Lula afaga Pimentel e cutuca tucanos em Minas Gerais e Paraná

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ex-presidente Lula fez uso de sua página oficial no Facebook na segunda-feira (18) para elogiar o governo de Minas Gerais, capitaneado por Fernando Pimentel (PT), pela decisão de conceder reajuste salarial de 31,78% a professores da rede estadual. Ao mesmo tempo, o antecessor de Dilma Rousseff deu uma alfinetada nos governos do PSDB em Minas Gerais e no Paraná.

Sem citar diretamente o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), que não tem tido sucesso na negociação com professores e ainda sofre desgastes por mexer na previdência dos servidores públicos, Lula disse que “educação se constrói com diálogo, não com violência”. Richa teve de trocar três membros do governo, incluindo os secretários de Segurança e Educação, após uma violenta ação repressiva da Polícia Militar contra educadores em greve.

“Enquanto em alguns Estados os governos não dialogam com os professores, o Partido dos Trabalhadores e os partidos aliados em Minas Gerais mostram que é possível avançar tanto na negociação democrática quanto na valorização dos educadores”, afirmou o ex-presidente.

Em outra passagem, Lula escreveu, sem mencionar os ex-governadores Aécio Neves (PSDB) e Antonio Anastasia (PSDB), que o governado petista em Minas conseguiu fazer “em cinco meses” o que os tucanos não fizeram em mais de uma década. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A maré tá tão ruim pro Lula

    A maré tá tão ruim pro Lula que até mesmo a hombridade de chamar os inimigos (ele não tem adversários) pelo nome ele perdeu.

    Melancólico.

  2. Denúncia

    “Paraná, Beto Richa (PSDB), que não tem tido sucesso na negociação com professores”

    Denúncia: O jornal GGN ao não citar, está protegendo o governador de sumpaulo, o Geraldo, por coincidência do mesmo partido do beto que, se ainda não “mandou a borracha” no lombo dos professores (ainda), arrasta uma desnegociação longuíssima CONTRA a categoria dos Professores. 

    http://www.apeoesp.org.br/

  3. Hipócrita como sempre, mas o povão gosta

    Ele sabe muito, e por isso posso chamá-lo de hipócrita, que no primerio mandato do Richa os professores do PR tiveram aumento bem superior a isso. Só em 2012 foi 34,85%.

    E porque eu sei que ele sabe ?  Porque foi uma apenas uma manobra política do Richa. 

    O sindicato dos professores do PR ( APP-Sindicato ) sempre foi uma grande força política atrelada a CUT e ao PT. As greves eram anuais e pontuais, com claros interesses políticos. A estratégia política de Richa foi esvaziar a força política da APP-Sindicato concedendo tudo que os professores pediam, sem entrar em conflito. Além de grandes aumentos salariais alcançaram também outras demandas históricas da categoria. As outras categorias de servidores estaduais também foram muito beneficiadas. E aí, pode-se acreditar que houve algum ensinamento paterno, pois o velho Zé Richa é, até hoje considerado por todos como o melhor governador que o Paraná teve para o funcionalismo público estadual. O velho Richa deve ter ensinado o filhote que, tendo o funcionalismo a seu lado, tudo caminha bem.

    Só que no tempo do velho Richa não tinha LRF, o estado tinha um banco e se endividava a vontade.Usando o banco do estado Richa construiu conjuntos habitacionais exclusivamente para funcionários públicos com prestações simbólicas que até hoje são ocupados por eles, a grande maioria já aposentados.

    Sem banco próprio, sem empréstimo e com uma LRF nos calcanhares o filho conseguiu assim como o pai chegar ao final do mandato com grande índice de aprovação, tanto é que se reelegeu em primeiro turno. 

    Só que o velho Richa foi ser senador e largou a bomba na mão do Álvaro Dias, que assim como o Beto também teve que segurar a onda dos professores a base de repressão policial, no episódio lembrado anualmente em que a cavalaria da PM avançou sobre os manifestantes do Magistério Estadual. No caso do flho, ele mesmo teve que fazer o serviço sujo.

    Isso é apenas história que se repete.

    Se o governador de Minas acha que pode sair dando aumento a torto e direito para quem pedir, vai se dar mal lá na frente. Não que os professores não o mereçam, merecem muito mais que isso. Mas então é bom o governador ir arrumando um jeito de tirar dinheiro de quem tem demais e não colabora, cobrando imposto dos ricos de Minas, porque senão, lá na frente o chicote vai cantar de novo no lombo dos trabalhadores.

    Aliás, isso também vale para os “ajustes” que estamos vivendo hoje a nível nacional, todos no lombo do povo trabalhador e consumidor. Porque seu Lula e dona Dilma resolveram que iriam distribuir sem enfiar a mão no bolso de quem tinha para oferecer. Deu no que deu.

    1. Taí, até esse ponto eu nao pensava que o esquerdinha chegasse…

      Defender Beto Richa… Mas afinal, surpresa nenhuma, né? Tudo para diminuir o PT é válido para esse *******.

      1. KKKKKKK

        Você é uma piada. 

        Apenas relatei fatos.

        Se você tem problema em aceitar fatos, isso realmente é um problema.  Heheheheeh

         

          1. Pois é. E dizendo q Richa foi ótimo com os funcionários…

            Aliás ele andou fazendo alguns “carinhos” neles recentemente… Fala sério, o troll esquerdinha seria hilário se nao fosse patético.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador