Sala de visitas recebe Felipe de Alencastro, Negão Almeida e Antonio Nóbrega

Assista agora: as marcas da crise política; um ícone das noites paulistanas; e a riqueza da música tradicional brasileira
 
https://www.youtube.com/watch?v=3pcm2OmHUBA height:394]
 
Jornal GGN – Em entrevista exclusiva para Luis Nassif, o historiador e cientista político da Escola de Economia da FGV de São Paulo, Luiz Felipe de Alencastro avalia a crise política brasileira, criticando o esforço excessivo de setores da sociedade, que defenderam o impeachment, em enquadrar a troca de governo como fato legítimo.
 
“Em agosto do ano passado o presidente Fernando Henrique Cardoso – num momento não tão rigoroso da grande obra dele como cientista político – fez essa distinção dizendo que o governo era legal, mas não era legítimo. Ora, isso não existe no regime democrático. Em todo o regime democrático, por definição, o governo legal é governo legítimo”. 
 
Alencastro, que também é professor emérito da Universidade de Paris IV Sorbonne, prossegue: “Para dizer que o governo da presidente Dilma era ilegítimo, era preciso primeiro provar que a gente tinha saído da democracia, o que é muito difícil de comprovar. Em seguida, agora recentemente, em entrevista à revista IstoÉ o presidente Fernando Henrique falou que o problema do governo Temer,  que tem a maioria do apoio do Congresso, [mas não tem da maioria da opinião pública, é que ele não é originário do impulso do voto. Ora, realmente se ele não é originário do impulso do voto, ele é originário do impulso derivado do voto. Quem tinha a legitimidade, e a legalidade originária do voto, era a presidente Dilma. Está na constituição. Aí ele está correto e, evidentemente, que isso solapa a legitimidade deste governo”. 
 
Em seguida Luis Nassif recebe José Almeida, também conhecido como Negão Almeida. O sambista é um dos personagens centrais da boemia de São Paulo, desde os anos 1950. Ele conta um pouco da sua história tanto na arte quanto no esporte. Nos anos 60, Almeida foi o primeiro negro a pular do Esperia, clube poliesportivo fundado pela colônia italiana, num desafio ao preconceito. Almeida também relembra fatos compartilhados com outros músicos da noite paulista, como os ícones Dino Sani e Gilmar dos Santos Neves. 
 
Fechando essa edição, Nassif entrevista no bar Brazileria mais um nome de peso: Antônio Nóbrega, grande artista que transita na música e no teatro, detentor dos prêmios SHELL de teatro, Mambembe, TIM de Música, entre muitos outros. 
 
Além tocar e cantar o pernambucano, elogiado pelo eterno Ariano Suassuna, fala dos reflexos da produção cultural de Recife, avalia as novas produções artísticas e musicais no país e levanta elementos importantes que comprovam criatividade e genialidade do tradicional repertório nascido nas periferias do país, destacando o brilhante Noel Rosa. 
 
Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O que podemos concluir quando

    O que podemos concluir quando FHC pensa é que a Direita e a Mídia pensam em relação aos rumos a seguir. É quase didático. Neste momento, confirmamos o mal estar do Faustão ao proferir críticas ácidas ao governo Temer no último domingo sendo que a mensagem ao povão de forma sutil mostra o que os Marinhos pensam. É também bem didático.

  2. Vale a pena ler “Os riscos do vice-presidencialismo” de L F de A

     

    Visitantes,

    Os artigos de Luiz Felipe de Alencastro são em geral muito bons, mas o mais pertinente artigo dele para o momento atual e que deve vir a ser um clássico é “Os riscos do vice-presidencialismo” publicado na Folha de S. Paulo, de domingo, 25/10/2009 e em boa hora lembrado por ele em comentário que ele enviou sexta-feira, 07/08/2015 às 23:56 para o post “O raio X da política e o fator Temer” de sexta-feira, 07/08/2015 às 19:45, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria dele e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-raio-x-da-politica-e-o-fator-temer

    O comentário de Luiz Felipe de Alencastro e que ele intitulou “O desequilíbrio entre Dilma e Temer comentado há 5 anos” consiste além do título apenas do link para o artigo dele na Folha de S. Paulo. O link é o que se segue:

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2510200908.htm

    O comentário de Luiz Felipe de Alencastro consistindo apenas do título e da chamada para o artigo, saiu no ano passado e já havia então 6 anos da publicação e não cinco como ele diz no título.

    E para reforçar o comentário de Luiz Felipe de Alencastro que apresentava uma crítica a falta de convivência e experiência com a prática política da ex-presidenta à custa do golpe, Dilma Rousseff, eu transcrevi em um comentário que eu enviei sábado, 08/08/2015 às 11:39, junto ao comentário de Luiz Felipe de Alencastro enviado sexta-feira, 07/08/2015 às 23:56, um comentário de Marco Antonio Castello Branco e que era bastante crítico nesse plano político da falta de vivência da presidenta Dilma Rousseff, embora ele fizesse uma abordagem com enfoque diferente do Luiz Felipe de Alencastro.

    O comentário de Marco Antonio Castello Branco foi publicado junto ao post “Para entender o desgaste do governo Dilma” de segunda-feira, 16/06/2014 às 16:47, publicado aqui no blog de Luis Nassif e de autoria dele e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/para-entender-o-desgaste-do-governo-dilma

    Enfim tanto o artigo de Luiz Felipe de Alencastro como o comentário de Marco Antonio Castello Branco servem bastante para a compreensão das falhas e qualidades da ex-presidenta à custa do golpe, Dilma Rousseff no que diz respeito à atividade política. E o artigo de Luiz Felipe de Alencastro, pelo caráter profético que ele adquiriu, acabou tornando-se um clássico.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 30/09/2016

    1. Mais sobre L F A no post “Queda de Temer pode levar a um . . .”

       

      Visitantes,

      Junto ao post “Queda de Temer pode levar a um aprofundamento da crise política” de sexta-feira, 30/09/2016 às 18:56, aqui no blog de Luis Nassif há a transcrição de parte da entrevista de Luiz Felipe de Alencastro.

      O endereço do post do post “Queda de Temer pode levar a um aprofundamento da crise política” é:

      https://jornalggn.com.br/noticia/queda-de-temer-pode-levar-a-um-aprofundamento-da-crise-politica

      Não se deve deixar enganar pelo título pois ao que parece, pelo menos na parte do que foi transcrito, ele não chega a dizer o que se induz do título.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 02/10/2016

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador