos pontos da cidade de forma segura e barata. Se funcionar neste formato, a cidade poderá ganhar muitas arvores, fundamentais para melhoria do microclima local, conforto térmico, acalmia de tráfego, permeabilidade do solo, paisagem urbana e qualidade de vida, tudo isso a um custo muito baixo e com potencial de transformação urbana muito grande. 20150310_103521A cidade precisa ser um grande laboratório de soluções urbanas criativas, para isso precisamos testar, prototipar, realizar pilotos antes de gastar dinheiro com obras de  infraestrutura que não se sabem ao certo se funcionarão… só assim, poderemos planejar cidades melhores para se viver. Não podemos esperar ou depender de grandes projetos de engenharia, temos que testar soluções simples de fácil replicabilidade, as cidades brasileiras tem recursos limitados e invariavelmente precisam optar entre um ou outro projeto, os  recursos são direcionados para áreas  prioritárias, o desafio é justamente encontrar soluções para melhorar a qualidade de vida urbana, a cidade não pode parar e nem esperar. 20150310_104106Mérito da Prefeitura de São Paulo que vem estabelecendo um diálogo importante com a sociedade civil , só com um trabalho coletivo, participativo poderemos encontrar soluções para a cidade que tanto queremos. Se quiser participar, opinar, melhorar o projeto, criticar … entre em contato com a gente: [email protected]

       

  1. Isso aí. Mas tem muita coisa positiva não enfatizada.

    O pig que se exploda. Não é novidade que o lavajato é manipulado. Nem que o jurista que quer agora o impeachment, condenou o julgamento da AP470 quando os que a ele não interessavam já estavam presos. Interessa saber que o desemprego está baixo, a produção de petróleo em níveis nunca dantes alcançados, que o engavetamento não é a favor do governo, que a corrupção está pela primeira vez sendo combatida, que as potências brasileiras querem entregar e rápido o que os tucanos não puderam – vamos lembrar a mobilização pela manutenção da Petrobras emcujo nome o ex genro queria trocar o s pelo x e o controle acionario doar para algum milionário carente, de preferência de lingua materna inglesa, etc., etc.

    Agora se os caras que vem neste site trollar acreditam no que escrevem, vão precisar de ajuda para aprender a papar com a colher. Não os vamos alimentar. Morrerão de fome.

     

     

  2. Capistas de grandes portais,
    Capistas de grandes portais, que são os caras que decidem as manchetes devem subir para a home, são remunerados pela quantidade de cliques.
    No Portal Terra, sempre que a audiência cai, o capista sobe uma notícia com foto de praia mostrando uma ou duas bundas de mulheres. A audiência sobe na hora.
    Futebol, BBB, crimes, bundas e, de vez em quando, política. É assim que os capistas – e os portais de “notícias” – ganham dinheiro.

  3. Eu fico me perguntando qual é

    Eu fico me perguntando qual é a efetividade dessa publicidade de internet. Ainda mais quando o sujeito atrás do teclado está cego para tudo mais.

  4. eu compartilhei.
    Muito bom. Eh o principio tb brasileiro: falem mais falem de mim!
    Ha! Com as fotos das arvores na rua, tem um dado que somaram para ver se no futuro alguns tomam outras decisos, i. e., colocarm um conjunto de predios e uma rua totalmente reflorestada onde aboliram os carros. Ficou bonita a rua na Alemanha.

  5. Já fazia isto há muito tempo.

    Quando aparecia uma notícia que vinha de um destes blogs e sites idiotas, ia até os mesmos para conferir ou mesmo para por um contraponto, depois vi que estava alimentando a discussão, se não há um contraponto o nível baixa, ficando somente palavrões e besteiras, que afastam os leitores, logo é prudente deixar que eles cavem a sua própria sepultura.

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