Desigualdade de gênero e democracia são os temas do novo livro de Flávia Biroli

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Capa: Divulgação

Jornal GGN – A cientista política Flávia Biroli se prepara para o lançamento de seu livro “Gênero e desigualdade”, no dia 20 de março. A obra é situada em contexto brasileiro e se desenvolve por meio das diversas discussões sobre a desigualdade entre homens e mulheres. O lançamento acontecerá com o debate “Gênero, raça e os limites da democracia no Brasil”, na Livraria Blooks, em São Paulo.

São os temas feministas pós-1970 e as transformações nas relações de gêneros ocorridas no último século, que compõem os capítulos de “Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil”, uma publicação da Boitempo. Os cenários históricos mundiais e nacionais que afetaram, de alguma forma, as lutas das mulheres também são destacados.  

Na obra, entre as frentes analisadas pela autora está a divisão sexual do trabalho; cuidado e responsabilidades; família e maternidade; aborto, sexualidade e autonomia; feminismos e atuação política. Temas que permitem ver como, apesar dos avanços significativos, o feminino continua inferior em sociedade, situação que questiona os limites da democracia.

A orelha do livro traz uma declaração de Céli Pinto, que diz: “Gênero e desigualdades assinala com muita força que as questões de gênero no Brasil são questões de democracia e nos dá ferramentas para entendermos que as propostas políticas retrógradas contra os direitos das mulheres, em pauta na atualidade, constituem uma das mais duras faces de um projeto antidemocrático mais amplo que se gesta no país.”.

A autora e pesquisadora, doutora em História pela Unicamp e coordenadora o Grupo de Pesquisas sobre Democracia e Desigualdades (Demodê), encerra o livro com uma análise sobre a investida reacionária à agenda de gênero na América Latina. Albertina de Oliveira Costa também faz parte da obra, na quarta capa.

Serviço

Debate Gênero, raça e os limites da democracia no Brasil

Local: Blooks Livraria

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP, 01307-001, Brasil

Quando: Terça-feira, 20 de março, das 19h às 20h

Sobre o livro

Título: Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil
Autor: Flávia Biroli
Orelha: Céli Pinto
Quarta capa: Albertina de Oliveira Costa
Páginas: 232
Preço: R$ 53,00
ISBN: 978-85-7559-604-3
Editora: Boitempo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador