Demanda das empresas por crédito cresce 3,8%

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A procura das empresas por crédito apresentou um crescimento de 3,8% no mês de outubro em relação ao visto em setembro, segundo dados divulgados pela consultoria Serasa Experian. Já com relação ao mesmo mês do ano anterior (outubro/2014), a queda na busca por crédito chegou a 10,1%. No acumulado do ano, isto é, de janeiro a outubro de 2015, a busca das empresas por crédito caiu 1,9% frente aos primeiros dez meses de 2014.

A alta da procura empresarial por crédito foi determinada pelo avanço de 4,0% observado nas micro e pequenas empresas. Nas médias empresas a retração em outubro foi de 1,1% ao passo que nas grandes empresas o recuo em outubro/15 foi de 0,2% frente a setembro.

No acumulado do ano de 2015, as maiores quedas na procura empresarial por crédito concentram-se nas médias empresas (queda de 19,1% perante o período acumulado de janeiro a outubro de 2014) e nas grandes empresas (recuo de 13,8%). Nas micro e pequenas empresas, a busca por crédito caiu 0,7% no acumulado de janeiro a outubro de 2015 frente ao mesmo período do ano passado.

A avaliação por setor mostra que todos os segmentos aumentaram sua demanda por crédito, sendo que os maiores foram de 5,2% no setor comercial e de 5,0% no setor industrial. No setor de serviços a alta foi de 2% em outubro. Em relação aos primeiros dez meses do ano passado, o setor de serviços registra queda de 0,1%, na demanda por crédito comparativamente ao acumulado de janeiro a outubro de 2014. Na indústria, a queda acumulada neste ano até outubro da busca por crédito foi de 8,0% e no comércio a retração de janeiro a outubro de 2015 foi de 2,0% frente ao mesmo período do ano passado.

As regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste registraram avanços da procura das empresas por crédito em outubro: 1,9%, 4,2% e 7,1%, respectivamente. No campo negativo estiveram as regiões Norte e Nordeste, com quedas de 0,7% e 3,6% na procura empresarial por crédito.

No acumulado anual, crescimento da procura por crédito apenas ocorreu na região Norte, a qual exibiu elevação de 2% perante o acumulado de janeiro a outubro de 2014. Nas demais regiões do país, as quedas foram de 5,3% (Nordeste), 3,5% (Sudeste), 3,5% (Centro-Oeste) e 1% (Sul).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, “a alta da procura por crédito em outubro é reflexo da sazonalidade do período, momento em que as empresas industriais e comerciais se preparam para as vendas de final de ano, elevando suas demandas por crédito, especialmente para a aquisição de insumos (indústria) e formação de estoques (comércio). Contudo, a retração de 10,1% em outubro/2015 na relação interanual sinaliza um nível de atividade bem mais fraco neste final de ano comparativamente ao de 2014”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador