Leilão de Cadillac 1928, que pertenceu a Al Capone, é hoje

Por ROSE

Cadillac 1928 que pertenceu a Al Capone, será leiloado no próximo dia 28 de julho

Por Fábio Amorim, No Acelerando por aí

Cadillac 34-A Town Sedan (1928)

Al Capone foi um dos bandidos mais famosos dos EUA e na ´depressão´ americana dos anos 1920, época em que era proibida, por exemplo, a venda de bebidas alcoólicas, o gangster de Chicago fez fortuna elaborando grandes negócios com o comércio ilegal de álcool. O mitológico e misterioso Al Capone virou celebridade e sua história de vida foi transformada em filmes de cinema e livros várias vezes.

Carroceria foi pintada em verde musgo para confundir a polícia americana, que tinha os carros da mesma cor na época

Carros de luxo, claro… >> Dentro do seu suntuoso estilo de vida, um dos luxos que Capone mais gostava eram os carros caros e confortáveis, incluindo aqui este belo Cadillac 34-A Town Sedan (1928), que o lendário meliante utilizou como “carro de trabalho” nos seus ´serviços´ até a sua prisão em 1931. Entenda ´serviços´ como várias fugas da polícia após tiroteios homéricos dentro de Chicago.

Janelinha traseira era escamoteável para poder revidar os tiros em perseguições

 

Camuflagem >> Este Cadillac de 1928 era todo original, mas, para camuflar-se dos homens da lei, Al Capone mandou pintá-lo com a mesma cor dos veículos da polícia americana na época, um elegante verde musgo. O modelo contava com equipamentos bem especiais, como um proibido rádio idêntico ao utilizado dentro dos carros do governo e, obviamente, sintonizado na mesma faixa de frequência, o que facilitava suas fugas, já que havia informações privilegiadas das rotas vigiadas.

Vidros e carroceria eram blindados: gangster usava chapas de aço de 25 mm de espessura

 

Blindagem >> Precavido e temendo pela própria vida, o gangster mandou aumentar a proteção do seu possante. Já naquela época encomendou uma blindagem com chapas de aço de 25 mm de espessura e vidros quase cinco vezes mais largos que os originais, também blindados. Na parte traseira ele mandou instalar uma janelinha “de queda” que abria possibilitando revidar os tiros da Polícia dos EUA no flanco posterior do radical Cadillac.

Painel negro com mostradores em ponteiro. Câmbio era manual de 3 marchas

Restauração >> Segundo a casa de leilões, na década de ´50, este automóvel sofreu uma criteriosa restauração e todos os detalhes modificados por Capone foram mantidos. Esse Cadillac possui um motor V8 de 5,6 litros (5600 cm³) e 90 hp de potência. Sua caixa de câmbio é manual de três velocidades, passando todo o fôlego do propulsor para o eixo traseiro e os freios são a tambor nas quatro rodas, um dos pontos fracos do carro, já que a carroceria é bem pesada.

Ótimo espaço interno e forração em veludo marrom nesse Cadillac V8 de 90 hp

Conforto >> Por dentro o modelo oferece volante de quatro raios, painel negro com medidores de ponteiros (também com fundo preto) e os bancos são revestidos em marrom com um tecido altamente aveludado e macio. Há bastante espaço para até cinco pessoas.

O famoso fora da lei que somente foi capturado por uma falha na declaração do seu imposto de renda

Curiosidade >> Alphonse Gabriel Capone, mais conhecido apenas como “Al Capone” foi, provavelmente, a figura mais emblemática do mundo do crime norte americano. Até hoje é relembrado e até cultuado em vários lugares do mundo. A história mostra que o Governo dos EUA somente conseguiu prender Capone via irregularidades em seu imposto de renda. Jamais conseguiram capturá-lo por seus criminosos (e conhecidos) feitos paralelos.

Currículo do carrão >> O belo (e histórico) automóvel que irá a leilão no próximo dia 28 de julho pelo martelo da renomada “RM”, passou a maior parte do tempo dentro de museus e já foi vendido várias vezes. Em 2006 um colecionador chegou a pagar US$ 621.500 num leilão. Após sua morte, o carro foi leiloado novamente em 2010, mas desta vez o lance mais alto somente atingiu a quantia de 355 mil dólares americanos. A especializada casa de leilões RM acredita que Cadillac aventureiro deverá ser arrematado após lances que deverão variar de iniciais 300 a 500 mil dólares.

 


Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador