Atividade econômica começa semestre em queda

Jornal GGN – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) encerrou o mês de julho com queda de 0,02%, na comparação com junho, em seu segundo mês consecutivo de queda.

Na comparação com o total registrado em maio, a retração chega a 0,73%, segundo dados revisados pela autoridade monetária. Nos sete meses do ano, os únicos meses que apresentaram crescimento foram fevereiro e maio: 0,75% e 0,06%, respectivamente, na comparação com os meses anteriores.

Nos sete meses do ano, contra igual período de 2014, houve queda de 2,74%. Em 12 meses encerrados em julho, a retração chegou a 1,93% (dados sem ajuste). Em relação a julho de 2014, houve de queda de 4,25%, de acordo os dados sem ajustes para o período, já que a comparação é feita entre meses iguais.

 

 

(com Agência Brasil).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

1 comentário

  1. Só um detalhe. O dado do

    Só um detalhe. O dado do BACEN de 4,25% contra julho de 2014 não usa a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE (que foi criada ano passado), eles usam projeção econométrica e sempre erram por isso pois Serviços é quase 50% do PIB (considerando comércio fora, com ele vai a 72% do PIB).

    Pelos dados das pesquisas conjunturais do IBGE em agosto, sempre considerando o mesmo mês de 2014 temos:

     

    Indústria : -8,9% – PIM-PF

    Varejo ampliado (inclui automotivo e material de construção): -6,8% PMC

    Serviços: 2,1% nominal, cerca de -5% real pois tem que descontar a inflação de serviços (menor do que o IPCA geral) PMS

    Construção Civil: -12,7% recorte da PIM-PF de materiais de construção (ICC – Índice da Construção Civil)

     

    Falta dados da agropecuária mas como ela não pesa nem 7% do PIB não vai compensar, também não dá pra imaginar algo acima de +10% no mês de julho de 2015/ julho de 2014.

     

    Fazendo uma conta por baixo vai dar queda de 5% em julho e não 4,25% como calculado pelo BACEN. E esse certamente será o melhor mês do trimestre.

     

    Na boa, quem for pequeno investidor pode comprar dólar. Eu não me sinto bem fazendo isso mas não serão meus 20 mil reais de aplicação que vão quebrar o Brasil, sou servidor público federal e sei que meu salário logo, logo vai congelar…

     

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome