Fiesp lança aplicativo para medir velocidade da banda larga fixa

Jornal GGN – Uma dúvida muito comum entre internautas clientes de serviços de banda larga é saber se a operadora está, de fato, oferecendo a velocidade de banda paga pelo cliente. Para ajudar a tirar essa dúvida, que pode ser um grande problema dos consumidores, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) lançou, nesta segunda-feira (19), um aplicativo que monitora a velocidade e qualidade da conexão.

O app Monitor Banda Larga foi desenvolvido em parceria tecnológica com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O lançamento aconteceu durante a abertura da Semana de Infraestrutura L.E.T.S, no hotel Unique, em São Paulo.

“Milhões de brasileiros têm problemas com a internet. A internet é mais cara no Brasil do que na Venezuela, Turquia, Romênia e Cazaquistão, por exemplo. O ranking com menor preço de banda larga fixa no mundo mostra o Brasil na 55ª posição. Muitas vezes, os consumidores pagam por um serviço, mas não recebem o que foi acordado com a prestadora”, afirma Carlos Cavalcanti, Diretor do Departamento de Infraestrutura da Fiesp.
A ferramenta pode melhorar a qualidade da banda larga fixa, necessária ao desenvolvimento da indústria e de todo o país, segundo os desenvolvedores. A ideia é auxiliar qualquer usuário a verificar se sua prestadora de serviços está entregando a internet banda larga de acordo com o contratado e com os parâmetros da Anatel. Por enquanto, o programa é compatível apenas com o sistema operacional Windows.

“Diferentemente de outros aplicativos semelhantes, o Monitor Banda Larga é o primeiro aplicativo que oferece medições diárias e automáticas, com relatório mensal completo, e ainda uma ferramenta que possibilita ao usuário verificar o melhor canal de Wi-Fi a ser utilizado, caso esteja utilizando uma conexão sem fio”, explica Cavalcanti. O aplicativo possui parecer do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) da USP, o que certifica o funcionamento e confiabilidade da ferramenta.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador