Maior rede pró-Bolsonaro é excluída do Facebook por falsidade e spam

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – A maior rede pró-Bolsonaro da internet foi derrubada, nesta segunda-feira (22), por uma decisão do Facebook que identificou que a página era controlada por diversas contas spam e falsas para administrar essa rede.
 
Esse mecanismo de criar spam e contas múltiplas com os mesmos nomes fazam com que a página tivesse mais interações e engajamentos na internet do que as contas de jogadores a artistas mundiais, como Neymar, Anitta e Madonna.
 
Por outro lado, a prática viola as políticas do Facebook e, por isso, a rede social decidiu remover a página. De acordo com reportagem do Estadão, esse grupo era controlado pela pessoa jurídica Raposo Fernandes Associados (RFA).
 
Em nota, o Facebook informou que é preciso manter o compromisso com identidades reais, ainda que no mundo online, o que não ocorria na página. “Autenticidade é algo fundamental para o Facebook, porque acreditamos que as pessoas agem com mais responsabilidade quando usam suas identidades reais no mundo online”, disse.
 
O Facebook disse também que a prática do spam é “geralmente usada por pessoas mal intencionadas para aumentar de maneira artificial a distribuição de conteúdo com o objetivo de conseguir ganhos financeiros”.
 
A empresa já havia sido denunciada pelo jornal por ser um império de páginas e sites com apoio de figuras conhecidas da direita, como Alexandre Frota, Revoltados Online e Marcello Reis, controlado pelo casal Ernani Fernandes e sua esposa Thais Raposo.
 
Ainda segundo o Estadão, em 30 dias, a página pró-Bolsonaro conseguiu angariar 12,6 milhões de interações relacionadas a publicações, comentários e compartilhamentos, com um total de mais de 16 milhões de seguidores. Para efeito de comparação, o jornal usou como exemplo o jogador de futebol Neymar, que somou 1,1 milhão de interações no mesmo período. Ao Estadão, o casal não quis se manifestar. 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E Isso não é fraude?
    Então como fica,? cadê nossas instituições, sumiram, finge que não vê, ah, sim contra o PT vale tudo, podem burlar a lei a vontade, que não da nada não.

  2. Eu estou profundamente

    Eu estou profundamente revoltado como quase todos que lêem este blog. Esta justiça nunca faz nada que seja benéfico para o Pt. Aceleram quando é pra ferrar e travam quando é pra ajudar. E nós pagando horriores pra esta gente de toga fazer isto? Quero manter a esperança, mas só vejo um caminho. Sumir desta pátria pária de gente mediocre que se diz jornalista ou concursado no ljudiciário e seus apêndices.

  3. NO QUE DISSER A RESPEITO DE

    NO QUE DISSER A RESPEITO DE FAKE NEWS, QUE TIRAM NÃO SEI QUANTO, QUE TIRARAM PÁGINA BOLSONARO VÍDEO E ETC. AGORA  NÃO TEM MAIS A MENOR IMPORTÂNCIA O ESTRAGO JÁ FOI FEITO. DEVERIAM TER VISTO ISTO ANTES. A ÚNICA COISA DIGNA QUE  EU GOSTARIA DE TER VISTO POR PARTE DO TSE E INFLIZMENTE EU NÃO VI QUE ERA O CANCELAMENTO DA ELEIÇÃO OU A CASSAÇÃO DE TODA CHAPA JAIR BOLSONARO E MOURÃO . O QUE VIER AGORA A RESPEITO DE RETIRADA  DE FAKE NEWS SERÁ O MESMO QUE LER NOTÍCIA DE FOFOCA DE ARTISTA, COISA QUE NEM GOSTO.

  4. Facebook sincero
     

    “Autenticidade é algo fundamental para o Facebook, porque acreditamos que as pessoas agem com mais responsabilidade quando usam suas identidades reais no mundo online”, disse.

    Não é linda a sinceridade do fakebook?

  5. Zuckeberg (assim que se

    Zuckeberg (assim que se escreve???)

    Para presidente do TSE.

    Já que a rosinha não faz nada, vamos colocar alguém que mesmo que tardiamente faz alguma coisa.

    Pelo menos não precisamos pagar quase 50 paus para sustentá-lo.

    Definitivamente que justiça de m…. essa nossa.

  6. Só agora essa firma

    Só agora essa firma estrangeira vem posar de correta?! O que pretendem os gerentinhos, diretores, vendedores e analistas envolvidos com a instalação dessa firma no nosso país? Que passemos a usar seu produto só porque, depois de dar sustentação ao golpe, vem com essa tentativa de manter a imagem? Que confiemos nesse produto e em seus maliciosos e tendenciosos “algoritmos”, mais fascista que o muro que separou petistas e anti-petistas em Brasília? Querem que confiemos na sua capacidade de salvaguardar nossas privacidades contra ataques da iniciativa privada?

    “Ops! Desculpem por ter entregue seus dados pessoais às empresas que os usaram tanto para te encher o saco quanto para eleger candidatos de ultra-deireita no mundo todo, hein? Nunca vendemos seus dados e nunca venderemos de novo, tá?” (Apenas escorregaremos a mão para apoiar nossos patrocinadores…)

    Sua orientação à manipulação com fins político-ideológicos, puramente lucrativos? Se essa firma é capaz de fazer isso em seu próprio país, que dizer em país como o nosso, atacado pelo da firma? Será que a firma pensa ganhar algum indulto de seu país por ajudá-lo a depredar o nosso? Só sendo muito bobo, hein?

    E agora até a OESP, a Folha, a Globo e outras firmas apoiadoras do golpe vão começar a atacar o candidato que escolheram, ainda mais sendo esse candidato um possível ditador, contra a tal “liberdade de expressão”… A Globo, especialmente, fez exatamente isso com Collor:

    “Esse Bolsonaro pensa que manda só porque é presidente da república? Ora, ele vai ver só quem é que manda nesse país…”

    Iniciativa privada é assim mesmo, oras.

  7. O incrível…

    … é que parece que Facebook, Whatzap e Twitter parecem ter menos descompromisso com a verdade e a democracia do que STF e TSE.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador