Pequeno exercício de reflexão, por Raphael Bevilaqua

Imagem do Outras Palavras

do Transforma MP

Pequeno exercício de reflexão

por Raphael Bevilaqua

no facebook.

Ainda na esteira dos eventos que se seguiram ao brutal assassinato de Marielle e Anderson, fiz um exercício de reflexão sobre o tom de provocação e revanchismo de alguns comentários publicados especialmente em redes sociais.

Notabiliza-se, atualmente, o fato de que muitos defensores de direitos ou simplesmente pessoas que buscam combater excessos, ilegalidades e violência do poder estatal em várias esferas são hostilizados por uma gama variada de pessoas que, ao que parece, não entendem muito bem o que está acontecendo.

É compreensível que alguns policiais da linha de frente, submetidos à pressão, o risco mortal de uma guerra perdida imposta por uma política fracassada e/ou mesmo ao estresse pós-traumático, sintam-se ameaçados pela tentativa de conter esses abusos. O motivo é simples: o medo do erro é constante, ser acusado em seu erro – com o mesmo rigor que se acusa os ditos “bandidos” – é, para eles, desesperador. Acabam confundindo, por razões não desprezíveis, a busca por direitos com perseguição.

Obviamente, essa não é a posição de todos os policiais, ouso dizer que nem mesmo da maioria. A maioria é de pessoas comuns que, como nós, querem viver a vida em paz, não morrer e nem matar e ganhar seu salário de forma digna. Para eles, aqueles que cometem sistematicamente violência policial, excessos, ilegalidades, assassinam – não em legítima defesa ou outra situação extrema – são igualmente nocivos, não só para sua imagem como policiais, mas também porque aumentam a tal “perseguição” e porque os excessos lhes atingem, já que muitos são oriundos das regiões mais miseráveis e violentas.

Igualmente, a maioria dos policiais não se expõe em redes sociais destilando ódio, a maioria está ocupada demais tentando se manter viva.

E quem está por trás dos tais discursos? O grosso que se observa é de uma classe média tacanha e assustada. A maioria sequer correu risco de vida em algum momento da sua débil existência e não se sente ameaçada pelo excesso e pela ilegalidade, que não afetam os condomínios e prédios onde vivem. Confundem a defesa dos direitos de quem não tem condições de lutar por eles – inclusive o direito de policiais e suas famílias/comunidades – com defesa do direito de “bandido”.

Bandido, pra ele, é um sujeito que comete crimes que o afetam, não a sua sonegaçãozinha de março no imposto de renda, nem a direção embriagada ou o documento falso para entrar em boate. Acham que qualquer coisa se justifica em nome do combate aos crimes de outros grupos sociais, menos sofisticados e mais barulhentos, mesmo o homicídio, a tortura e, por que não, a corrupção.

Um policial sente profunda consternação quando é obrigado a puxar o gatilho – por erro ou provocação – e mata um inocente. Ele sofre as consequências, sua família sofre as consequências. Não é igual a um lambe-saco de internet que repete frases prontas “se tinha problemas com a polícia, é porque mereceu”. Não, não é assim que funciona e nenhum policial consegue, em sã consciência, pensar dessa forma.

Esse texto é para você que não entende nada dessa realidade complexa, bosteja insanidades pelo teclado e repete o nome de um famoso pré-candidato que tem capacidade intelectual e vivência parecidas com a sua (nenhuma) ao final dos comentários como se fora argumento. Para você também, psicopata/sociopata, que se esconde atrás da suposta defesa de agentes públicos para vomitar toda a sua frustração.

Vocês não estão defendendo um lado de uma suposta guerra entre bandidos e mocinhos, ela não existe, vocês estão apenas dando vazão aos seus instintos mais mesquinhos, ególatras e psicóticos, falando em nome de quem nunca pediu sua representação e jogando com vidas humanas – inclusive a de quem dizem defender – para arrefecer/satisfazer os medos/prazeres mais obscuros de suas almas.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pequenos….

    Desprezíveis são as acusações impostas aos Policiais por crimes arquitetados e produzidos por Autoridades Públicas. Autoridades que nas últimas 4 décadas sairam da Elite Esquerdopata Tupiniquim. Ou os Governadores de Estado destes últimos anos não vieram de partidos e lutas socializantes? Desprezível é jogar nas costas de Trabalhadores a culpa, a responsabilidade, a omissão, a mediocridade de Gopvernantes pseudo-Socializantes. Os tais Progressistas.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador