Ciro denuncia esquema de Temer no Porto de Santos

Ex-governador conta também que, desde governo Collor, já alertava para as manobras ilegais de Eduardo Cunha no Congresso

 
Jornal GGN – Nesta segunda parte da entrevista que Ciro Gomes (PDT-CE) concedeu para o GGN, no programa Na sala de visitas com Luis Nassif, o ex-governador conta que já alertava para as manobras ilegais de Eduardo Cunha no Congresso, desde o governo Collor, e chama de “quadrilha” o grupo político composto por Cunha, Eliseu Padilha e outros nomes próximos a Michel Temer e, ainda, anuncia o envolvimento de Temer no esquema de corrupção do Porto de Santos e os embates políticos que evitou maior desgaste do governo Lula no Mensalão. 
 
“Você tem uma quadrilha na Câmara, que ainda hoje existe, e é mandada hoje de dentro da cadeia, como acabou de denunciar o Renan Calheiros, pelo Eduardo Cunha, que documentou-se sobre a grana que distribuiu aí pra todo mundo, você tem a quadrilha do Senado que aí é [Valdir] Raupp, [Romero] Jucá, essa turma, Renan, Eunício Oliveira, que é 14 anos o tesoureira do partido (PMDB), e você tem a enturragem pessoal do Michel Temer que ainda tem a característica pessoal de estar mofada mentalmente, porque além de serem corruptos também são velhos que não conhecem mais o Brasil, daí você explica, também porque o Michel Temer faz tanta patetada (…)”, completando em seguida:
 
“Na última eleição que ele disputou, ele saiu como o último deputado votado entre os 71 deputados de São Paulo, e já estava chafurdando na corrupção da Docas [do Porto] de Santos. Eu tenho o processo onde uma moça reclama do reconhecimento de união estável e pede a pensão e diz lá como eram as reuniões, a divisão do dinheiro, e sumiram com esse processo do Fórum de São Paulo, mas antes um amigo me deu posse da cópia”. 

https://www.youtube.com/watch?v=5a-ENMWPAMo&feature=youtu.be width:700
Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais uma..

    Do livro de memórias do Ciro Gomes. 

    Ciro poderia fazer um excelente livro de memórias, assim como esta acima citada.

    O livro poderia ser titulado como: “Eu fazia parte, nada fiz, mas agora conto”. O livro teria capítulos para cada partido político que lhe deu cobertura para a sua carreira pessoal.

    1. E cadê o Cid Gomes?
      Está em

      E cadê o Cid Gomes?

      Está em Harvard? Li em algum lugar que era o seu sonho, sonho que tb foi o do Ciro que lá esteve tempos atrás (hum …).

      Depois de, na condição de ministro da Dilma, xingar o presidente da câmara teve que renunciar ao cargo (que sacrifício!) e saiu aclamado.

       

      1. Não sei se foi a Harvard…

        Mas os Gomes carregam como “personal-professor” de estimação o professor Mangabeira Unger

        O episódio do Cid mostra uma coragem de quem não é responsável final pelo Governo. Dilma foi mais corajosa e madura ao engolir sapos e tentar levar essas discussões para um plano mais reservado, nunca na frente da mídia.

  2. Lula: presidente ou líder transformador ?

    Lula é inequivocamente o MAIOR líder popular do Brasil.

    Onde esse poder de Lula pode ser mais transformador ? Como presidente, de novo ?

    Será que Lula não poderia desempenhar um papel histórico ainda mais relevante ?

    Penso que no Brasil há necessidade de uma ruptura política. Para isso é preciso um movimento popular, com força política para promover as mudanças. Mas, não há hoje unidade nos movimentos populares, o que enfraquece o poder popular. Lula poderia ser esse líder aglutinador e mobilizador, visando estruturar uma força política que realmente possa se contrapor à plutocracia entreguista e escravocrata que ainda domina o Brasil (estamos vivendo isso diariamente).

    Imaginem Lula politizando, organizando e liderando o povo para uma inédita ação transformadora.

     

    1. lula…..

      Mas aí eu pergunto: E daí? Onde está o país prometido por toda esta gente nos anos de 1970 e 80? Onde está o país que surgiria depois da Redemocratização? Onde está a luz que viria sobre a escuridão de 2 décadas de ditadura? Onde está a revolução contida na Constituição Cidadã? Todos, eu digo todos, abraçados, irmanados, em palanques, em unissono, prometendo um novo país: gastos sociais, melhores condições e serviços públicos, democracia, transparência, liberdade, educação, saúde…. O Homem acima do capital. Todos, não sobrou um sequer que não chegou ao Poder. De Teotonio a Waldir Pires. De Dutra a FHC. De Covas a Lula, De Ciro a Montoro, De Amazonino a Brizola. Hoje, já na aurorra de 2020, é somente capital pra cá, capital pra lá. Interesses privados e bandidos sobre rodovias, sobre eletricidade, sobre portos, sobre petróleo, sobre minerais. Um levou daqui. Outro levou dali. Todos, irmanados, em unissono. Aí eu pergunto: Onde está o país prometido? Canalhas, participaram integralmente destas 3 décadas de atraso, corrupção e sabotagem. Os mesmos, agora mudarão o que? Canalhas, este discurso não vai mais a lugar algum.   

  3. Uma aliança Ciro e Lula em 2018 não só venceria o Planalto como

    Uma aliança Ciro e Lula em 2018 não só venceria o Planalto como também o principal reduto do PSDB: o Estado de São Paulo!

    2018 não comporta duas candidaturas nacional-desenvolvimentista, como seria as candidaturas do Lula e do Ciro. Essas candidaturas representam rigorosamente o mesmo projeto político. Os mesmos intelectuais que apoiam o Lula apoiam o Ciro. É um racha desnecessário.

    Essa aliança entre o Lula-Ciro poderia inaugurar um novo ciclo nacional desenvolvimentista que duraria pelo menos duas décadas. A direita seria atropelada nas eleições e demoraria um bom tempo até se recompor.

    Só há vantagens na parceria dos dois principais líderes progressistas da centro-esquerda brasileira. Ambos sairiam ganhando.

    O Lula é um político sábio e tenho certeza que tomará a decisão mais coerente para o momento histórico que vivemos. Apoiar hoje o Ciro Gomes e preparar sua sucessão com o Fernando Haddad. Essa manobra garantiria pelo menos 16 anos de governos progressistas.

    1. Um racha no eleitorado

      Um racha no eleitorado progressista arrisca colocar no segundo turno um direitista e um zebra correndo por fora. Uma sinergia Lula-Ciro ou Ciro-Lula é o ideal. Não importa quem seja o cabeça, o vice não será decorativo. Mas, antes, precisam diminuir as vaidades pra perceberem isso.

  4. Tá, mas ele já mandou a cópia

    Tá, mas ele já mandou a cópia do processo que prometeu ao Nassif. Nada contra o Ciro, pelo contrário, tem minha admiração e meu voto, mas promessa de político… sabe como é.

  5. O problema não é esse esquema
    O problema não é esse esquema antigo,o problema é o judiciário q não quer ver !!
    Obs:São “os mesmos”q permitiram atrocidades no Brasil por 320 anos com os nossos irmãos negros e agora permitem com Lula,PT,Dilma e os trabalhadores !

  6. Ciro é o melhor vice que o Brasil poderia ter

    Ciro é candidato ideal para vice presidente. Não só seria serviria como consiência amiga, como ninguém iria ter coragem de dar um golpe para colocá-lo no poder.

    1. Ok Paulo,mas Ciro é
      Ok Paulo,mas Ciro é turrão,não aceita ser vice,acredito q ele pode contribuir muito para o país governando,olha a elite é muito Cabrera com Ciro, até acredito q não vão prender o Lula com medo de Ciro ser a única alternativa da esquerda e se ele ir procurar segundo turno ganha,já Lula indo para o segundo turno(e vai !)terá uma taxa de rejeição enorme,É POR ISSO Q LULA NÃO DEVE SE ILUDIR COM NENHUM ACORDO !

  7. Assisti a três trechos

    Assisti a três trechos publicados dessa entrevista. Se Ciro Gomes pretende apenas ganhar voto, sua postura está de bom tamanho. Mas se pretende governar promovendo o estabelecimento de um país bom para todos nós, prospero, soberando e independente, é preciso que ele saiba que, na verdade prática, não há salvador da pátria. Seria bom, se é que ele ainda não o fez,  ele correr atrás de aliados programáticos – e não de coalizões – em todas as áreas da administração pública: economia, forças armadas, saúde, educação, justiça, relações externas etc. e não descuidar, de jeito nenhum, da assessoria de imprensa. Teria, também, que ter gente muito corajosa a seu lado. Gomes parece ser bem preparado, não ter rabo preso com as elites e e sem dúvida é bem intencionado. Mas isso apenas não garante novo estabelecimento de uma sociedade democrática de direito. “Culhões roxos” até o Collor tinha… Ninguém ganha briga desse tamanho sozinho.

  8. 2018 A GRANDE MASTURBAÇÃO INTELECTUAL

    Ninguém sabe o que ocorrerá com Lula nos próximos dias, também não se sabe o que o congresso está tramando para o futuro. Parlamentarismo? Ou qualquer outra sacanagem para freiar o PT.

    E com tudo isto ficam todos nesta grande masturbação intelectual que são os esquemas para uma eleição que ninguém sabe se irá sair ou como irão fraudá-la.

    Estou muito velho para masturbações intelectuais!

  9. inimigo

      O Ciro tem o mesmo perfil do Bolsonaro, do Trump, esculhamba geral, um governante não pode ser assim, tem que ser conciliador e vai derrubando seus inimigos na surdina, o Lula se da bem com todo mundo e a vai aparelhando a PF, entendeu ou quer que eu explico.

  10. Judiciário sempre soube

    Que Temer é o “cara” de Santos o Juidiciário sempre soube. Da mesma forma que sempre soube das propinas do Aécio em Furnas. a questão é que para aliados a Justiça é cega, surda e manca de uma perna.

  11. Judiciário sempre soube

    Que Temer é o “cara” de Santos o Judiciário sempre soube. Da mesma forma que sempre soube das propinas do Aécio em Furnas. a questão é que para aliados a Justiça é cega, surda e manca de uma perna.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador