Facebook altera visibilidade padrão de posts de “público” para “amigos”

Jornal GGN – Após anos mantendo a visibilidade padrão de posts de novos usuários como “público”, o que poderia causar – e muitas vezes causava – o chamado “oversharing” (quando um post ou foto acaba sendo compartilhado por centenas de desconhecidos), o Facebook finalmente ajustou a visibilidade padrão para “amigos”. A rede também vai passar a pedir aos usuários que façam um “checkup de privacidade”, onde o usuário poderá rever e confirmar suas configurações de privacidade.

As mudanças, segundo a rede social de Mark Zuckerberg, devem reduzir o número de usuários que acidentalmente expõem conteúdo e informações pessoais para um público mais amplo do que o que eles queriam.

O gerente de privacidade da empresa, Mike Nowak, admite que “às vezes, quando as pessoas compartilham coisas no Facebook, eles sentem como essa informação é mais pública do que eles queriam ou mais pessoas do que eles achavam podem ver suas mensagens. Muitos de nós já tivemos a experiência de compartilhar algo e inesperadamente vê-la amplamente visível [do que o desejado]”, algo que ele compara com o famoso “responder a todos” em um e-mail.
A mudança é quase uma inversão do que vem acontecendo desde 2009, quando o Facebook começou a manter as mensagens dos novos utilizadores como visíveis publicamente. Em abril de 2010, o Facebook lançou um manual de privacidade chamado “configurações recomendadas”. Os usuário tinham chance de mudar as configurações de privacidade, de forma que novos usuários foram padronizados com elas. Porém, as informações pessoais – o que incluem atualizações de status, fotos, dados de família e relacionamentos, bio e citações favoritas como “públicos”.

O problema, segundo especialistas, era que a maioria dos usuários achava que, como a maior parte de seus contatos eram de amigos, colegas de faculdade e familiares, eles estariam compartilhando as informações apenas com estes grupos. Não por acaso, houve tantos casos de fotos comprometedoras, piadas grosseiras ou opiniões controversas poderia ser vistas não apenas por pessoas próximas, mas por entidades patronais ou usuários aleatórios.

“Nós tomamos a decisão porque achamos que era certo para as pessoas, e com o tempo que temos obtido pelo feedback, o oversharing é pior do que undersharing. E é por isso que estamos fazendo essa mudança para a configuração agora de amigos”, diz Nowak.

Com informações do TechCrunch.

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

1 hora ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

2 horas ago

Aniversário do poeta Manuel Bandeira – a Evocação do Recife, por Urariano Mota

Me ocorreu – descobri, talvez -  que o seu eterno poema Evocação do Recife é…

3 horas ago

A volta do terrorismo fiscal, por Luís Nassif

Nem se anunciou déficit, mas meramente uma redução do superávit. E o mundo midiático entrou…

4 horas ago

Carga tributária cai, mas gasto com juros cresce e chega a 25,7% da arrecadação

As despesas com juros dos governos cresceram com vigor, a despeito da redução os juros…

4 horas ago

Desembargadores do TRF-4 afastados pelo CNJ acionam STF

Afastados por desacatar o próprio STF, Lorari Flores e Thompson Flores pede que Suprema Corte…

4 horas ago