Empresas ampliam demanda por crédito em maio, diz Serasa

Apesar da melhora em bases mensais, total ao longo do ano segue em queda

Jornal GGN – A demanda das empresas por crédito apresentou um aumento de 12% no mês de maio em relação com o período imediatamente anterior, segundo levantamento elaborado pela consultoria Serasa Experian. Na comparação com maio de 2015, a demanda das empresas subiu 11,1%. Por sua vez, no acumulado dos primeiros cinco meses de 2016, a demanda das empresas por crédito recuou 4,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

O aumento no mês foi puxado pelas micro e pequenas empresas, as quais expandiram sua demanda por crédito em 12,6%. Nas médias empresas, a alta em maio foi de 0,4% ante abril. Entre as grandes empresas, a busca mensal recuou 0,2%.

No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, as demandas das empresas por crédito recuam em todos os portes: -3,9% nas micro e pequenas empresas; -16% nas médias empresas e -12,6% nas grandes empresas. Ao longo do ano, a indústria foi o setor que apresentou a maior retração em sua busca por crédito, ao mostrar um recuo de -7,1% em relação aos primeiros cinco meses iniciais do ano passado. No comércio a retração foi de 5,1% ao passo que no setor de serviços o recuo foi de 3,4%.

Em termos regionais, houve avanços em todas as regiões: Sudeste (14%); Nordeste (10,6%), Sul (10,0%), Norte (9,6%) e Centro-Oeste (9,3%). Contudo, o total acumulado no ano mostra redução generalizada: Norte (-6,7%); Centro-Oeste (-3,8%); Sudeste e Nordeste (-3,8%); Sul (-0,6%).

Leia também:  80% dos brasileiros saíram da quarentena e metade deles foi ao shopping

Segundo os economistas da consultoria, “a maior quantidade de dias úteis (21) em maio (tanto em comparação com abril quanto maio de 2015, ambos com 20) e a melhora gradual dos níveis de confiança empresarial impulsionaram a procura das empresas por crédito”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome