Demanda das empresas por crédito cresce 12,4% em fevereiro

Atualizado às 14:03

 

Jornal GGN – A demanda por crédito nas empresas por crédito cresceu 12,4% em fevereiro na comparação anual, de acordo com informações divulgadas pela consultoria Serasa Experian. No acumulado do primeiro bimestre deste ano, a alta da procura por crédito pelas empresas atingiu 6,2% frente aos primeiros dois meses do ano passado.

A busca por crédito cresceu também na comparação mensal, com o desempenho de fevereiro registrando alta de 7,1% ante janeiro, após um crescimento de 6% em janeiro sobre dezembro.

O aumento da demanda ficou concentrado nas micro e pequenas empresas, com crescimentos de 7,6% contra janeiro, e de 13,3% na comparação com fevereiro de 2013. Com isto, este segmento acumulou alta de 6,7% na procura por crédito no primeiro bimestre de 2014.

Nas médias e grandes empresas, as demandas por crédito avançaram mais modestamente em fevereiro: de acordo com o estudo, o avanço mensal chegou a 1,2% nas médias empresas e 1,4% nas grandes empresas. No acumulado do primeiro bimestre, as grandes empresas cresceram sua procura por crédito em 10,7% ao passo que nas médias empresas houve recuo de 2%.

As indústrias puxaram a alta da demanda empresarial por crédito, com alta de 30% frente a janeiro. Além da antecipação da produção devido ao feriado do Carnaval, a base de comparação estava deprimida uma vez que houve queda de 16,4% na busca das indústrias por crédito em janeiro.

Nas empresas comerciais e de serviços, os crescimentos de suas demandas por crédito foram bem menores no mês: 3,7% nas empresas comerciais e de 4,5% nas empresas e serviços.

As empresas da região Norte foram as que mais expandiram suas demandas por crédito em fevereiro, com avanço de 12,9% frente a janeiro, seguido pelo Centro-Oeste, com alta mensal de 8,7%. No Sul e no Nordeste, as expansões da busca por crédito foram bem próximas: 7,7% no Sul e 7,6% no Nordeste. Por fim, o crescimento da demanda empresarial por crédito em fevereiro/14 foi mais fraco no Sudeste com crescimento de 5,9% frente a janeiro.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o deslocamento do feriado móvel do Carnaval de fevereiro para março neste ano de 2014, impulsionou a procura das empresas por crédito durante o mês de fevereiro a fim de se antecipar a produção/aquisição de insumos/formação de estoques para antes do feriado prolongado do Carnaval.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador