Construção civil pode fechar 556 mil vagas em 2015

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – O setor da construção civil pode perder 556 mil postos de trabalho este ano, conforme estimativa traçada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). O indicador apontou uma retração de 16,8% em relação ao mesmo período de 2014. Com isso, o estoque atual de trabalhadores que se mantêm acima de 3 milhões, deve terminar o ano abaixo disso.

A expectativa foi refeita após o nível de emprego recuar 1,76% em setembro na comparação com o mês anterior, segundo dados do Ministério do Trabalho e do Emprego, desconsiderando os fatores sazonais. Essa é a 19ª queda consecutiva do indicador. Em 12 meses, o número de demitidos em todo País pelo setor foi de 490,6 mil trabalhadores.

O segmento imobiliário foi o que teve a maior retração (2,35%) em setembro, em comparação a agosto, seguido pelo segmento de preparação de terrenos (2,04%). No acumulado do ano, o segmento de infraestrutura apresenta a maior queda (13,95%), seguido pelo segmento imobiliário (11,92%). A deterioração do mercado de trabalho afeta todas as regiões do Brasil, sendo que os piores resultados foram observados no Centro-Oeste (-1,61%), e no Norte (-1,22%).

A falta de perspectiva de retomada no cenário macroeconômico deve afetar a atividade em 2016. “Nunca tivemos um ano como este em que a indústria da construção realiza um volume tão grande de demissões nos primeiros nove meses, período em que normalmente o setor contrata. A falta de confiança dos investidores e das famílias, a escassez de lançamentos imobiliários e a ausência de licitações para novas obras de habitação social e infraestrutura sinalizam que a recessão se prolongará no ano que vem”, comenta o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, em relatório.

Em São Paulo, o nível de emprego caiu 1,26% em setembro, já descontada a sazonalidade. No acumulado ano, a redução do número de empregados no estado foi de 7,23% em relação ao mesmo período de 2014, sendo que também a área de infraestrutura respondeu pelo pior desempenho (-9,85%). Na mesma base de comparação, entre as regionais, Presidente Prudente tem a maior queda, de 27,2%, devido ao fim do ciclo imobiliário e a piora do cenário econômico. Na capital, que responde por 46% do total de empregos no setor, a queda até setembro foi de 7,44%, nessa mesma comparação.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A tal NSA é eficiente

    A tal NSA é eficiente mesmo…

    A politicagem da lava jato e a mídia golpista conseguiram trazer ao Brasil a crise econômica, a crise política, prejudicar Dilma, Lula, a Petrobrás, a construção civil e frear o desenvolvimento do país. Com isso, todos os brasileiros perdem; Mas é isso mesmo o que os entreguistas querem: que o país volte no tempo, rumo à concentração de renda e ao subdesenvolvimento.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador