Atividade do comércio cresce 0,6% em maio

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
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Jornal GGN – O movimento dos consumidores nas lojas do comércio brasileiro aumentou 0,6% durante o mês de maio ante o visto em abril, já efetuados os devidos ajustes sazonais, segundo dados divulgados pela consultoria Serasa Experian.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 3,4% na atividade do comércio. No acumulado do ano até agora, isto é, de janeiro a maio de 2015, a atividade varejista avançou 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a maio de 2014).

A maior retração do consumidor nas lojas durante o mês de maio ocorreu no segmento de veículos, motos e peças, o qual recuou 1,9% frente ao registrado em abril. Também observou-se retração de 0,8% no setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios em maio. Na direção contrária, foram apresentadas elevações modestas no movimento dos consumidores nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (+0,4%) e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (alta de 0,3%). Já os segmentos de combustíveis e lubrificantes (+1,6%) e de material de construção (+2,4%) registraram expansões mais significativas.

No período acumulado de janeiro a maio de 2015, três setores estão com crescimento e três com queda. No campo positivo tivemos as altas de 6,2% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios; de 4,6% em móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática; e de 1,5% nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Já no território negativo, observamos recuos de 12,2% no segmento de veículos, motos e peças; de 7,9% em combustíveis e lubrificantes; e de 10,1% no segmento de materiais de construção.

Segundo os economistas da Serasa Experian, “o aumento do custo do crediário, a baixa disposição do consumidor em contrair novas dívidas, a alta da inadimplência e da inflação estão prejudicando o dinamismo da atividade varejista neste ano de 2015, mantendo-a com baixo ritmo de crescimento”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

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