Estelita x Confluence

 

Por Cezar Martins* via Fanpage Direitos Urbanos I Recife

Uma cidade com mais de 2 milhões de habitantes, predominante plana, cortada por rios. Poderia ser Recife, mas é Lyon, uma das maiores cidades da França. Fui semana passada conhecer esse bairro novo, planejado – sim, com o poder público intervindo, dizendo como deve ser o bairro, o que deve ser construído, limites de gabarito, etc -, na beira do rio, em antiga área abandonada (déjà vu!).

Chego um pouco longe de metrô e vejo o teto do imponente shopping Confluence (onde os rios Rhône e Saône se encontram). Resolvo ir a pé pra conhecer o bairro. Vários prédios com máximo de 8 andares, não lembro de ter visto nada acima disso. Pelo que pude perceber, variando de classe média baixa até o limite de classe alta, muitas vezes com imóveis de tamanhos diferentes no mesmo prédio. Quase todos com lojas no térreo. Hotel, empresariais, centro de convenções, comerciais.
 

Vi ainda, se não me falha a memória, escritórios da Toshiba e Toyota dentre outras grandes e médias empresas em alguns desses prédios. Metrô é caro e demora, então o poder público fez uma linha de VLT até a ponta do bairro, na porta do shopping, e espalhou estações de bicicleta de aluguel por lá. Há também algumas linhas de ônibus.
 
Um bairro ainda com pouca movimentação de gente na rua, mas nascendo para a cidade, com a cara da cidade, e não uma erupção de concreto se sobrepondo sobre o entorno. Não é feiro imitando o velho, é arquitetura nova, inteligente, com identidade, mas proporcional à cidade.

Esse mês teve um evento, cinema barato em Confluence, para que as pessoas de outros bairros se mexam para lá e conheçam o bairro. E assim se busca planejar o crescimento da cidade por aqui, como um bem de todos, e não com essa lógica ultrapassada de que o terreno é do dono e ele faz o que quiser, de que cada classe vive num bairro e não se mistura.

A foto foi tirada na ponte de pedestres sobre um canal que separa o shopping – com corredores centrais e varandas a céu aberto, sem ar condicionado – de alguns prédios de bons apartamentos no bairro. Shopping à esquerda, prédios à direita na foto.

Então…

Quem disse que para ser empreendimento lucrativo tem que ter 40 andares?
 
Quem disse que não pode ter classes diferentes no mesmo bairro? Isso inclusive melhora a segurança, como já discutido por aqui: Fanpage Direitos Urbanos I Recife

 

*Cezar Martins nasceu e mora no Recife/PE. Estudou Design gráfico na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  É Analista Tributário  da Receita Federal l

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador