Prêmio reconhece iniciativas de acessibilidade na web

Jornal GGN – Estão abertas as inscrições da 3ª edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web – Todos@Web, que visa reconhecer iniciativas em favor da quebra de barreiras de acesso a web para pessoas com deficiência. A premiação é promovida pelo escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C), instalado na sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

“O objetivo do prêmio é fomentar e conscientizar sobre a importância da acessibilidade na web e o desenvolvimento de sites que não criam barreiras para pessoas com deficiências temporárias ou permanentes”, diz Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 30 de setembro, por meio do site da W3C.

Para participar, basta ter mais de 18 anos, ser residente no Brasil, com situação regular e que possua projetos digitais voltados para a acessibilidade na web. Os detalhes sobre a premiação e os critérios de seleção estão disponíveis no regulamento.

A comissão avaliadora – formada por especialistas em acessibilidade e representantes de instituições de auxílio a pessoas com deficiência, além do governos Federal, Estadual e Municipal – vai definir os finalistas. Os melhores serão notificados pelos jurados para que possam promover eventuais melhorias em seus projetos antes da entrega do prêmio, no dia 4 de dezembro, em São Paulo – na semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Há mais de uma década a W3C desenvolve padrões de acessibilidade na web. A entidade defende o uso de padrões internacionais livres e abertos para a web que facilitam o acesso à informação por pessoas com deficiência, ministrando cursos para garantir a disseminação desses padrões. Também já houve o lançamento de cartilha de acessibilidade na web.

Com informações do NIC.br

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador