Wikipédia, meu amor; por Fábio de Oliveira Ribeiro

Eu nasci em 1964. Em 1967 minha casa foi invadida varias vezes a chutes pelos gorilas da Ditadura porque meu pai participava da resistência ao golpe de Estado. Fui obrigado a crescer longe de meu velho e quando ele voltou a morar conosco no final da década de 1970 estava com depressão crônica. Em razão disto, há alguns anos atrás alterei deliberadamente a pagina da Wikipédia do Diretor da CIA que arquitetou e comandou o golpe de 1964. Deixei lá uma frase dizendo que aquele bêbado (ele era bêbado mesmo, mas isto não consta da Wikipédia) havia me prejudicado sem me conhecer e disse que cuspiria no tumulo dele narrando rapidamente o que o golpe de 1964 causou na minha vida. O acréscimo foi removido, recoloquei a informação na página do canalhada. Durante alguns dias fiquei fazendo guerra de nervos com o cretino que administrava o verbete. Ele removia o acréscimo e eu o recolocava. Depois que o relatório de modificações da página ficou abarrotado de informações sobre o que estava ocorrendo fiz um Print do mesmo e o publiquei na internet, tirando um sarro da Wikipédia, do Diretor da CIA em questão e do babaca que ficou com tendinite de tanto remover o que eu colocava na página que ele administrava. O fato do verbete da Mirian Leitão ter sido modificado é irrelevante. A única coisa importante neste caso foi o fato dela ficar cacarejando porque acredita que é mais importante para a História do Brasil que o Diretor da CIA cuja pagina eu mesmo sujei de propósito e por boas razões.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. justiça

    Fabio :

    voce tem o direito de  estravazar suas  fraquezas do jeito que quiser.

    Uma pessoa  usando um computadaor em um orgão publico, em epoca de eleição,  NÃO PODE.

    Se alguem faz isso tem duas razões;

    a) ou é um aloprado

    b) ou se acha acima de todos os outros

     

    Portanto, em um regime democratico, OS MEIOS NÃO JUSTIFICAM OS FINS.

    Em umn regime de excessão, OK….ai vale tudo  e seja o que Desu quiser…quem for  mais forte que chore menos.

      1. 2013 é época de elição, sim.

        Para aqueles que diuturnamente se dedicam a tentar derrubar Lula, um ex-presidente, todo dia é dia, toda hora é hora, toda arma é arma.

         

        E não conseguem!

    1. Comentário ridículo e

      Comentário ridículo e estapafúrdio.

      Quem que disse que “uma pessoa usando um computador em orgão público fez isso?

      O que se sabe até agora é que um IP da rede do Planalto foi usada. Esse IP está dísponível, poderia ser usado tanto por um visitante c/ notebook ou um smarphone via wi-fi.

      Funcionários dentro do planalto devem ser na casa dos milhares. Visitantes outros tantos.

      Esse tipo de situação acontece em todos os lugares o tempo inteiro. Quem for checar os ips usados na Casa Branca ou no Plácio dos Bandeirantes também vai achar coisas do arco da velha.

      E isso não significa rigorosamente nada. Alterar páginas na Wikipédia é como aquela criança que aperta a campainha do vizinho e sai correndo

      Só tem “signiicado” para aloprados e pessoas que se acham acima dos outros…..

    2. verdades a serem ditas

      Primeiro, a única infiormação relevante e real é que o computador utilizado passou pela rede do Palácio. Mas a rede recebe máquinas fixas (que seriam mais fáceis de rastrear) e máquinas móveis (tablets e notes), mais difíciel e que podera nãi ser de um FUNCIONÁRIO do governo, como porcuram os “indignados” já imputar (poque não fezer então o FHC assumir a difamação de Lula e se filho, originada de comutadores do IFHC?????).

      Segundo, PORQUE SÓ AGORA, quase uma ano depois esta alteração vem às MANCHETES? Waack já previa no Painel de domingo passado que esperava que uma avalanche de MANCHETES NEGATIVAS dariam mais fôlego para a OPOSIÇÃO.

      Tirando algum exagero nas palavras (não li o texto nem NUNCA ME INTERESSARIA POR ESTES ” jornalistas”), quem aqui em são consciência considera-os ISENTOS em suas análises das políticas do governo (será que o apelido de Urubóloga é só maldade???? ou tem fundo de verdade? E o outro, também conhecido por merdal??? e aquele da rede que TROCA A NOTÍCIA).

      É mais uma ação daqueles que querem espetacularizar a mediocridade e a irrelevância. Olhem a VEJA da semana passada, a desta, e as outras que virão, os TUCANOS serão rempre poupados, os SANTOS TUCANOS.

    3. Isso q vc diz NAO ACONTECEU! Foi usada A REDE WI-FI

      Nao foram usados os computadores do palácio, e sim a rede wi-fi. Que está disponível para todos que estejam naquele espaço com um laptop ou tablet, inclusive jornalistas… 

    4. Não pode.  Não pode tambem

      Não pode.  Não pode tambem  esse  tomar a dimenssão que tomou. E por que tomou? Por que estamos em a dois meses de eleições presidencias. E aí, vale tudo.  Vale lembrar que esta alteração de perfil da Wikipedia  não aconteceu agora.  O fato ocorreu em setembro do ano passado, ficando assim, como que guardo para ser colocado no periodo eleitoral.  Para direita brasileira vale tudo, só não perder.  Para eles  perder o poder é muito vergonhoso.

    5. Ué, não entendi…a Leitão é

      Ué, não entendi…a Leitão é candidata??  E daí que “sujaram” o nome dos impolutos??  Eles fazem muito pior, todos os dias.  A Dilma, o Lula, o Dirceu e tantos outros sofreram e sofrem esse tipo de ataque todos os dias….  Quem não sabe brincar, não desce para o play!!  Os assassinatos de reputação são recorrentes nessa midia tacanha…. 

    6. Lineu, o ano foi de 2013 e o

      Lineu, o ano foi de 2013 e o mês foi maio.

      Quem fez a alteração foi um ajudante de ordens de um senador de um partido de oposição.

      Foi instruído e preparado por um “nerd” que morava, na época, em Londrina no Parana. Esse nerd é destro e estuda Nutrição em uma Faculdade Paulista.

      O tal ajudante de ordens, ajudado pelo “nerd” quebrou a senha da rede 2B do Palácio que, normalmente, é usada pelos funcionário do segundo andar.

      O ajudante de ordens já tinha os textos prontos, editados em um processador de textos. Foi só fazer CTRL+C e CTRL+V e fazer a edição.

      Esse ajudante de ordens foi ao Palácio apenas para isso.

      Prove que isso que foi dito é mentira.

       

       

    7. “Uma pessoa  usando um

      “Uma pessoa  usando um computadaor em um orgão publico, em epoca de eleição,  NÃO PODE.”

       

      A mudança foi feita em 2013, ano em que não houve eleição

    8. A alteração é velha

      Desculpa amigo, mas você está fazendo muitas confusões. Primeiro, não se pode falar em computador e sim em rede. Qualquer celular  ou note book usando o Wi Fi do planalto poderia ter feito a alteração, logo não se pode afirmar que foi um computador do governo.

      Segundo, a alteração é antiga, nova é a reclamação. De tão relevante é a alteração, que eles demoraram meses para perceber e reclamar.

    9. Wikipídia

      Prezado Lineu,

      Algumas considerações sobre seu comentário: a alteração do perfil da Miriam Leitão foi feita no ano passado, bem distante do período eleitoral. Portanto, quem faz alarde de algo insignificante, buscando dividendos eleitorais, como o Aécio, contando com as caixas de ressonâncias dos jornalões da mídia nativa, é que deve ser combatido. Por que estes mesmos jornalões não se indignaram quando o site do filho de um tucano de alta plumagem, o Xico Graziano caluniou o filho do Lula, dizendo que este era dono do Friboi e apresentou a Escola Superior de Agricultura de Piracicaba, numa montagem grosseira, como uma das propriedades do Lulinha? Neste caso, ficou clara o origem da calúnia. Desde os tempos da velha república, a velha direitona brasileira usa do expediente de criar farsas que acabam entrando para a história, como foi o caso do Plano Cohen. Se vc, por acaso, não o conhece, consulte a Wikipédia, onde, espero, nenhum aloprado da direitona não a tenha alterado. Outra coisa: como vc deve saber, qualquer pessoa poderia ter acesso ao wi-fi da rede de computadores do Palácio do Planalto, para alterar o perfil da ilustre jornalista, inclusive um membro da equipe do Aécio, para montar uma farsa e criar um grande escândalo político, o que é plausível se pensar, considerando que somente agora, o “escândalo” vem à tona. Compare os dois casos (do responsável pela propaganda do Aécio, e, honestamente, pense qual deles é o mais grave. Por que a grande mídia não se escandalizou, pelo contrário, silenciou o episódio do filho do ex-coordenador da campanha do Aécio e agora faz esse estardalhaço todo para encobrir, aí sim, os escândalos da gestão do Aécio, com a construção de vários aeroportos para beneficiar terras dele e da família. Pense bem: quem são os aloprados e que se julgam além do bem e do mal?

      Uma última coisa: a frase que vc se refere, do jeito que cita não faz nenhum sentido. A frase original é do pensador italiano Nicolau Maquiavel que, em sua obra O Príncipe, afirma que para este “o fim justifica os meios”, e não o contrário.  

  2. A mídia corporativa quer

    A mídia corporativa quer gritar censura para defender a censura de meios de comunicação que eles não controlam, e assim retornar à ditadura da comunicação com o qual – desde 1964, com a Revolução Democrática – eles sempre participaram ativamente.

  3. Em relação a Miriam

    Em relação a Miriam Leitão/Globo, a inteção é respingar alguma coisa na Dilma.

    Eles sabem que qualquer um pode alterar o conteúdo da enciclopédia.

    Mas que se dane, se pelo menos um idiota acreditar no que eles estão dizendo já valeu a pena.

  4. VERDADES

    O conluio de “Veja” e TV Globo para inventar escândalos, por J. Carlos de Assis

     QUA, 06/08/2014 – 07:52

    Que “Veja” e Tevê Globo,  por força de seu proselitismo de extrema direita, inventem um escândalo relacionado com a CPI da Petrobrás para desacreditar o Governo, nada de novo. Que os dirigentes do Senado e da dita CPI levem isso a sério, ao ponto de determinar investigações, é extremamente grave. Significa que não há um processo preliminar de avaliação de pseudo-denúncias pelo qual alguém que ostente a credencial de Senador da República acabe passando o recibo de ser um simples idiota.

    Já fui secretário de CPI da Câmara dos Deputados. Era comum que fizesse uma lista de perguntas sobre questões específicas aos depoentes. Meu interesse, na condição de auxiliar da instituição CPI, era o esclarecimento de fatos e de situações de seu interesse. Jamais passaria pela minha cabeça esconder minhas perguntas. Não estava num programa de pegadinhas na televisão. Meu interesse não era forçar contradições do depoente, mas colocá-lo diante de questionamentos objetivos para trazer a verdade à tona.

    Já auxiliei pessoas a prestarem depoimentos em CPI ou a participarem de debates públicos. Meu papel, nesses casos, tem sido o de simular à exaustão respostas a possíveis perguntas ou respostas a diferentes  questionamentos de conhecimento público, incluindo prováveis provocações por interesses escusos. Só um idiota vai para uma inquirição pública ou debate sem alguma forma de preparação. Em geral, nossa memória é fraca. E numa situação em que há algum nível de hostilidade ideológica, todo cuidado é pouco.

    O “crime” postulado por “Veja” e catapultado em nível nacional pela Globo, num conluio explícito para desacreditar o Governo, consiste na afirmação de que depoentes vinculados à Petrobrás tiveram acesso a perguntas que seriam feitas na CPI. Ora, ou essas perguntas são objetivas, visando a algum esclarecimento efetivo, ou são pegadinhas, para forçar contradição do depoente. No primeiro caso, a antecipação da pergunta, se houve, não teria qualquer efeito no esclarecimento dos fatos. Contudo, se é uma pegadinha, não tem  nenhum efeito objetivo sobre o curso da CPI, exceto, talvez, a humilhação episódica do depoente.

    Entretanto, essa não é propriamente a questão, mas seu contexto. O fundamental é que não se pode fazer uma investigação no Senado sobre algo que não existe. Acaso seria crime um depoente ter acesso a perguntas a que seria submetido? Acaso preparar um depoente para responder perguntas na CPI seria crime? Onde está a fraude? Preparar-se adequadamente para uma CPI honra a instituição do Congresso. O depoente poderia simplesmente chegar lá e calar-se. Naturalmente que, para “Veja” e Tevê Globo, o espetacular, para mexer com a emoção do povo, seria que alguém, pego de surpresa, cometesse o percalço de confessar algum crime na CPI a fim de que saísse de lá com algemas. Isso, já se viu, não acontecerá na CPI da Petrobrás simplesmente porque não houve crime. Portanto, é preciso inventar algum na sua periferia.

    No meu tempo de jornalismo, inaugurei no Brasil o jornalismo investigativo na área econômica denunciando vários escândalos financeiros do período da ditadura, ainda na ditadura. Era um trabalho solitário. Não havia ajuda da Polícia Federal, que na época só se preocupava em prender comunistas; não havia apoio do Ministério Público e da própria Justiça (com raríssimas exceções), serviçais do poder militar;  ou do próprio conjunto da imprensa, que se mantinha omissa com medo do Governo ou do anunciante. Não obstante, com o apoio de meu jornal, pude enfrentar grandes blocos de poder político e econômico pela razão elementar de que tinha uma premissa: na denúncia, é preciso ter um código de ética que leve em conta a solidez das provas, a clareza do crime ou da irregularidade, e a inequívoca identidade dos autores.

    O código de “Veja” é diferente. Em vez de provas, basta-lhe uma gravação que algum agente desonesto da Polícia ou um espião privado lhe entreguem comprometendo, num contexto nebuloso, alguma pessoa suspeita de governismo; é totalmente dispensável identificar a ação denunciada como crime ou irregularidade; os autores podem ser difusos, desde que comprometam de alguma forma o Governo. Assim, coma gravação deturpada de um lado e o apoio da Tevê Globo do outro, “Veja” produz um escândalo com som retumbante o suficiente para que o Senado a leve a sério.

    Em três livros sobre a patologia dos escândalos da era autoritária – A Chave do Tesouro, Os Mandarins da República e A Dupla Face da Corrupção -, em vez de me limitar à história dos escândalos em si, procurei mostrar a institucionalidade que permitiu sua eclosão. Vou fazer o mesmo, resumidamente, para que se entenda a patologia dos “escândalos” denunciados por Veja. A revolução da informática expulsou os jornais da notícia; como reação, o jornalismo escrito tenta se refugiar na análise. A revista ficou com seu espaço diminuído, porque está distante da notícia (diária) e com pouca eficácia na análise, campo dividido com os jornais. Como consequência, seu campo favorito tornou-se o escândalo. Notem que, de duas em duas semanas,  “Veja” expõe um, às vezes elevando roubo de galinha a categoria de grandes escândalos. Quando nem isso existe, ela inventa. Daí a “fraude” na CPI.

    P.S. Para que não me interpretem equivocadamente, devo dizer que não sou governista, não sou do PT nem apoio integralmente a política do PT. Admiro as políticas sociais dos governos Lula e Dilma, mas discordo de sua política macroeconômica, que considero responsáveis pelo mau desempenho da economia brasileira. Não obstante, não saio por aí inventando escândalos para dar suporte a candidatos neoliberais de extrema direita na atual disputa eleitoral.

    J. Carlos de Assis – Economista, doutor em Engenharia de Produção pela Coppe-UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB, autor de mais de 20 livros sobre economia política brasileira.

  5. Borra de medo!!!

    Estão colocando as porcarias da Globo a cima de qualquer coisa! Isso é Brasil!!! Será que o governo ainda tem medo da ditatura que a Globo apoiou e que ainda pode apoiar?

  6. A Sra. Leitão

    A Sra. Leitão, tem de estar satisfeitíssima, pois nunca esteve (nem imaginara) em tanta evidência. Mas declarar como fez, “É ingenuidade acreditar que uma pessoa isolada, enlouquecida, resolveu, do IP da sede do governo, achincalhar jornalistas.(…) Alguém deu ordem para que isso fosse executado. É uma política. Não é um caso fortuito” – só está atendendo os interesses dos patrões (aqueles que devem em torno de R$ 1 bi de imposto de renda).

  7. Pode até ter sido um

    Pode até ter sido um funcionário. Funcionário de carreira e simpatizante da oposição ou será que não há nenhum por lá?

  8. Sabem o que é mais engraçado?

    O perfil de leitão e sardemberg passou um bom tempo com as alterações sem que ninguém percebesse. 

    Ou as pessoas que leram acharam as alterações lógicas, razoáveis e corretas… ou simplesmente não deram a menor bola.

     

  9. Hipocrisia, pura e simples

    E quando a Globo expõe para milhões de idiotas telespectadores, sem provas convincentes, figuras públicas, como Ministros de Estado, como foi o caso de Orlando Silva, como criminosos comuns e os jogam no ralo da marginalização e destruição de pessoas?

    Será que alguém, dentre elas dona Mirnian Leitão, lá de dentro, fica indignado(a)?

  10. Será que vale  a pena

    Será que vale  a pena continuar discutindo a alteração do perfil da  Sra. Mirian leitão e do outro Senhor? Essa discussão só serve para valorizar o passe da dita cuja, como se diz de jogador   perna de pau – Esses não contribuem com coisa alguma  e só ver os comentários deles . É sómente um factóide  de período eleitoral. Ninguén de sã conciência  dá credibilidade para a Globo e a revista Veja.

  11. isoo me lembrou policiapaulista vestindo camisa do PT

    para criminalizar campamha do Lula .

    A Policia Paulista vestiu camisa do PT nos sequestradores.

    Não é coisa de aloprado e nem do funcionario descuidado.

    isso atende aos interesses dos supostos prejudicados.

  12. Quem deve se achar acima de tudo e todos é o Lineu.

    No comentário deste cidadão tem tanta bolinha de papel, que o mesmo deve ser um seguidor do Cerra.

  13. Escândalo emperrado da Globo!!!

    Pior que alterar o perfil da Miriam Leitão, jornalista de economia da Globo, é ela explicar para milhares de brasileiros, qual é o mal que traz para o Brasil a sonegação da Globo de quase 1 bilhão. Por que será que o governo também não fala disso? Presidenta Dilma eu quero saber ou a senhora é conivente com a Globo? Esse escândalo já faz uns 13 anos e até agora nada!!!

  14. Moleques

    A Miriam Leitão é apenas uma cidadã.O palácio do planalto é a sede do governo e um símbolo republicano do Estado.Supostamente foi desse local que partiram opiniões de simpatizante político partidário, que nada tem a ver com as funções dos nossos representantes institucionais.Moleques não devem e não podem brincar em locais de onde deve partir  exemplos de civilidade , tolerância e respeito pelo povo .O Brasil, ao contrário do que teria dito De Gaulle, é um país sério, apesar de ainda muito injusto.

    A presidente disse, em outras palavras, que o palácio não é local de molecagens.Que o façam onde quiserem , menos na sua “casa”.

  15. Criminosa

    A Dilma vem cometendo uma série de crimes capazes de jogá-la (de novo) na cadeia:

    1) Dirigiu motocicleta sem ter carteira ( o Collor também fez isso mas ele podia, né? Afinal era o favorito da Rede Globo)

    2) Passeou com o neto no colo, no banco trazeiro de uma viatura pública, quando a criança deveria estar presa à cadeirimha;

    3) Permitiu que alterasse o perfil da Miriam Leitão provando que ela não é tão inteligente quanto pensa que é;

    4) Permitiu que Executivos da Petrobrás exercitassem um debate simulado antes de deporem na CPI do Senado.

    Com um passado desse como pode pleitear a reeleição?

  16. “Ele removia o acréscimo e eu

    “Ele removia o acréscimo e eu o recolocava. Depois que o relatório de modificações da página ficou abarrotado de informações sobre o que estava ocorrendo fiz um Print do mesmo e o publiquei na internet, tirando um sarro da Wikipédia, do Diretor da CIA em questão e do babaca que ficou com tendinite de tanto remover o que eu colocava na página que ele administrava. “

     

    Numa boa, o babaca na história não era o cara que administrava a página. O babaca de ontem é o mesmo de hoje.

  17. QUE FALTA FAZ CACHOEIRA…

    A única coisa importante a ser considerada nesse factóide, utilizado para tentar desviar a atenção sobre os não explicados “aecioportos de família”, construídos em Minas, é de terem escancarado, ao utilizarem munição de baixo calibre gerada em 2013, que o estoque de “escândalos” para a campanha de 2014 não tem poder explosivo e está com o prazo de validade vencido, ressaltando o quanto fazem falta as “Organizações Cachoeira” ao “jornalismo investigativo da mídia” líder da oposição. Infelizmente para a democracia, a mídia brasileira vive o mesmo drama do complexo Cantareira, a cada dia que passa, mais perto da lama ficam.   

  18. Não sei o que é mais

    Não sei o que é mais horroroso. Se o texto do autor ou o texto dos comentarios.

    Dizer que a jornalusta fica “cacarejando”  é.coisa de quem escreve relinchando.

    1. Concordo com você

      O problema Paiva é que mais uma vez nesse site, boa parte das pessoas confude preferência partidárias com a notícia em si. Mudaram o foco da discussão sobre a alteração do verbete para kigação com a eleição.

      Usar o Wikipedia ou outra fonte para detonar alguém porque não gosta dela não pode, é errado sim. E escrever  “fato do verbete da Mirian Leitão ter sido modificado é irrelevante”…irrelevante porque se trata de alguém que ele não gosta, se fosse alguém da sua preferência, seja lá quem fosse, seria errado, um crime, absurdo, tc

      Fora que é um baita texto besta, tem matéria mais interessantes para dar destaque Nassif.

    2. Você cacarejou na minha

      Você cacarejou na minha página da mesma maneira que a Mirian Leitão cacarejou por causa da Wikipédia. OK, brother. Você nem precisa dizer qual é a sigla do coletivo de galinhas a que pertence. Ha, ha, ha…

  19.  
    Lineu Ignacio, vosmecê tá

     

    Lineu Ignacio, vosmecê tá de troça com nós. Né não?

    Evidente que nenhum beócio, seja ligado às oposições ou ao governo, teria o menor ganho em cometer a tosca bobagem.

    Mexer na enciclopédia virtual para alterar o perfil desses dois medíocres empregados da rede globo. Tal ação só teria alguma serventia para trazer algum lume aos apagados servidores da TV globo, ao tempo em que, o factoide pode render miligramas de oxigênio à moribunda oposição.

    Onde já se viu alguém “invadir” uma página da Internet criada e disponibilizada na rede internacional de computadores exatamente com este propósito. Qualquer idiota (ou não! Diria o Caetano), pode acessar e alterar dados, que via de regra, são originalmente adulterados pelos seus próprios autores. Ver as lorotas do zé serra, alí plantadas pelo gajo, à guisa de biografia.

    Nem sempre, a verdade encontra pouso nas páginas da Wikipédia*. Imagina se iria aterrissar nos aeroportos clandestinos dos neves e dos marinhos algo que não fosse criminoso e ilegal .

    Orlando

    *A Wikipédia é um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngue estabelecido na Internet sob o princípio wiki. A Wikipédia tem como objetivo fornecer um conteúdo reutilizável livre, objetivo e verificável, que todos possam editar e melhorar. …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador