Demanda das empresas por crédito sobe 0,4% em novembro

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

 
Jornal GGN – A busca das empresas por crédito aumentou 0,4% em novembro na comparação com o visto em outubro, segundo dados divulgados pela consultoria Serasa Experian. Já com relação ao mesmo mês do ano anterior (novembro/2014), houve alta de 0,3% na procura das empresas por crédito. No acumulado do ano, a busca das empresas por crédito caiu 1,7% frente aos primeiros onze meses de 2014.
 
Na análise por porte, o aumento da procura empresarial por crédito em novembro foi determinada pelo avanço de 0,7% observado nas grandes empresas. Nas médias empresas a alta foi de 0,2% e nas micros e pequenas empresas a elevação da demanda por crédito foi de 0,4%.
 
No acumulado de 2015, as maiores quedas na procura empresarial por crédito concentram-se nas médias empresas (queda de 19,2% perante o período acumulado de janeiro a novembro de 2014) e nas grandes empresas (recuo de 14,1%). Nas micro e pequenas empresas, a busca por crédito caiu 0,5% no acumulado de janeiro a novembro de 2015 frente ao mesmo período do ano passado.
 
De todos os setores econômicos pesquisados, apenas o setor de serviços registrou aumento na demanda por crédito em novembro/15: alta de 4,1% frente a outubro/15.  Já nos setores comercial e industrial, os recuos em novembro foram de 1,6% e de 5,5%, respectivamente.
 
Em relação aos primeiros onze meses do ano passado, o setor de serviços registra aumento de 0,5%, na demanda por crédito comparativamente ao acumulado de janeiro a novembro de 2014. Na indústria, a queda acumulada neste ano até novembro da busca por crédito foi de 7,7% e no comércio a retração de janeiro a novembro de 2015 foi de 2,1% frente ao mesmo período do ano passado.
 
Apenas a região sudeste acusou retração na procura por crédito por parte de suas empresas: -5,3% frente ao mês de outubro. No Nordeste, a alta foi de 14,5%; no Sul foi de 5,5%; no Norte de 2,2%; e no Centro-Oeste foi de 0,2%, todas na análise mensal. No acumulado anual, crescimento da procura por crédito apenas ocorreu na região Norte, a qual exibiu elevação de 1,2% perante o acumulado de janeiro a novembro de 2014. Nas demais regiões do país, as quedas foram de 4,5% (Nordeste), 3,4% (Sudeste), 3,4% (Centro-Oeste) e 0,2% (Sul).
 
De acordo com os economistas da consultoria, “a alta da procura por crédito em novembro é reflexo da sazonalidade do período, momento em que as empresas se preparam para as vendas de final de ano, elevando suas demandas por crédito”.
 
Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador