Feliz Natal para a crescente diversidade pensante do Blog

Por Francy Lisboa

O ano terminou um pouco menos jiló com a tentativa de ruptura democrática dando claros sinais de falecimento. Houve também o pedido, tardio é verdade, da retirada da maior bronca de Jesus na atualidade, o evangélico, filho de Deus, Eduardo Cunha.

Mas o ano terminou também com a constatação de desaparecimentos e aparecimentos que não foram, digamos, equivalentes. Quanta gente boa parou de nos brindar com seus textos. Na outra ponta, houve aumento considerável no número de aspirantes a troll, antipetistas por direito democrático, além de provocadores de todos os matizes.

Sim minha gente, o intento do capitão em ser mais realista do que Rei deu resultado e o que vemos nesse final de 2015 é um jogo mais equilibrado entre os primários órfãos de mídia, habitantes nativos da terra Nassifiana, e aqueles que se especializaram em travestir a ideologia com ares de intelectualidade e, pior, neutralidade.

A heterogeneidade nos comentários, no entanto, ainda está no campo quantitativo, e se o padrão dos novos ggnautas for o mesmo das micaretas “patotéticas “ pró impeachment, podemos dizer que, qualitativamente, ainda estamos dando uma surra de civilidade, de cidadania.

Na soma dos ases a maior participação de grupos antagônicos em 2015 foi boa para mostra como o corpo vivo do Blog se comporta na hora de combater as incursões quase que diárias e que vão contra qualquer princípio de cidadania e de direitos humanos. Podemos dizer que foi esse comportamento até aqui, de expurgo à ignorância generalizada da rede, que faz com que o capitão dessa Nau seja diretamente associado ao governismo na retórica dos novos e também dos velhos ignaros. Porém, isso nós sabemos que o realista de Poços de Caldas (acertei?) não o é.

O expurgo imediato, como aquele exercido metabólitos secundários de defesa, fez com que apenas os antagônicos mais capacitados pudessem ser levados a sério, realmente. Muito boa a presença maior em 2015 desses contrapesos. É partir daí que as convicções dos ggnautas nativos ( e eu me incluo nessa) podem potencialmente flexibilizar para enfim entender que o mundo chuta com as duas pernas: direita e esquerda.

Um mundo melhor para todos nós enquanto nós vivermos, o futuro eu deixo para o futuro e seus contemporâneos.

Feliz Natal para a diversidade pensante do Blog.

 

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perfeito.

    O blog está de parabéns o Nassif é um marco no jornalismo brasileiro. Em tempos de mídia descaradamente partidária  é aqui que o jornalismo tem guarita. Eu não tenho comentado muito, mas não se engane todos os dias entro no blog. As opiniões aqui do Nassif e da galera são minha base para buscar o melhor entendimento dos fatos.

  2. Extra extra extra@Rede45

    Extra extra extra
    @Rede45 impugnou Papai Noel no @STF_oficial porque o bom velhinho usa vermelho como @dilmabr e tem barba branca como Lula.

  3. O que mais me indigna sempre,

    quando leio impropérios contra o Nassa é o acusarem de partidário, chapa branca ou governista. O Nassa é um bom profissional que criou um blog que dá guarida aos descamisados que não aceitam a grande mídia e que fez da diversidade de opiniões o diferencial do seu Blog.

  4. Amo esse blog, do qual sou

    Amo esse blog, do qual sou comentarista, ou apenas seguidora, por vários e vários anos. 

    Só desejo a todos um Feliz Natal, e que 2016 não seja o que disse hoje na CBN o abestalhado do Jabor. Ele garante, pedindo vênias aos ouvintes, que teremos um ano péssimo. Eu não. Acredito no Brasil e na força do povo brasileiro. Minha esperança de ver nosso país voltar aos trilhos é enorme.

     

  5. ótimo post,francy

    ótimo post,francy lisboa.

    acho a diversidade de opiniões importante para o blog….

    mas confesso que leio mais os que defendem a democracia e o projeto popular….

    os que têm  um texto mais aprofundado, que mantêm uma

    consistencia analítica, os que sabem contextualizar a narrativa….

    os trolleiros e adjacentes geralmente passo meio batido….

     

  6. sem (neo) discriminações I I

    Eu farei um poema só pros cansados

     pros loucos

     e

     pros anormais

     dele farei floresta

     céu

     e a rocha na beira do rio

     pra gente sentar

     chorar e desesperar

     até que os bichos

     peludos bicudos calados

     cheguem

     nos cativem

     e nos façam virar mato

     seres sujos de terra e de amor”

                    

                       – Edone , Porto Alegre

  7. Sem (Neo) discriminações I

    quem julga o que é e o que não é pensante? quem julga o que é ou não é heterogeneidade?

    todos precisamos, pra viver, de autoestima, e de pretensões a juízes.  Claro que não me excluo.

    E, se é pela suposta heterogeneidade, vejo o blog de maneira quase oposta ao que o post-título expõe (não detalho).

    Ou melhor,  o post-título é simplista,  simplório,  parece só concebeer preto e branco,  sem nuances,  uma visão dualista, empobrecedora,  pobre,  coisa de Irmandade,  de iluminados, ou que se julgam como tais.

     

     

  8. quanto rancor disfarçado

    palavras e palavras que contradizem o feliz natal, o não julgueis e não sereis julgados, a mão dada a Madalena, o milagre do leproso, os humildes, a não distinção. um mundo novo, fé, utopia a ser perseguida, não terá nada disso, não. Mas se já colocamos (e, paradoxalmente, reforçamos) separações, damos um passo atrás. A “esquerda” que a direita gosta, parafraseando Brizola. Um dos motivos do antiesquerda (me refiro às esqeurdas plurais) é a arrogância, uma das facetas é e foi a dinfluência religiosa na fundação do principal partido de esquerda (relativa à realidade brasileira).

     

    1. com ou sem licença pra não entrar no coro dos aplausos

      há tempos, quase não leio os posts-títulos, e 99% dos comentários e comentaristas, dá pra saber de cor e salteado a unanimidade (que embute variantes). Dá até pra adivinhar : indiferença, zero, 1 estrelinhas (eu dou um valor enorme a estrelinhas), ou eventual resposta típica dos que , diante de diferenças, largam o rico vocabulário “troll”, “coxinhas”, etc e tal.

      ( nickiname humberto é de carne e osso e não se conteve diante desse post-título tão… conscientizado, politizado – também tenho meus autoritarismos e dificuldade em lidar com o nível do blog, exceções há, e que muito aprecio )

  9. Feliz Natal
    Francy,
    diversidade e quantidade propiciam mas não necessariamente significam, de pronto, qualidade. Louve-se sempre este espaço, via de regra democrático, em que buscamos arejar o pensamento e alimentar o lúdico.
    Houve, no último ano, um ponto de inflexão em que o “pensante” deu lugar ao “gritante” e ao “gargalhante” e porque não dizer ao “degradante”, mas, de novo, oportunidades de aprendizado.
    De verdade, meus votos são de que 2016 possa trazer de volta ao Blog, passada a tempestade de 2015, textos de ainda maior qualidade, análises que extrapolem musas e cartas, e muita, muita música e poesia.
    Não sei quanto aos demais; estes são os atrativos para que eu continue a frequentar este jardim.
    Aproveito para deixar aqui meu abraço ao Nassif e à Equipe GGN, pelo trabalho e atendimento sempre reto e correto com todos os frequentadores: membros ou não. A imparcialidade e o contraditório são, na minha humilde opinião, a base da convivência ética.
    Boas Festas a todos!
    Anna.

    1. Em destaque
      Aos articulistas, colaboradores assíduos e dedicados e comentaristas que trazem ao Blog o alimento diário, a letra bem colocada, a análise, a opinião e, quando cabe, o lúdico, o ético, o imo, e que nos ajudam, os leitores, aí sim, a pensar. Alimento para posts maravilhosos, registros vivos – nos comentários também – da história que vamos, todos, construindo.
      Feliz Natal e um Ano Novo muito, muito promissor e profícuo a todos vocês!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador