Emergentes devem liderar crescimento do mercado automotivo

Da KPMG

BRIC deve liderar o crescimento do mercado mundial de veículos nos próximos dez anos, aponta estudo da KPMG
 
43% dos respondentes acreditam que o Brasil ultrapassará a marca de um milhão de exportações entre os próximos três e cinco anos.
 
Os países emergentes, liderados por Brasil, Rússia, Índia e China deverão ser os propulsores do mercado automotivo nos próximos dez anos. De acordo com a 15ª Pesquisa Global da Indústria Automotiva, realizada pela KPMG International, 85% dos participantes afirmam que o maior crescimento deste segmento até 2025 acontecerá no BRIC. Além disso, sete em cada dez montadoras esperam que o aumento das vendas dos próximos cinco anos venha desses países.
 
“Como o BRIC aumentou sua participação no mercado global, os executivos do setor automotivo, tanto fabricantes como revendedores, devem se preparar para aproveitar o incrível potencial destas economias a longo prazo”, afirma Charles Krieck, sócio-líder da prática de Indústria Automotiva da KPMG no Brasil

 
Força brasileira
 
Na pesquisa deste ano, os respondentes mostraram-se ainda mais otimistas em relação ao fato de os fabricantes do BRIC estarem aumentando o volume de exportação. Quarenta e três por cento dos participantes acreditam que o Brasil ultrapassará a marca de um milhão de exportações entre os próximos três e cinco anos; 38% dizem que essa marca será atingida entre seis e nove anos e 8% afirmam que em apenas dois anos o país exportará tal quantidade de automóveis.
 
Consumidores querem carros eficientes, duradouros e tecnológicos
 
Segundo 92% dos respondentes, a prioridade dos atuais compradores é um automóvel duradouro e que consuma pouco combustível. As mais recentes inovações no quesito segurança também continuam sendo um fator crítico para os consumidores, de acordo com 79% dos respondentes.
 
As preferências por tecnologias alternativas de combustível foram classificadas com menor importância. Contudo, ter um veículo que possua os recursos tecnológicos mais recentes é outra consideração importante feita pelos compradores.
 
Aumento nas vendas on-line
 
O futuro das revendas de automóveis causa controvérsias entre os respondentes. Um pouco mais da metade (53%) acredita que os modelos tradicionais de revendas de automóveis não funcionarão no futuro, e espera-se que os varejistas on-line e os fornecedores multimarcas cresçam de forma significativa. 
 
Para 71% dos participantes da pesquisa, a importância do modelo on-line para as vendas de automóveis aumentará já em 2014. Curiosamente, somente 60% dos comerciantes que participaram da pesquisa sentem que este caminho terá sucesso, sugerindo uma relutância em reconhecer que as vendas através da internet estão em alta.
 
Montadoras mudam estratégia de crescimento
 
O crescimento orgânico ultrapassou joint ventures e parcerias e tornou-se a estratégia de negócios preferida das montadoras. “Essa resposta significativa pode ser o resultado de desafios que estão sendo encontrados nas atuais parcerias, tais como integração eficaz e descobertas de sinergias”, afirma Krieck.
 
Veículos plug-in
 
Espera-se que veículos plug-in gerem a maior demanda, em comparação a qualquer outro veículo elétrico. Sessenta e nove por cento dos respondentes consideram que veículos de células de combustível são essenciais para o crescimento do mercado automotivo.
 
Apesar dessa segurança, a maioria dos investimentos das montadoras continuará a ser na redução do tamanho do motor de combustão interna, o que poderá atrasar os avanços em veículos elétricos, de acordo com a pesquisa.
 
Apenas os países do BRIC estão mais focados nas diversas formas de mobilidade elétrica tais como veículos híbridos plug-in e veículos 100% eletrificados movidos à bateria.
 
Mobilidade urbana
 
Diante do crescimento da população mundial, os padrões de uso e de propriedade de veículos estão mudando, e soluções de mobilidade, como o compartilhamento do carro, estão tornando-se cada vez mais populares 
 
“A crescente tendência de carros autônomos poderá causar um impacto positivo sobre o desenvolvimento das soluções de mobilidade, talvez eliminando a necessidade de ter um segundo carro”, analisa Krieck.
 
Aproximadamente metade dos respondentes sente que as soluções de mobilidade podem ser lucrativas ao longo dos próximos cinco anos.
 
Sobre a Pesquisa
 
A 15ª Pesquisa Global da Indústria Automotiva – Estratégias para um mercado em rápido desenvolvimento teve a participação de 200 executivos da indústria automotiva, incluindo montadoras, fornecedores, concessionárias, prestadores de serviços financeiros, empresas de aluguel e prestadores de serviços de mobilidade em 28 países. Quarenta e um por cento dos respondentes estão baseados na Europa, no Oriente Médio e na África, 35% na região Ásia-Pacífico e 25% na região das Américas. Todos os participantes representam empresas com receitas anuais maiores do que US$100 milhões e 39% trabalham para empresas com receitas acima de US$10 bilhões. 
 
Para ter acesso ao estudo completo, visite http://www.kpmg.com/Global/en/IssuesAndInsights/ArticlesPublications/global-automotive-executive-survey/Pages/Default.aspx
Redação

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