Serviço promete proteger “reputação virtual” de internauta

Jornal GGN – Em tempos de alta exposição em redes sociais e de vazamentos de fotos íntimas de anônimos e celebridades, uma nova ferramenta surge com o nobre objetivo de proteger a “reputação virtual” de usuários. Chamado de Persona, o serviço monitora as contas do internauta em redes como Twitter, Facebook e Google+, identifica material potencialmente ofensivo publicado pelo próprio usuário e o alerta, por meio de e-mail ou SMS.

Segundo os criadores do aplicativo, o serviço se utiliza de palavras-chave para identificar posts com mensagens “questionáveis”, mantendo o usuário em alerta sobre uso de palavrões, conteúdo adulto e referências à violência ou ao uso de drogas e álcool. É uma espécie de ferramenta para garantir que o conteúdo do usuário não cause embaraços principalmente por questões de trabalho. É comum que pessoas sejam demitidas após posts ou comentários considerados ofensivos nas redes sociais.

O sistema usa dois ícones – uma marca de seleção na cor verde e uma lata de lixo. Os recursos permitem ao usuário aprovar o conteúdo sinalizado com um dos dois ou excluí-lo de suas redes. O usuário pode, por exemplo, passar o mouse sobre uma palavra-chave específica e adicioná-la a uma lista que impede que o termo apareça em posts futuros. Amigos e contatos que usaram conteúdo desagradável referente ao perfil de alguém podem ser colocados em uma lista separada, na qual o usuário pode optar por aprovar os posts, desfazer amizades virtuais ou enviar uma mensagem alertando sobre conteúdo ofensivo.

Conservador

Ao longo do uso, o internauta pode ajustar o serviço para que libere comentários com palavras-chave específicas, que, analisadas isoladamente, podem parecer ofensivas – quando na verdade estão apenas fora de contexto. Esse tipo de ajuste acontece com a configuração da lista de palavras-chave permitidas, de modo que o aplicativo não vai questionar mais o usuário a respeito delas. Isoladamente, palavras como “sexy”, “bitch” seriam avaliadas como ofensivas pelo serviço, mas o usuário pode liberá-las de acordo com o contexto do post completo.

“Nossa ferramenta é marcada para ser muito conservadora. Queremos capturar coisas que podem ou não podem ser ofensivas, mas vamos deixar o usuário decidir”, explica Lee Sherman, criador do serviço, que no momento encontra-se em fase beta (de testes). Apesar disso, pode ser acessado e testado pelo link http://www.persona-co.com/

Com informações do Mashable.com

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador