O sucesso da Galinha Pintadinha no YouTube

Sugerido por Lair Amaro

Do Estadão

Galinha Pintadinha vira a maior estrela da web brasileira
 
Canal do YouTube da personagem infantil se prepara para atingir em fevereiro a marca inédita no País de 1 bilhão de visualizações
 
Há oito anos, carregando debaixo do braço o clipe de uma animação musical voltada para as crianças, Juliano Prado e Marcos Luporini procuraram redes de televisão para oferecer uma série, que poderia também ser comercializada em CD e VHS. A ideia não foi bem recebida. Com a recusa, o clipe – protagonizado por uma tal Galinha Pintadinha – foi parar em uma plataforma de vídeos online, nova e inabitada, na época, chamada YouTube. Meses depois, a produção desprezada já contava com 500 mil visualizações.
 
O número inesperado mostrou à dupla – criadora do maior fenômeno voltado para o público infantil dos últimos anos no Brasil – que a trilha para o sucesso não seguiria o modelo de negócios tradicional. “Como o projeto era para TV, havia a ideia de segurar o conteúdo, de não espalhar. Sem querer, descobrimos um público que só surgiu porque o material estava liberado na rede”, diz Prado.

 
Agora, o canal oficial no YouTube da Galinha Pintadinha se prepara para bater a marca de 1 bilhão de visualizações – somando todos os vídeos em português. Será o primeiro a atingir a cifra no Brasil e o segundo da América Latina. A previsão é de que isso aconteça até o dia 2 de fevereiro – a contagem atual é de 983 milhões.
 
A dupla diz que não faz “caça às bruxas” atrás de usuários que sobem seus vídeos em canais próprios. “O YouTube tem um sistema de proteção de direitos autorais que detecta quando alguém sobe nossos vídeos, o que permite que a gente monetize com as visualizações ‘piratas’ também”, diz Marcos. “Para a gente é bom. Passamos a entender que conteúdo não tem que ter endereço fixo.”
 
Trajetória. Os criadores da galinha azul se conheceram na época da faculdade. Juliano cursava administração e pensava em ser empreendedor. Marcos fazia publicidade, área que logo abandonaria para se dedicar à música. Em São Paulo, moraram na mesma república, montaram uma banda de samba-rock chamada Filhos de Tim (tocavam só Jorge Ben e Tim Maia), desistiram e voltaram a se encontrar em Campinas, onde criaram a Bromélia Produções, que detém a marca Galinha Pintadinha.
 
Desde o ano passado, a empresa tem investido em sua internacionalização . Seu canal em inglês (Lottie Dottie) soma mais de 4 milhões de visualizações, enquanto o canal em espanhol (Gallina Pintadita) já passa da casa dos 300 milhões.
 
Em um primeiro passo em terras estrangeiras, a empresa basicamente traduzia músicas clássicas brasileiras, as mesmas cantadas pela Galinha por aqui – como Pintinho Amarelinho, Ciranda Cirandinha ou Atirei o pau no gato. O segundo estágio conta com uma pesquisa do mesmo gênero de canções infantis nos respectivos locais. “Fazemos no idioma local e até uma versão para o Brasil. É um intercâmbio cultural”, define Juliano.
 
Comércio. A estratégia lá fora é a mesma da já testada e comprovada no Brasil. Cria-se o canal, mães e pais conectados tomam conhecimento da Galinha e a apresentam a seus filhos – o público-alvo são crianças com até três anos. É o ponto de partida para surgir demanda para todo e qualquer tipo de produto: DVDs, aplicativos, camiseta, bolsa, pantufa, fralda, papel higiênico ou piscina – com a devida supervisão de Juliano e Marcos.
 
São 45 vídeos online, 1,5 milhão de cópias vendidas dos três DVDs – mais um virá pela Som Livre em julho deste ano, além de um DVD em inglês a ser lançado também em 2014 -, 13 contratos fechados com canais de streaming (como Netflix e iTunes), duas produções musicais em teatros e 10 ações em shoppings. O número de empresas licenciadas passa de 50 e a quantidade de produtos bate em 600. Só no ano passado, as vendas dessa massa toda no varejo movimentaram cerca de R$ 550 milhões.
 
Pelos cálculos da empresa os produtos licenciados somaram 50% da receita, a outra metade é uma composição da venda de CDs, DVDs, apresentações ao vivo e YouTube. Para 2014, a previsão é de que as “franquias” internacionais respondam por 10% deste bolo.
 
Os números são de saltar aos olhos, mas Juliano e Marcos não se impressionam. Os milhões, explicam, são distribuídos ao longo da cadeia.
 
Suas vidas não mudaram nada depois que a Pintadinha começou a botar seus ovos por aí. A empresa tem dez funcionários – contando com eles. O ambiente é caseiro, não é estranho ver um bolo saindo quentinho da cozinha. O clima, segundo Juliano, é de startup. “Enxuto, poucas pessoas, o que é preciso ser dito é dito na hora, temos poucas reuniões. Flui melhor assim”, diz.
 
“Parceria é o nome do jogo. Nada dá muito dinheiro, aprendemos isso. O lance é compor bem a fonte de receita para elevar os níveis”, aconselha Luporini. “Um produto que custa R$ 100 na prateleira, gera menos de 1% para a Bromélia”, diz Prado. “Ou seja, está distribuído. A gente se concentra em produzir DVD, nosso negócio é fazer conteúdo, afinal é dele que emana toda essa rede.”
 
A Galinha Pintadinha toma o lugar de outros fenômenos infantis como o Xuxa Só Para Baixinhos. Mas os criadores acreditam ter uma vantagem. “A Xuxa envelhece, a Galinha não. Somos digitais, não apenas uma mídia”, diz Juliano que ri da pretensão de Marcos de tornar a Galinha tão clássica e inesquecível quanto a Turma da Mônica ou o Mickey.
 
5 razões para… o sucesso da galinha azul
 
1.Nem seus criadores sabem definir muito bem o que fez da Galinha um fenômeno, mas um ponto fundamental são as canções infantis imortais e em domínio público que atravessaram gerações.
 
2. Enquanto todos os estúdios e produtoras investem em produções 3D, a dupla fez o bom e velho 2D e cativou pela simplicidade. A equipe de arte da empresa se resume a três pessoas, além de alguns poucos terceirizados.
 
3.A aposta em conteúdo clássico e nacional é um ponto positivo, já que, segundo seus criadores, faltam produções musicais assim no País.
 
4.A distribuição digital se mostrou a melhor ferramenta de divulgação da Galinha Pintadinha. O primeiro DVD foi lançado depois de todos os vídeos estarem disponíveis online e, por isso, foi um sucesso.
 
5.Parceiros: distribuir trabalho e focar esforços no produto de base é chave do negócio.
Redação

11 Comentários

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  1. É gratificante ver que o

    É gratificante ver que o produto XUXA , que contaminou as gerações recentes ,  vai sendo finalmente excretado e ninguém pensa em insistir nesse modelo .  Penso que até a GLOBO enxerga que foi longe demais em oferecer lixo à população infantil .

    Com Galinha Pintadinha e a Turma do CÓCÓRICÓ , volta-se àquela época de ouro dos programas infantis , como VILA CÉSAMO .

    1. Eu particularmente me

      Eu particularmente me recusarei a sequer a mencionar a existencia desses lixos da Xuxa para minha pimpolha.

      Hoje não compro coisa alguma da Xuxa para ela e deixo claro para pessoas próximas que se alguém nos brindar com um DVD ou o que quer que seja dela, irei incinerar ou quebrar.

  2. Nassif,
    Abra um canal no You

    Nassif,

    Abra um canal no You Tube e crie espaços para que oficinas de cultura de TODO O PAIS e fora dele tambem possa encaminhar vídeos.

    Poste documentários, filmes nacionais e estrangeiros!

    Crie um espaço para suas entrevistas, para os Blogueiros progressistas…

    Este posto é inspirador…  

    Começaram com uma idéia e um desejo e estão chegando a 1 bilhão, assim fizeram músicos, comediantes… Por que não jornalismo? E de qualidade?

  3. Fraquinha

     Particularmente não gosto do visual dos clipes, o desenho é feio (esse é um problema no Brasil: bons ilustradores) e as historinhas descuidadas. So vale pelas musicas, e ainda sim, acho que não porque é feito para criança com até  três anos (criança com essa idade ja pasteurizada na frente de tablets e DVDs), que é preciso colocar so musiquinha voltada ao publico pequenino. Acho que com versões mais melodiiosas, é possivel colocar varios tipos de musicas para essas crianças, inclusive Villa-Lobos.

    1. Discordo.

      Discordo totalmente quando critica a suposta “falta de bons ilustradores” no Brasil.

      Maurício de Sousa e Ziraldo (apenas para ficar nestes exemplos), estão aí para refutar o que escreveu. Ou será que existe um padrão de bom e ruim para ilustradores? Se assim fosse, ocorreria o mesmo para pintura, e Monet seria considerado ruim.

      No mais, acho ótimo que exista este fenômeno da Galinha Pintadinha, que valoriza as cantigas nacionais, que pode ser um contra-ponto às cantigas imbecilizantes da Xuxa (meras traduções) ou da Disney.

      Particularmente, ao invés da Galinha Pintadinha, que acredito ser muito agitado e muito colorido para bebês, optei por presentear minha filhinha com outro tipo de desenho nacional chamado MPBaby, com gráficos muito bem elaborados e músicas muito mais calmas (canções de domínio público, a exemplo da Galinha Pintadinha).

      Quanto a outros estilos de músicas voltados para bebês, existem muitas opções no mercado, desde Rolling Stones até Música Clássica.

  4. agradecimento público aos criadores da galinha dos ovos d’ouro

    conheci a galinha pintadinha por causa da bebê, hoje com um ano e quatro meses

    todos no abrigo de crianças até dois anos assistiam-na entre outras produções infantis

    a galinha pintadinha entrou na rotina diária da bebê e da família unida jamais será vencida…

    (sei de cor salteado trás pra frente os hits e desenhos animados da série que salvou minha vida de pai temporão…)

    a galinha pintadinha ajudou em parte importante do meu dia/trabalho ao ninar entreter a bebê

    muito agradecido a dupla pela graça alcançada pela paz de espírito, graças à galinha pintadinha

    p.s.: comprei os três dvds da galinha, na versão original, no fornecedor “oficial” da feira livre do bairro

     

  5. Baile do Pó Royal é sucesso no YouTube

    http://www.youtube.com/watch?v=WdKooOTbemQ

     http://www.novojornal.com/minas/noticia/e-agora-aecio-baile-do-po-royal-e-sucesso-no-youtube-16-01-2014.html Deixaram o Pó Royal cair no chãoem pleno baile de carnaval achei que ia rolar a confusão mas a turma achou legal. O pó chegou voando no salãoque farra sensacionaldeu até notícia na televisãovirou Baile do Pó Royal. O pó rela no péo pé rela no pó O pó rela no pé o pé rela no póEsse pó é de quem tô pesando?Ah é sim, ah é simVocê sabe eu também sei Ah é sim, ah é simNão espalha que vai ser melhor.  E agora Aécio? “Baile do Pó Royal” é sucesso no YouTubeMarcha de carnaval fura o cerco da grande imprensa que tentou esconder a desmoralização de Aécio Neves perante a opinião pública nacional Confira tambémIntegrantes da “Quadrilha dos Ratos”são presos enquanto dormiamPreconceito racial é presente apesar de ser às vezes veladoMinas Gerais terá delegacia virtual da Polícia CivilMotorista pena com mudanças no trânsito de Belo HorizonteDilma diz que já entregou 1,3 mil máquinas para cidades em MG  InteraçãoImprimirEnviar por e-mail  DeliciousDiggGoogle bookmarksRedditWindows liveYahoo my web

    Resgatando uma tradição popular, a utilização de marchinhas carnavalescas para criticar, debochar e transmitir o que pensa a população sobre os personagens protegidos pela grande imprensa, no último dia 14, foi disponibilizado no YouTube, um vídeo contendo a marchinha “Baile do Pó Royal”.

    Em apenas um dia o vídeo foi acessado por 130.000 pessoas, transformando-se em Hit, o que demonstrou que a população tem seus canais para manifestar-se driblando a censura imposta pela grande imprensa, que atende aos interesses das elites dominantes, independente do malefício que tal comportamento possa causar.

    Fruto de 12 anos de censura, a imprensa com uma bilionária verba publicitária criaram no País uma imagem de Aécio Neves que jamais correspondeu à suas ações e atitudes no exercício do Governo de Minas Gerais, conforme foi amplamente noticiado por Novojornal nos últimos 6 anos.  Em represália ao nosso posicionamento, a irmã de Aécio, Andréa Neves promoveu uma implacável perseguição ao portal jornalístico, por meio da utilização indevida do Poder Judiciário, do Ministério Público e da censura econômica, chegando ao ponto da mesma ligar pessoalmente para anunciantes doNovojornal, alegando que ao anunciarem estariam financiando um “jornaleco” de oposição. Mesmo diante dos processos judiciais, denúncias e arbitrariedades sofridas, não nos afastamos de nosso dever de noticiar com isenção, não aceitando qualquer ingerência ou censura. Experimentamos hoje a sensação de dever cumprido na função de informar nossos leitores. Repete-se a história do “Rei Nu”. Quando a população levanta os olhos e enxerga, ninguém mais a engana. Vídeo com marchinha “Baile do Pó Royal”. Nota da Redação: Às 16p9m desta quinta-feira (16/01/2014) o vídeo foi classificado pelo Youtube como “vídeo privado”, impedindo o acesso ao mesmo, por esse motivo disponibilizamos abaixo o link onde o internauta poderá ter acesso ao mesmo. Link do vídeo : “Baile do Pó Royal”. O internauta “Montanha” enviou-nos um novo endereço disponibilizado no Youtube. Link marchinha no Youtube. Recomendamos que caso queira preservá-lo, salve-o em mídia pessoal, pois a equipe de Áecio Neves poderá retirá-lo do ar a qualquer momento. Letra da marchinha: Deixaram o Pó Royal cair no chãoem pleno baile de carnaval achei que ia rolar a confusão mas a turma achou legal. O pó chegou voando no salãoque farra sensacionaldeu até notícia na televisãovirou Baile do Pó Royal. O pó rela no péo pé rela no pó O pó rela no pé o pé rela no póEsse pó é de quem tô pesando?Ah é sim, ah é simVocê sabe eu também sei Ah é sim, ah é simNão espalha que vai ser melhor. 

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