Governo lança site para estimular participação digital e já recebe críticas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Do Dialoga Brasil no Facebook

Jornal GGN – A Secretaria de Comunicação (SECOM) da Presidência da República lança oficialmente nesta terça-feira (28), às 15h, uma plataforma chamada Dialoga Brasil, com o objetivo de elencar temas e apresentar projetos do Planalto que poderão ser aprimorados a partir da participação digital. Há dois dias, porém, uma página com o mesmo nome foi criada no Facebook para divulgar a ação. Nela, é possível reunir uma série de críticas e ofensas à manutenção de Dilma no poder.

Na Folha desta terça, o colunista Janio de Freitas classifica a ideia da SECOM de “masoquista”. “Consideradas as sondagens da opinião pública sobre Dilma e seu atual mandato, constata-se que a adesão da Presidência à modernidade tecnológica terá utilidade científica, como prática atualizada de masoquismo, assunto de interesse para os estudos das ciências psicológicas”, escreveu.

De acordo com informações da página da plataforma no facebook, o Dialoga Brasil vai apresentar 14 temas e 80 programas prioritários do governo “para que a população proponha melhorias nas políticas públicas e na vida dos brasileiros”. “Em novembro de 2015, o governo federal começa a responder às três propostas mais apoiadas de cada programa”, diz ainda a descrição.

No Facebook circulam vídeos dos ministros Miguel Rossetto e Renato Janine defendendo a plataforma. Para eles, a participação digital ajuda a melhorar as ações do governo e contribui para a consolidação da democracia.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. outro olhar

    Discordo do Janio. Claro que o planalto sabe do circo montado e fica evidente que não está lá prá colher flores. Ficará evidenciada a demência de certa oposição e certo povo com o conceito do que é democracia.

    Não deve intimidar-se.

    1. Diferenças

      Uma coisa é participar colocando uma crítica ou discordância, outra bem diferente é colocar xingamentos, palavrões e ameaças.

      Você finge que não percebe a diferença parque é pago para colocar coisas atacando o PT e defendendo os tucanops neste blog, então faz parte do seu trabalho fingir que não é diferente.

      Mas todo mundo percebe a diferença e o que está aparecendo é que essa turma (sua turma, a turmina que está junto dos seus patrões) é apenas um amontoado de desqualificados boçais que não conseguem ou não querem (provavelmente as duas coisas ao mesmo tempo) argumentar ou dialogar.

      É uma minoria antidemocrática e agressiva que tenta aparentar serem em maior número do que são gritndo, xingando e zurrando mais alto.

      Aos poucos as pessoas com idéias discordantes mas com pelo menos um mínimo de civilidade e capacidade de articulação vão participar e o diálogo ocorrerá. Os boçais animalescos que xingam e ameaçam estão deixando seu rastro na rede. Essa informação será útil quando eles cometerem violências, pois serão identificados como marginais e criminosos que são.

      1. Só a midia que é contra o

        Só a midia que é contra o governo é ruim.

        Só quem se manifesta contra o governo esta errado.

        Quando você vai ao supermercado e vê que comprou muito menos, é você que esta errado.

        Quando você tem grades e murros em casa você que esta errado.

        E tudo invenção do PIG não a realidade que se vê diariamente.

      2. Só a midia que é contra o

        Só a midia que é contra o governo é ruim.

        Só quem se manifesta contra o governo esta errado.

        Quando você vai ao supermercado e vê que comprou muito menos, é você que esta errado.

        Quando você tem grades e murros em casa você que esta errado.

        E tudo invenção do PIG não a realidade que se vê diariamente.

        1.  
          “Só a midia que é contra o

           

          “Só a midia que é contra o governo é ruim.

          Só quem se manifesta contra o governo esta errado.”

           

          A mídia é ruim, isto é fato.

          Nem todos são obrigados a gostar do governo. Mas, podem expor sua contrariedade educadamente.

           

          “Quando você vai ao supermercado e vê que comprou muito menos, é você que esta errado.

          Eu vou ao supermercado e não acho que tenho comprado “muito menos”. Compro a mesma coisa por um pouquinho mais. Isto sempre foi assim.

          “Quando você tem grades e murros em casa você que esta errado.”

          Isto não é culpa do PT. Lembre-se que o PT é governo há apenas 12 anos.

        2. Eu vivi os anos FHC

          Foram anos de muito sofrimento para os trabalhadores: perseguição, ameaças, desemprego e inflação. Não era uma previsão de 9.3% para 2015; era uma inflação de real 12.5% em 2002. Eu tenho muro (não murros) na minha casa, e estou certo, pois foi feito para que o cão da família não vá para a rua. Sei que a inflação prejudica os mais pobres, mas continuo comprando as mesmas coisas que comprava há um ano atrás. A mídia é bem ruim, e lamento que o governo não tenha estrangulado financeiramente a TV Globo e/ou a revista Veja, para provocar a quebra delas. E finalmente: acho que você não presta, pois reage contra tudo de positivo que o governo faz pela população pobre. 

  2. Veja o caso da ponte

    Veja o caso da ponte ferroviária sobre o Rio Grande, que faz parte de ferrovia Norte-Sul, ligando Minas e São Paulo.

    O único órgão de imprensa que foi lá visitar e fotografar a obra foi o jornal “A Tribuna” de Jales (SP).

    Parem de dar dinheiro para veículos de imprensa claramente contrários ao governo. Não adianta colocar publicidade de uma página de uma revista que dedica as outras 99 páginas a desancar a Dilma, o Lula, o PT e o governo em geral. Não interessa se dizem (dizem) que ela tem 1 milhão de leitores. São leitores com um determinado pensamento já consolidado. Não é uma propaganda em uma página no meio de matérias com “denúncias” que vai fazer alguma diferença.

    De que adianta criar páginas na internet para receber “feedback” se elas serão dominadas pelos militantes (pagos ou não) anti-governo? A grande massa de eleitores do PT não tem tempo para ficar postando sobre política na internet.

    Mas todos precisam saber das obras. O PIG não vai divulgar. Façam inserções pagas na TV, nos horários de maior audiência, mostrando o que já foi e o que está sendo contruído. Não ministros falando. Filmagens aéreas. Depoimentos de pessoas beneficiadas pelos programas do governo. Mostrem os médidos do programa Mais Médicos atendendo a população. Mostrem os ônibus do Caminho da Escola transportando crianças. Esse tipo de propaganda não serve só para o tempo de eleições.

  3. Discordo. O governo está

    Discordo. O governo está agindo de maneira correta.

    As “Olimpíadas de 2016” exigem que o Estado comece a pescar os terroristas em potencial com alguns meses de antecedência.

    É preciso localizar os mais exaltados, estudar seu comportamento e monitorar os que realmente cogitem praticar atos de violência para chamar a atenção da opinião pública internacional contra a “ditadura do PT”.

    Perfeito. Gostei da iniciativa. Espero que o Ministério da Defesa e a PF façam bom proveito durante suas pescarias. 

    “Vai que é sua Kataguiri”! Ha, ha, ha….

     

  4. Dialoga

    Amigos, aprovo o programa e darei sugestoes, pois é isto que podemos chamar de administração participativa.

    Quem só vai usar para xingar o governo, é idiota e poderá ser pegado.

  5. Janio raramente fala

    Janio raramente fala bobagens, mas esta errado neste caso. A Presidência da República tem direito de dialogar com o população brasileira. Ofensores e provocadores devem ser bloqueados e ponto. E não se trata de censura,  apenas de tratar com seriedade e respeito quem e o que merece seriedade e respeito.

    Chega de encolhimento e de respeitar agitadores e fascistas.

  6. Olha, acho uma iniciativa

    Olha, acho uma iniciativa brilhante. Logicamente os opositores pig não acham, mas é. Já vetaram via pig a iniciativa do governo de fazer com que o povo tenha participação popular. O Brasil atual é regido por imbecis desconstrutivistas, atrasados, tacanhos e o governo não deve tirar parâmetros por eles e sim:

    – Fazer um FILTRO IMBECIL, para que eles não entrem com opiniões contrárias à seu país, que enfiem no …. e não haja publicação. As opiniões podres filtra-se, e joga-s no devido lugar. ESGOTO, nem precisa puxar a descarga.

    Já vou sugerir uma: construção de uma via sobre o rio Tietê em São paulo onde dê fluxo a carros e se faça um projeto paisagistico para que inclusive se veicule bicicletas, mas para ontem, verba para que Haddad tenha visibilidade no Estado e no Brasil, visto ser um excelente prefeito, sobressaindo-se nesta gerações de jovens comprometidos com a antidemocracia…. Vá em frente.

  7. Para mim dialoga Brasil. é a

    Para mim dialoga Brasil. é a Dilma em rede nacional  um dia da semana conversando com seu povo.Dialoga Brasil  pinçando   as mais diferentes   pessoas, em uma platéia, não vira.O que pega o  povo  e o grande alcance  do País é ainda a TV  ouvindo a presidente em horário nobre!!!Principalmente desmentindo o pig mostrando o que fez etc.Embate mesmo    de frente, já que Dilma é fã  do controle remoto  !!!!!!! O que o  controle remoto  ta fazendo com a Pátria não é???? leia-se Lava Jato-Globo!Além do mais seus ministros se explicando dando entrevistas na Globo é o  fim.Nunca vi isso no governo Lula  com o celso  Amorim e   seu  vice o grande mineiro Alencar, que infelizmente se foi!!

  8. quando uma empresa séria
    lança uma marca, a primeira coisa que faz, antes de divulgar o nome da marca, é verificar se este nome já está sendo usado. Se estiver plenamente livre, a empresa dá um jeito de registrar todas as possibilidades que possam ser usadas pelos concorrentes com o fim de levar vantagens. Assim foi que a Vivo também registrou a marca Morto.

    Só por isto vê-se que estamos lidando com falta de seriedad!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador