Facebook vai oferecer serviços financeiros

Da Folha

Facebook fica perto de se tornar ‘banco’
 
Irlanda deve autorizar serviço que permitirá a usuário armazenar dinheiro na rede social para pagamentos e câmbio
 
Além de ser nova fonte de receita, site usará remessa de imigrantes para reforçar presença em países emergentes
 
DO “FINANCIAL TIMES”
 
O Facebook se prepara para oferecer serviços financeiros, na forma de remessa de fundos e dinheiro eletrônico.
 
A rede social está perto de receber aprovação na Irlanda para um serviço que permitirá que usuários armazenem dinheiro no Facebook e o usem para pagamentos e câmbio, de acordo com pessoas envolvidas no processo.
 
A autorização do banco central irlandês para que se torne uma instituição de “dinheiro eletrônico” permitirá que o Facebook emita unidades de valor monetário armazenado que representarão um vale a ser ressarcido pela companhia. O dinheiro terá validade em toda a Europa por meio de um processo conhecido como “passporting”.

 
Entrar no negócio de remessas de dinheiro por imigrantes seria parte dos esforços do Facebook para reforçar sua presença nos emergentes.
 
“O Facebook deseja se tornar um instrumento utilitário nos países em desenvolvimento, e remessas são a porta de entrada para a inclusão financeira”, disse uma pessoa familiarizada com a estratégia. O Facebook recentemente ultrapassou os 100 milhões de usuários na Índia, seu maior mercado após os EUA. O Brasil vem a seguir.
 
Mas há dúvidas se as pessoas confiariam no Facebook para cuidar de seu dinheiro, dadas as preocupações quanto à mineração de dados pessoais pela rede, para atrair mais publicidade ao site.
 
VIRADA
 
O projeto de transferência de dinheiro sinaliza uma virada estratégica, já que até agora a maior fonte de faturamento da rede é a publicidade. E surge no momento em que outros grupos de internet –como a Tencent e a Alibaba, da China– correm para transformar seus sites em plataformas de pagamento.
 
O Google reiterou seu compromisso de expandir seus produtos de pagamentos eletrônicos e em redes móveis, que ainda não obtiveram grande adesão dos consumidores. A companhia está registrada no Reino Unido para emitir dinheiro eletrônico, em um processo semelhante à autorização que o Facebook está procurando na Irlanda.
 
O Facebook já tem autorização para algumas formas de transferência de dinheiro nos EUA, permitindo o processo de pagamentos para os criadores de programas que cobram pela venda de seus apps.
 
Em 2013, a companhia facilitou US$ 2,1 bilhões em transações, quase exclusivamente relacionadas a jogos.
 
O Facebook leva uma comissão de 30% sobre esses pagamentos, que responde por 10% de suas receitas.
 
“É uma ótima notícia que companhias não bancárias estejam desafiando o tradicional monopólio dos bancos”, disse Simon Deane-Johns, advogado radicado no Reino Unido e especialista em pagamentos europeus.
 
Tradução de PAULO MIGLIACCI
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador