Demanda de empresas por crédito cai 3,4% em maio

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A demanda das empresas por crédito foi 3,4% menor durante o mês de maio em relação ao total registrado em abril, segundo dados divulgados pela consultoria Serasa Experian. Também houve queda na comparação coms os números vistos em maio do ano passado: variação de -6,5%, a maior retração neste critério de comparação dos últimos 24 meses.

Apesar deste duplo recuo, a demanda das empresas por crédito acumula um crescimento de 4,1% nos primeiros cinco meses do ano, mas os números apresentam clara desaceleração.

A análise por porte mostra que a queda mais expressiva ocorreu entre as micro e pequenas empresas: redução de 3,5% perante o visto em abril. O recuo mensal nas médias empresas foi de 2,8%, ao passo que nas grandes empresas a retração foi de 1,5%.

No período acumulado de janeiro a maio de 2015, a elevação da busca por crédito ocorreu apenas nas micro e pequenas empresas, com alta de 5,5%. Nas médias empresas o recuo interanual nos primeiros cinco meses do ano foi de 15,8% ao passo que nas grandes empresas a queda foi de 9,7%.

A pesquisa mostra que todos os setores econômicos registraram diminuição na demanda por crédito em maio, e a maior delas ocorreu no setor de serviços, com variação de -4,4% frente a abril. No setor comercial o recuo foi de 3,1%, ao passo que a contração vista no setor industrial foi de 0,7%.

Em relação aos primeiros cinco meses do ano passado, o setor de serviços exibiu a maior elevação na demanda por crédito: 5,5% frente a 2014. No setor comercial a alta foi de 5,3%, ao passo que na indústria houve retração interanual de 5,5% na demanda empresarial por crédito nos primeiros cinco meses de 2015.

A demanda empresarial por crédito caiu 20,4% no Norte, 1,3% no Sul, 1,3% no Sudeste, 0,5% no Centro-Oeste e também 0,5% no Nordeste. Na relação interanual, o crescimento da procura por crédito nos primeiros cinco meses de 2015 foi maior na região Norte, a qual exibiu elevação de 6,9% perante o acumulado de janeiro a maio de 2014. No Sul a alta foi de 5,3%, no Centro-Oeste foi de 3%, no Nordeste de 1,4% e, por fim, de 1,0% na região Sudeste.

De acordo com os economistas da consultoria, a retração da procura por crédito por parte das empresas em maio, assim como já havia ocorrido em abril, “sinaliza que a atividade produtiva empresarial está em declínio neste segundo trimestre do ano, agravando o atual quadro recessivo da economia brasileira. Juros altos e baixo grau de confiança empresarial fazem parte do rol de fatores que explicam este fraco desempenho”.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador