Hoje: Jessé Souza lança livro em São Paulo

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Reprodução DCM

Jornal GGN – O pesquisador e sociólogo Jessé souza desvenda os males das raízes da inferioridade brasileira em sua nova obra. Intitulado ‘Subcidadania brasileira’, o livro será lançado nesta noite de terça-feira,19 de junho. Na ocasião, Jessé irá bater um papo com o público, seguido por uma sessão de autógrafos na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Questionador da corrente que busca na herança colonial portuguesa, país do famoso “jeitinho”, as soluções para desvendar todos os males da sociedade brasileira, Jessé afirma que “ a soma incalculável de privilégios acumulados pelas elites, aliada a um racismo estrutural, são os verdadeiros responsáveis por nossas desigualdades.”

Partindo desse pensamento, a autor explica que esse racismo, implícito e permanente, cria cidadãos de segunda classe. É por meio de referências dos sociólogos Pierre Bourdieu e Charles Taylor que ‘Subcidadania brasileira’ busca explicar este conceito, quais são os pilares que o sustentam e como ele é utilizado politicamente para imortalizar este abismo social vivido há séculos.

Na obra, Jessé traz à tona o que ele chama de “sociologia do vira-lata”, que localiza o  brasileiro num lugar de passividade e baixa autoestima. Em 288 páginas, são questionadas teorias formuladas por nomes da história e sociologia do país, como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Florestan Fernandes, problematizando o pouco peso dado à escravidão por estes estudiosos.

Doutorado em sociologia na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, Jessé é autor de 27 livros. Suas últimas obras  ‘A tolice da inteligência brasileira’ e ‘A radiografia do golpe’ foram lançadas em 2015 e 2016, pela LeYa. Coordenador de diversas pesquisas sobre as classes sociais e a desigualdade no Brasil, atualmente Jessé é professor titular de sociologia da UFABC. ‘A elite do atraso’ é seu livro mais recente, também publicado pela LeYa.

Serviço
 
Lançamento Subcidadania Brasileira, com bate-papo e sessão de autográfos de Jésse Souza
 
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional 
 
Endereço: Avenida Paulista, 2300 – 10° andar – São Paulo Brasil.
 
Quando: terça-feira, 19 de junho, às 19h
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador