Clima econômico da América Latina melhora em abril

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Melhora das expectativas influenciou resultado

Jornal GGN – O indicador Ifo/FGV de Clima Econômico da América Latina (ICE) avançou pelo segundo trimestre consecutivo, ao passar de 72 pontos para 74 pontos entre janeiro e abril de 2016. Os cálculos foram elaborados em parceria entre o Instituto alemão Ifo e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), tendo como fonte de dados a Ifo World Economic Survey (WES).

A alta foi determinada pela melhora das expectativas. O Índice de Expectativas (IE) subiu 4 pontos, de 84 para 88 pontos; enquanto o Índice da Situação Atual (ISA) ficou estável em 60 pontos. Porém, a pesquisa que tais dados não são considerados otimistas, uma vez que todos os indicadores apurados estão na zona desfavorável e abaixo da média histórica dos últimos dez anos. Segundo, porque a região está com desempenho relativamente pior do que o da média mundial – o ICE do mundo registrou uma pequena melhora e situa-se agora exatamente em 100 pontos, no limite entre as zonas de clima desfavorável e favorável.

A melhora no plano mundial é liderada pelos países desenvolvidos, exceto o Japão, cujo ICE caiu 30 pontos em relação ao trimestre anterior. Nos Estados Unidos, todos os indicadores subiram e se encontram na região favorável. Na União Europeia, o ICE recuou marginalmente influenciado pelo ISA, mas permanece na zona favorável.

No grupo dos principais países em desenvolvimento (BRICS), apesar de todos registrarem avanço no ICE, apenas a Índia está na zona favorável. Estamos longe, porém, de uma fase de crescimento sustentado como o que ocorreu antes da Crise de 2008. Entre julho de 2003 e janeiro de 2008, o ICE permaneceu na zona favorável capitaneado, em especial, pelo desempenho da China.

Na amostra de países da América Latina selecionados individualmente para análise, apenas Paraguai e Peru registraram ICE favorável na Sondagem de abril. O Paraguai já estava na zona favorável em janeiro e o aumento no indicador foi de apenas um ponto. No Peru, o ICE passou de 97 pontos para 104 pontos, com melhora tanto das avaliações sobre a situação atual e quanto das expectativas.

Todos os outros países da América Latina registram ICE desfavorável e podem ser divididos em dois grupos. O primeiro seria o dos países com ICE desfavorável, mas com tendência de melhora. Neste grupo estariam Brasil, Colômbia, México e Uruguai. Em todos esses, a alta do ICE é liderada pelas expectativas.

No Brasil, a percepção sobre a situação atual permaneceu no patamar mínimo, mas o Indicador das Expectativas (IE) cresceu 16 pontos. Nos outros países, o ISA ficou constante (México) ou piorou (Colômbia e Uruguai).  Neste grupo, o ICE mais baixo é o do Brasil (55 pontos) e o mais alto é o da Colômbia (93 pontos) seguido do México (89 pontos) e do Uruguai (85 pontos).

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. The day after

    Não espere atitudes BRUSCAS do Temer – ESTAMOS NUMA DITADURA MIDIÁTICA!

    Nada mudará em principio – será preciso desconstruir os profetas do apocalipse democrático!

    Que todo turbilhão repouse no fundo, que a sociedade volte a calmaria de antes do golpe…

    Enquanto isso UMA TORRENTE DE NOTÍCIAS POSITIVAS INVADIRÁ O BOM DIA BRASIL E JORNAL NACIONAL!

    Alguma coisa mudará na politica econômica – nada que o o EX JOAQUIM LEVY NÃO VIESSE A FAZER…

    Tudo seguirá até as olimpíadas…

    Isso enfraquecerá as posições dos defensores da DEMOCRACIA!

    Lembre-se das torrentes de boas notícias do Bom dia Brasil e Jornal Nacional QUE CONTINUARÃO COM PROJEÇÕES OTIMISTAS PARA O FUTURO!

    Passada as olimpíadas e o povo mais resignado e desmobilizado – a partir de NOVEMBRO quando todo mundo estiver pensando em Natal e férias –  eles começarão…

    E vão começar pelos setores mais desorganizados – Aposentados e salário-minimo!

    O bolsa família, para 2017 – Dilma garantiu 2016!

    Juízes avulsos buscarão limitar os Blogs sujos…

    O que poderemos fazer?

    Memorial do Golpe –  mostrando o que foi este golpe – hospedados nas NUVENS E EM SERVIDORES FORA DO BRASIL!

    Por que na mídia, escândalos NÃO SERÃO MAIS NOTÍCIA!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador