Extrema-direita é quem mais propaga notícias falsas nos EUA, diz estudo

 
Jornal GGN – O Instituto da Internet da Universidade de Oxford divulgou estudo em que demonstra que os grupos conservadores de extrema-direita compartilharam mais notícias falsas no Facebook do que todos os demais grupos existentes. Isso num período de três meses. O estudo foi feito nos Estados Unidos nos três meses que antecederam o discurso de Trump sobre o Estado da União, em janeiro.
 
Esta análise, considerada um dos estudos mais completos sobre fake news, deverá aumentar pressão sobre empresas de tecnologia no enfrentamento do problema das notícias falsas na rede mundial de computadores considerando-se o alcance dessas informações.

 
Leia a matéria a seguir.
 
Sugestão de Stanilaw Calandreli
 
Do Valor Econômico
 
Extrema-direita é quem mais propaga notícias falsas nos EUA, diz estudo
 
Por Aliya Ram e David Blood | Financial Times, de Londres
 
Grupos conservadores de extrema-direita compartilharam mais notícias falsas no Facebook do que todos os demais grupos políticos juntos nos três meses que antecederam o discurso do presidente Donald Trump sobre o Estado da União, no mês passado. A constatação é de pesquisadores independentes.
 
Pesquisadores do Instituto da Internet da Universidade de Oxford analisaram as afiliações políticas e os padrões de postagem de quase 48 mil páginas públicas do Facebook e de 14 mil usuários do Twitter, para identificar quais grupos postaram o maior número de informações erradas oriundas de sites duvidosos da internet.
 
A análise, um dos estudos mais amplos feitos até hoje sobre as notícias falsas (“fake news”, em inglês) veiculadas nas redes sociais, deverá elevar a pressão sobre as empresas de tecnologia para que enfrentem o problema das informações falsas na rede mundial de computadores, especialmente por causa de seu foco no alcance dessas informações.
 
Os pesquisadores constataram que grupos dos dois extremos do espectro político consumiram e compartilharam o maior volume de notícias falsas no período entre outubro de 2017 e janeiro deste ano. No entanto, os “conservadores linha dura”, da extrema-direita espalharam o maior número de informações falsas, enquanto que as contas com hashtags favorecendo o presidente Donald Trump dominaram as notícias falsas postadas no Twitter. 
 
“Há evidências crescentes do aumento de uma polarização no cenário noticioso dos EUA, em resposta à eleição [presidencial] de 2016”, constataram os pesquisadores. “A confiança nas notícias está visivelmente dividida entre as linhas ideológicas, e um ecossistema de notícias alternativas está florescendo, alimentado por comentários extremistas, sensacionalistas e conspiratórios disfarçados, notícias falsas e outras formas de notícias enganosas.” 
 
Os pesquisadores usaram inteligência computacional para identificar 13 grupos ideológicos que eles classificaram em categorias que vão de “conservadores linha dura” ao movimento “Occupy” e “direitos das mulheres”.
 
 No Facebook, o grupo conservador linha dura compartilhou links para mais de 90% dos sites identificados pelos pesquisadores como fontes de “propaganda e informações políticas ideologicamente extremas, hiperpartidárias e conspiratórias”.
 
A pesquisa, que não foi revisada por especialistas, constatou que os diferentes grupos ideológicos se mostram profundamente polarizados. Os defensores de Trump foram os mais isolados no Twitter, compartilhando o menor número de links com notícias que também eram mencionadas por outros grupos.
 
Segundo Lisa-Maria Neudert, pesquisadora de Oxford, as notícias falsas compartilhadas antes do discurso de Trump sobre o Estado da União, em 30 de janeiro, incluíram um artigo afirmando que as vacinas contra a gripe são “a maior fraude médica da história mundial”. Outra alegava que a União Europeia é respaldada por uma ideologia “luciferiana”.
 
O estudo também avaliou se os grupos compartilham artigos que se enquadram em pelo menos três de cinco categorias “junk”, incluindo o não fornecimento de informações reais sobre os autores, a imitação de organizações noticiosas verdadeiras e o compartilhamento de visões partidárias exageradas.
 
As redes sociais há muito alegam que seus negócios dependem dos usuários poderem compartilhar histórias sem censura. No entanto, essa ideia vem sendo questionada desde que foi revelado que mensagens falsas oriundas da Rússia alcançaram quase 150 milhões de usuários do Facebook antes das eleições presidenciais americanas de 2016.
 
Segundo uma pesquisa do Reuters Institute, quase metade dos usuários das redes sociais nos EUA hoje usam o Facebook em busca de notícias.
 
As pressões por medidas reguladoras contra essas plataformas tecnológicas vêm aumentando em toda a Europa. No ano passado, a Alemanha introduziu multas de até EUR 50 milhões para empresas que não removerem mensagens de ódio ou notícias falsas até 24 horas depois do recebimento de uma reclamação.
 
Com as companhias de tecnologia se movimentando para afastar as críticas, o Facebook revelou amplas mudanças em seu fluxo de notícias no mês passado, num esforço para priorizar as notícias de “qualidade” que sejam “confiáveis, informativas e locais”.
 
“As pessoas querem ver informações confiáveis no Facebook – assim como nós”, afirmou o Facebook. “Estamos interrompendo os incentivos econômicos porque sabemos que a maioria das notícias falsas tem motivação financeira.”
 
 
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. LUIZ FUX: “a verdade é uma quimera”

    LUIZ FUX é aquele ministro da suprema corte que MATA NO PEITO, que é responsável pelo escândalo do auxílio moradia para os senhres juízes, e que disse no julgamento do MENSALÃO DO PT, como justificativa para a prisão de Zé Dirceu com base na teoria do “domínio do fato”, que A VERDADE É UMA QUIMERA.

    A palavra quimera pode ter diversos significados, depende como é empregada. Quimera pode ser um peixe, uma figura mítica, um fenômeno genético, entre outras coisas.

    Quimera é também um substantivo feminino que indica uma esperança ou sonho que não é possível alcançar, uma utopia. Por esse motivo, alguns sinônimos para quimera são: devaneio; fantasia; ficção; imaginação.

    Ou seja, para FUX é impossível a apreeensão da verdade factual e, portanto, ela nasce de um devaneio, de uma fantasia, de uma ficação que se manifesta na cabeça do juiz julgador. É pelo fato de a verdade ser uma quimera para os juízes golpistas é que Lula foi condenado pelo juiz Moro e seus amigos de Curitiba a 12 anos de prisão em segunda instância. Mais o principal assunto desse comentário não é a condenação do Lula, mas o fato de a Rede Globo ter escolhido o Fux como o seu principal paladino na luta contra “fake news”. E só para lembrar, Sérgio Moro é o paladino da Rede Globo no combate à corrupção.

    Os jornais estão cheios de manchetes do tipo:

    Fux assume TSE e promete lutar contra ‘fake news’ – 06/02/2018 …

    Fux promete prioridade contra ‘fake news’ – Tribuna do Norte

    TSE vai combater fake news com apoio da imprensa

    E a pergunta é: como um juiz Fux vai combater ‘fake news’ se ele não sabe distinguir (ou não estar interessado em distinguir) entre a verdade factual e o devaneio? Como distinguir entre uma mentira veiculada pela Rede Globo no JN (e essas mentiras são diárias) e uma quimera? E o que é pior: o TSE vai combater “fake news” com o apoio da própria Rede Globo. Para mim o objetivo desse “combate” é muito claro: isso é mais “uma putaria” (como diria Gregório Duvivier) que será colocada em prática pelos golpistas com o objetivo de sufocar a verdadeira liberdade de imprensa exercida pela chamada blogosfera. 

    Mais uma vez as raposas estão sendo chamadas para tomarem conta do galinheiro. Vamos deixar tudo por isso mesmo?

     

     

  2. 100% do Fake News Brasileiro é de direita!!!

    Cada grupo de direitia aqui é uma fábrica de FakeNews e todos funcionam de forma idêntica:

    1-UMA PÁGINA ANÔNIMA COM UM NOME PARECIDO COM ALGUM GRANDE VEÍCULO DE INFORMAÇÃO COM VÁRIAS NOTÍCIAS INVENTADAS, DISTORCIDAS E ALGUMAS REAIS. TODOS COM O MESMO TOM ANTI-ESQUERDA E ANTI-PT

    2-GRUPOS DE FACEBOOK GERANDO MEME´S E DESTACANDO APENAS A MANCHETE BOMBÁSTICA… COMO PROVA COLOCAM O LINK PARA A NOTÍCIA FALSA.

    3-YOUTUBERS COMENTAM A NOTÍCIA FALSA COMO SE FOSSE VERDADEIRA E COLOCAM O LINK DO FAKENEWS COMO “COMPROVAÇÃO”.

    LISTA DE GRUPOS DE DIREITA QUE FAZEM ISSO: MBL, Revoltados Online, VempraRua, Grupos ligados à Bolsonaro, grupos ligados à Evangélicos Pentecostais.

    É ridículo falar em “investigar” o Fakenes no Brasil… aqui ele é aberto e descarado. Nenhum desses grupos jamais tentou esconder a origem do Fakenews.

     

  3. mentira e deslavada!

    “As pessoas querem ver informações confiáveis no Facebook – assim como nós”

    mentira, feiquebuk só quer lucro, independente do método.

  4. Caro Nassif
    Ainda bem que a

    Caro Nassif

    Ainda bem que a direita e extrema direita, no Brasil, são honestos e não propagam mentiras.

    Isso não é só nos EUA.

    Bolsonaro, lava jato, mbl, mídia, justiça, temer, entre outros,  a palavra mentira, é a única no dicionário de A a Z.

    Saudações

  5. Fica a dica:

    Ha minutos anos atraz houve um problema enorme de agricultura de maconha em estufas clandestinas na Alemanha.

    Problemao enorme:  eles fechavam uma e logo apareciam mais duas.

    Chamaram um analista de sistemas.  O problema foi resolvido em tempo record.

    O cara “descobriu” que as estufas clandestinas precisavam de luzes eletricas e temperaturas controladas, que era um trabalho altamente tecnico.

     

    Comecaram a prender os eletricistas das estufas.  So eles.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador