O racismo e a xenofobia nos comentários do YouTube

Sugerido por Tamára Baranov

Do Diário do Centro do Mundo

“Malditos nordestinos”: um filme de 1943 sobre São Paulo e um show de racismo e xenofobia

Por  Kiko Nogueira

Um filme sobre São Paulo, feito em 1943, mostra belas imagens da cidade. Foi produzido pela extinta Coordenadoria de Assuntos Inter-Americanos, CIAA, durante os anos da política de boa vizinhança.

Chefiada por Nelson Rockefeller, a CIAA tinha a função, oficialmente, de estimular “a cooperação e a solidariedade hemisférica”. O objetivo era, na verdade, enfrentar a ameaça nazista e consolidar a posição dos EUA como superpotência. É uma peça de propaganda, tanto quanto o desenho “Saludos Amigos”, que a Disney fez sob encomenda. O Brasil tinha declarado guerra à Alemanha em 1942, mas só enviou tropas para a frente de batalha em 1944.

A São Paulo que aparece ali é uma pequena maravilha. Com “O Guarani” ao fundo, surge o centro, o Museu do Ipiranga, a Avenida São João e a Avenida Paulista com seus casarões. “Com 1,3 milhão de habitantes, Sáo Páolu é hoje a maior cidade industrial da América do Sul”.

Uma saída de fábrica da Pirelli lembra as comédias italianas de Mario Monicelli. O Instituto Butantan é uma das “várias instituições dedicadas à pesquisa científica”. Um desfile militar no Pacaembu. Deliciosas piscinas públicas. Os prédios em estilo art-déco. Um baile com uma cantora acompanhada de uma orquestra que parece uma das festas mal assombradas de “O Iluminado”.

“Refletindo o espírito de Ramos de Azevedo, o grande arquiteto, o paulista está construindo novas ruas, novos viadutos, túneis, apartamentos, avenidas, hoteis e hospitais”, diz o narrador.

A CIAA gastou 140 milhões de dólares em 6 anos e é visível, no curta, que não houve economia. A cidade retratada tem algo de fictício, mas o documento é precioso. É uma grande vila em crescimento, antes de ser desumanizada, ou a caminho de ser desumanizada, com bondes, bonita e sem nordestinos…

Epa.

O vídeo tem mais de 337 mil visualizações até agora. Evidentemente que muitos paulistanos deixaram seu parecer. E é um festival inacreditável de xenofobia, racismo e obtusidade. É como se Danilo Gentili e Roger tivessem chamado sua turma para praticar luta-livre na lama. Uma amostra:

  • “Emigrantes principalmente do nordeste vivem falando que construíram São Paulo. Grande mentira, os imigrantes estrangeiros e nós, paulistanos, construímos São Paulo e porque crescemos muito, eles emigraram para cá.”

    “Chora mais, e vá alisar esse seu cabelo ruim, macaco.”

    “Acredito que boa parte dos problemas de SP tem relação com essa migração descontrolada…O Brasil é um país muito grande de culturas diferentes… que acabam não se adaptando e causando transtornos irreparáveis.”

    “A maioria de nós, paulistanos, somos muito patriotas… Tenho grande respeito pelos nordestinos, pois são trabalhadores. Mas eles vêm para SP invadindo serras, construindo favelas, onde destroem as matas e deixam a cidade feia. Os nordestinos vêm em busca de emprego, mas quase não encontram…Depois saem da cidade falando mal de nossa terra.”

    “A única coisa que os nordestinos construíram em São Paulo é Heliópolis.”

    “Nossa cidade esta cheia de favelas por causa dos malditos nordestinos!!”

    “E tem mais, o problema não passa apenas pelos nordestinos em si, todos sabemos da elevada taxa de ”procriação” desse povo, pois bem estamos presenciando o surgimento de uma linha de nordestinos ‘made in sum paulo’”.

E um longo etc.

O YouTube tenta, há algum tempo, criar mecanismos que inibam esse tipo de comportamento. Nada deu muito certo até agora. O site de notícias falsas The Onion publicou uma “reportagem” sobre o baixo nível de comentaristas do YouTube. Segundo o Onion, a sede da empresa no Vale do Silício explodiu em aplausos depois da trilionésima manifestação racista. “Quando criamos o YouTube, em 2005, sabíamos que ele tinha o potencial de revolucionar a forma como as pessoas fazem observações altamente ofensivas”, disse o CEO Salar Kamangar. “Estamos realmente impressionados com nossos usuários dedicados e extremamente ignorantes, que fazem declarações abjetas todo dia. Obrigado”.

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A humanidade é pior do que parece

    O pretenso “anonimato”, ou pelo menos o “distanciamento” proporcionado pela internet fazem aflorar aquelas opiniões que normalmente ficariam escondidas nos pensamentos e nas conversas consigo mesmo. É como terminar um relacionamento por telefone, e-mail ou SMS. Muito mais fácil de fazer do que pessoalmente, embora o desejo de terminar seja o mesmo, estando longe ou perto da pessoa.

    Coloque uma câmera, um microfone e um reporter perguntando sobre o dia da consciência negra ou sobre a importância dos nordestinos no desenvolvimento de São Paulo. A maioria dos entrevistados vai apresentar opiniões positivas. Essas mesmas pessoas logo depois irão para a internet dizer exatamente o contrário. E essa é a opinião verdadeira. Então, se a internet é que mostra o que as pessoas realmente pensam, e ela está cheia de ignorantes e reacionários, é assim que boa parte da humanidade é.

    1. Amigos que habitam latas de

      Amigos que habitam latas de sardinha,fui comissario de bordo,representante comercial,conhece 2356 cidades bam catalogadas.Vou consolar a todos: O cartel midiatico e o Brasil nao conhecem o brasileiro.somos uma ‘preta misturada da melhor qualidade,nordestino assim como todo sulino,sao alegres,festeiros,felizes,exceto os moradores de latas de sardinha,empilhados uns em cima do outro,cercados de tecnologias por todos os lados e aprisionados pela formaçao intelectual de pessima qualidade.Sejam felizes como todos os felizes,uma maioria absoluta e aproveitando a frase no muro durante as manifestaçoes de junho:Era tao pobre,mas tao pobre que a unica coisa que tinha era muito dinheiro.

  2. Ferramentas de censura

    Acho q não devemos confundir discriminação com direito à opinião. Ninguém tem obrigação de gostar de ninguém, seja de onde for. São duas coisas bem diferentes. Respeitar o ser humano de qualquer parte do mundo, de qualquer credo, de qualquer raça é obrigação. Gostar de todos, achar que todos são lindos, que todos trouxeram benefícios para a cidade, que todos tem q ser protegidos pela sociedade hipócrita, aí não. Cada um com a sua opinião, e que se respeite a dos outros.

    Existem coisas que são fato: A chegada de um grande contingente de pessoas desprovidas de estudo, de bens OU de em boa parte das vezes de boa indole faz realmente com que haja uma concentração desordenada de pessoas em favelas, encostas, e o indice de criminalidade nestes locais é maior, estão aí todas as estatisticas pra provar. Ninguém tem o direito de tapar os nossos olhos. E dirão “ah, mas a maioria são paulistanos”. Sim, mas a grande parte deve ser de descendentes de pessoas de fora. Se o governo deveria dar estudo, bolsa sei-la-o-que, auxilio detenção, vale leite, emprego ou qualquer outra coisa, é uma outra história. Temos que nos ater aos fatos. Em SP foi prejudicial a chegada de tanta gente de fora? Certamente que foi. Em SC idem. No PR idem. no RJ, também. Brasilia idem. Se chegaram como funcionários para a construção civil, deveriam ter voltado. Se vieram aventurar, deveriam ter voltado. E não é com pensamento racista que falo, pois poderiam ser alemães invadindo Floripa, teria a mesma idéia. Penso que as pessoas que vem a Floripa para estudar na Federal deveriam estudar e voltar para as suas cidades. É questão de qualidade de vida. Se fosse por racismo eu diria “deixem os gauchos ricos e expulsem os manezinhos pobres”. Não é o caso.

    Essa visão romântica de “construiram a cidade mas são discriminados” é conversa fiada. A cidade seria menor, seria menos desenvolvida, e isso não seria problema algum. A idéia de que se muda de vida é um tanto falsa, pois vemos nas centenas de favelas de RJ/SP principalmente que a maioria sai da pobreza do norte/nordeste pra continuar na pobreza das grandes cidades.

    Nós precisamos fugir desta “ditadura” chamada politicamente correto. Estamos criando uma geração de bobocas sem opinião, que aponta e xinga quem não gosta de animais (mesmo que não maltrate), que detona quem não acha homossexualismo o máximo (mesmo que não tenha ações discriminatórias), que é contra sistema de cotas, etc.

    Não dá pra criticar a lavagem cerebral que uma rede globo nos faz, se na verdade achamos que todos tem que ter o nosso pensamento.

    1. Melhor ler isso que ser

      Melhor ler isso que ser cego.

      Já ouviu falr no ditado: os incomodados que se mudem? Se os nordestinos te incomodam, mude-se daí.

      Florianópolis pertence tanto a um acreano quanto a um florianopolense (é assim que se escreve?).

      Mas, se não concorda, vai morar em outra cidaed onde os nordestinos ainda não chegaram.

      Tem todo o direito de agir dess amaneira politicamente incorreta.

      Lembre-se: floripa é tanto sua quanto minha e de qualquer outro BRASILEIRO.

    2. Que bela “índole” a sua, não?

      Que bela “índole” a sua, não? Quer dizer que os nordestinos deveriam migrar, trabalhar e voltar para casa? Por curiosidade, se deportar as pessoas que são ” descendentes de pessoas de fora”, quem sobraria? Os bandeirantes não eram “de fora”? Os italianos, japoneses e espanhóis não vinham “de fora”? A não ser que você defenda que São Paulo seja convertida em reserva indígena, não é mesmo?

      Em tempo: os racistas sempre pregam a defesa do “politicamente incorreto” como se fosse algo contestador. Esquecem que suas idéias “politicamente incorretas” fazem parte de um discurso dominante que procura legitimar a estrutura desigual e excludente que vitimam milhares de pessoas. 

    3. Volnei,tudo tem causa e

      Volnei,tudo tem causa e efeito,raciocine.Se Adao e Eva tivessem comido a cobra,como estariamos hoje.Leia Richard Sennet sobre a diferença quando entrevista o sociologo polonês Zygmunt Baumam.(revista sociologia nº43.

  3. Smokey Robinson

    Enquanto isso, estou vendo no Youtube uma sequência de 101 vídeos de Smokey Robinson and The Miracles. A caravana passa enquanto a canalhada late…

  4. Quem tiver estomago que de

    Quem tiver estomago que de uma olhadinha ( ainda esta no ar..) na sala de literatura brasileira da UOL

    racismo frontal, discriminação a nordestinos,gays,obesos , mulheres ..etc ..é uma maravilha!

  5. racismo, xenofobia etc…

    Acho que é por isso que deixei de fazer comentário no seu blog, Nassif. É tanta mediocridade que tá parecendo até o tal de facebook. Meu Deus, dai-me paciência e tolerância pra ler tanta babaquice, ainda mais que sou nordestino e vivo no sudeste há mais de 42 anos, trabalhando e produzindo noutro estado que me acolheu, em que eu casei e tenho duas filhas. Viva Minas Gerais, que por fazer fronteira com a Bahia, recebe milhares de conterrâneos que aqui se firmam e constroem suas vidas. E assim caminha a humanidade.

  6. Ignorância e preconceito

    O interessante é que tem um(a) que diz que quem contruiu SP foram eles mesmos e os imigrantes Estrangeiros. 

    Eh uma afirmação tão vira-lata que ninguém com um pouco de conhecimento historico leva em conta. 

    Agora, que é preciso discutirmos que pais somos e que nação queremos para nossos filhos, isso la é. 

    Eh esse tipo de ignorância, calcada no preconceito social, que temos que combater.

     

  7. O racismo e a xenofobia nos comentários do YouTube

    Expulsem todos! Fora os portugueses, italianos, japoneses e principalmente os paulistas. Piratininga é dos Tapuias….Que coisa hem?

  8. Os racistas de São Paulo odeiam a cidade.

     É fácil ver que toda manifestação desse tipo vem acompanhada de um uma condenação à cidade, país, região, etc… esses “orgulhosos” paulistanos falam barbaridades  de sua cidade e põe na conta dos nordestinos, na europa e EUA é culpa dos imigrantes, aqui não é raro botar a culpa de todas as desgraças nos negros, nos nordestinos ou no povão em geral, é a necessidade do bode expiatório, como se esses grupos mandassem no pedaço, na verdade são tangidos como gado pra lá e pra cá.

  9. O Youtube é um colégio de

    O Youtube é um colégio de friras e uma ONG de Tolerância Humana se comparado com o mais imundo espaço de comentários da intenret brasileira, a seção de comentários do site 247. Alguém já viu o nível aquilo lá, permitido impunemente pela gente que edita o site?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador