Há mais de 300 anos, nascia Charles-Michel de l’Épée, o “Pai dos Surdos”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Charles-Michel de l’Épée foi pedagogo francês e terapeuta da fala, criou a primeira escola de surdos pública do mundo

https://www.youtube.com/watch?v=qx1gOUu_x_E width:700 height:394

Jornal GGN – O nascimento do educador filantrópico, conhecido como o “Pai dos Surdos”, Charles-Michel de l’Épée, no século 18, está sendo homenageado pelo Google, neste sábado (24), por sua atuação na educação pública para pessoas com dificuldade de audição.

Pedagogo francês e terapeuta da fala, dedicou sua vida aos avanços na área. Ele nasceu no dia 25 de novembro de 1712, em Versalhes, na França, e estudou para ser padre católico, mas teve seu pedido negado, decidindo depois estudar Direito e, por fim, ser designado abade.


Gravura de Charles Michèle de l’Epée ensinando libras a uma criança – Foto: Getty Images

Na presença religiosa, voltou sua atenção a obras de caridade, quando conheceu duas jovens irmãs surdas, em uma zona pobre de Paris. Elas se comunicavam por meio de língua de sinais. A partir daí, fundou um abrigo destinado a surdos e mobilizou a nível filosófico à época o conhecimento de que os surdos são capazes de possuir linguagem.

Por isso, desenvolveu um sistema de ensino da língua francesa e de religião aos surdos, fazendo com que seu abrigo, em meados de 1760, se tornasse a primeira escola de surdos pública do mundo.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Correção necessária!

    A legenda dada à ilustração indica “Charles Michèle de l’Epée ensinando libras a uma criança”, mas isso já me parecia altamente improvável, pois a “Libras”, como o nome sugere é a “Língua Brasileira de Sinais”.

    Uma rápida pesquisa indica que Charles Michèle de l’Epée faleceu em 23 de dezembro de 1789, portanto, cerca de 66 anos antes da chegada no Brasil do surdo francês Ernerst Huet chegou ao Brasil, em 1855, a pedido do Imperador Dom Pedro II, para fundar a primeira escola para surdos brasileiros, antes chamada Instituto Imperial de Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), localizado na capital do Rio de Janeiro.

    A Libras tem sua origem associada à Língua Francesa de Sinais (LSF) e essa influência seria devida justamente a Ernerst Huet, segundo registrado em http://www.brasilazur.com/2012/09/lingua-brasileira-de-sinais-e-lingua-de-sinais-francesa-uma-relacao-historica-linguistica-e-cultural/ e na Wikipedia (https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_brasileira_de_sinais).

  2. O COMENTÁRIO ACIMA ESTÁ CORRETO, DEVERIA ESTÁ ESCRITO LÍNGUA DE SINAIS OU GESTUAIS. PROVAVELMENE FOI UM ERRO DE GRAFIA, POIS LIBRAS É USADA SOMENTE NO BRASIL

    EMBORA COM FORTE INFLUÊNCIA DA LÍNGUA GESTUAL FRANCESA.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador