Abílio Diniz compra 10% do Carrefour Brasil

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

                                        

Jornal GGN – Abílio Diniz voltou ao varejo brasileiro. Pouco mais de um ano após sua saída do comando do Grupo Pão de Açúcar, que passou a ser controlado pelo grupo francês Casino, o empresário fechou a compra de 10% da subsidiária brasileira da rede Carrefour (principal concorrente do Casino) por R$ 1,8 bilhão.

Pelos termos da operação, a Península Participações (que reúne os investimentos de Abílio e sua família) possuem opções que viabilizam o aumento de sua participação no conglomerado até o limite de 16% ao longo dos próximos cinco anos. A abertura do capital da subsidiária brasileira também poderá contemplar, no futuro, uma listagem na bolsa brasileira.

Atual presidente do Conselho de Administração da empresa de alimentos BRF, Abilio passará a integrar o Conselho de Administração e dos comitês de Estratégia e Recursos Humanos da subsidiária do Carrefour no Brasil. Segundo informações do jornal Valor Econômico, a compra não envolve a operação do Atacadão, cadeia de atacado do Carrefour e considerado o mais lucrativo negócio do conglomerado no país.

“Essa transação representa um primeiro passo significativo no plano anteriormente anunciado por Georges Plassat,Chairman e CEO do grupo Carrefour, de trazer investidores externos para o capital de sua subsidiária brasileira para reforçar os seus laços locais e apoiar o seu crescimento”, diz o conglomerado francês, em comunicado. “Isso permitirá ao Carrefour beneficiar-se da experiência amplamente reconhecida do seu novo acionista no varejo brasileiro para desenvolver o seu modelo multiformatos”.

A entrada de Diniz vai de encontro com a reformulação conduzida por Desmartis. Esse plano inclui a renovação e expansão de sua rede de lojas (com as bandeiras Carrefour, Carrefour Bairro e Atacadão) e o desenvolvimento de novos formatos de lojas de conveniência sob as bandeiras Express e Supeco. O Carrefour também está preparando o relançamento de suas atividades de ecommerce para o segundo semestre de 2015 e o desenvolvimento de seus ativos imobiliários em torno de algumas de suas lojas. Com vendas de mais de R$ 34 bilhões em 2013, o Brasil é o segundo maior mercado do grupo Carrefour.

 

(com Reuters e Valor Econômico)

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estranho.
    Deve ser por

    Estranho.

    Deve ser por ambição.

    No Pão de Açucar ele detinha fatia pequena mas controlava.

    Aparentemente agora não vai controlar nada….

  2. Próximo à minha casa

    temos o Carrefour (atual Abílio) de um lado e o Extra (ex-Abílio) do outro, bem como vários outros supermercados menores (Epa, Martplus, Verdemar, Supernosso, etc.). 

    O Carrefour sempre foi o mais barato de todos, especialmente no departamento de básicos (arroz, feijão, açúcar, etc.)  e o Extra o mais careiro, exceto na área de Informática.  

    Os demais supermercados ficavam com seus preços entre os dois grandões.

    Portanto, agora fico preocupadíssimo em que o Carrefour venha a equiparar seus preços ao do Extra. Disso o Abílio entende.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador