Demanda das empresas por crédito recua 7,8% em agosto

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A demanda das empresas por crédito caiu 7,8% no mês de agosto em relação ao visto no mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela consultoria Serasa Experian. Foi o pior resultado neste critério de comparação (variação interanual) desde junho de 2013, aprofundando o desempenho interanual negativo de julho (queda de 4,9% frente a julho/14).

Já com relação ao mês imediatamente anterior (julho/15), houve recuo de 2,6% na procura das empresas por crédito. No acumulado do ano (de janeiro a agosto de 2015), a busca das empresas por crédito avançou 1% frente aos primeiros oito meses do ano passado.

A avaliação em agosto foi influenciada pela queda de 2,7% observada na demanda das micro e pequenas empresas. Nas médias e grandes empresas as quedas foram menores: 1% nas grandes empresas e de 1,1% nas médias empresas. No acumulado do ano de 2015, a elevação da busca por crédito ocorreu apenas nas micro e pequenas empresas, com alta de 2,3%. Nas médias empresas o recuo interanual nos primeiros oito meses do ano foi de 18,0% ao passo que nas grandes empresas a queda foi de 12,7%.

Em termos setoriais, todos os segmentos econômicos registraram queda na demanda por crédito em agosto, sendo que a maior foi de 3,5% no setor de serviços. No comércio o recuo foi de 1,8% e no setor industrial a queda foi de 2,3%. Em relação aos primeiros oito meses do ano passado, o setor de serviços exibiu a maior elevação na demanda por crédito: 2,8% frente ao mesmo período do ano passado. No setor comercial a alta foi de 1,4%, ao passo que na indústria houve retração interanual de 6,7% na demanda empresarial por crédito no período de janeiro a agosto de 2015.

A avaliação regional mostra que a queda da procura das empresas por crédito em agosto foi de 21,3% na região Norte, de 1,9% no Centro-Oeste, de 1,2% no Sudeste e de 0,5% no Nordeste. No Sul a demanda das empresas por crédito avançou 0,2% perante o registrado em julho. Na relação interanual, o avanço da demanda por crédito de janeiro a agosto de 2015 foi maior na região Norte, a qual exibiu elevação de 6,7% perante o acumulado de janeiro a agosto de 2014. No Sul a alta foi de 2% e no Centro-Oeste foi de 0,8%. Já no Nordeste houve queda de 2,4% e, por fim, recuo de 1,6% na região Sudeste.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o recuo interanual da demanda das empresas por crédito (queda de 7,8% perante o mesmo mês do ano passado) “decorre das altas das taxas de juros e do baixo grau de confiança dos empresários, face às incertezas quanto aos rumos da economia. A alta do dólar tem contribuído também para a retração de procura das empresas por crédito”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador