Categories: EconomiaNegócios

Empresas aumentam demanda por crédito em janeiro

Jornal GGN – A demanda empresrial por crédito aumentou 12,3% durante o mês de janeiro em relação ao visto no último mês do ano passado, segundo dados divulgados pela consultoria Serasa Experian. Na comparação com janeiro de 2014, a demanda das empresas por crédito exibiu alta de 6,4%.

O aumento da demanda foi diretamente afetado pela maior procura registrada pelas micro e pequenas empresas, as quais demandaram 13,1% mais crédito em relação a dezembro/14. Nas médias empresas, a procura foi bem menor, crescendo 1,9% no primeiro mês do ano. Já nas grandes empresas houve retração de 0,4% na demanda por crédito na comparação com dezembro de 2014.

Na relação contra janeiro de 2014, a elevação da busca por crédito também se concentrou nas micro e pequenas empresas, com expansão de 7,5%. Por outro lado, nas grandes empresas houve recuo de 0,9% na demanda por crédito em janeiro contra o mesmo período do ano passado, e nas médias empresas a retração foi bem maior neste mesmo critério de comparação: baixa de 10,2% frente a janeiro de 2014.

Todos os setores econômicos registraram elevação na demanda por crédito no primeiro mês do ano. A maior alta ocorreu na indústria, com crescimento de 15,5% frente a dezembro. No comércio a elevação foi de 12,2% ao passo que no setor de serviços o crescimento perante dezembro foi de 11,9%. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o comércio exibiu a maior elevação na demanda por crédito, com 8,9% frente a janeiro de 2014. No setor de serviços a alta foi de 6,3% e na indústria houve retração interanual de 2,9% na demanda empresarial por crédito.

A demanda empresarial por crédito cresceu mais acentuadamente na região Sul, com expansão de 13,8%, seguida de perto pelas altas de 12,6% e de 12,4% ocorridas no Sudeste e no Nordeste, respectivamente. No Centro-Oeste o crescimento da busca das empresas por crédito foi de 10,5% e, por fim, na região Norte o crescimento foi de 8,8% em janeiro ante dezembro de 2014. Na relação interanual, o crescimento da procura por crédito foi maior na região Norte, a qual exibiu elevação de 13,7% perante janeiro do ano passado. No Centro-Oeste a alta foi de 8,8%, no Sul de 7,7%, no Nordeste de 6,5% e, por fim, de apenas 2,4% na região Sudeste.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o movimento de recomposição de estoques, típico de início de ano após as vendas do natal, impulsionou a busca por crédito no mês passado. “Todavia, tal movimento deu-se intensamente nas micro e pequenas empresas do que nas médias e grandes, podendo significar que, diante da maior seletividade e rigor creditício junto às instituições financeiras, dada o atual quadro econômico mais adverso, as micro e pequenas empresas estejam buscando fontes alternativas de financiamento como o crédito mercantil, por exemplo”.

 

 

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

  • Demanda por crédito quando os juros aumentam...

    Tá igual a compra das ações da Petrobrás na alta.

    As empresas estão endividadas? tem que avaliar melhor isto aí.

Recent Posts

EUA não reconhecem Palestina como Estado no Conselho de Segurança da ONU

Para o vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wook, cabe aos israelenses uma negociação com…

11 horas ago

Em agenda na Colômbia, Lula sugere a retomada da Unasul

Integração sul-americaana poderia gerar avanço além da esfera econômica; Brasil deixou a Unasul em 2019,…

12 horas ago

Justiça fecha escolha de jurados para julgamento de Trump

Seleção para suplentes será retomada em Nova York na sexta-feira; ex-presidente enfrenta 34 acusações criminais

12 horas ago

Google demite funcionários que demonstraram apoio a Gaza

Empresa justificou a ameaça de ocupação como violação inaceitável das políticas do Google; trabalhadores dizem…

13 horas ago

Petro recebe Lula e propõe aliança estratégica para alavancar a América Latina

Em agenda oficial de Lula na Colômbia, mandatários discutiram o fortalecimento da cooperação bilateral em…

14 horas ago

CIA, a principal ferramenta do ‘Estado profundo’ americano, por Valdir Bezerra

No final das contas, temos uma situação em que a CIA é quem acaba controlando a…

14 horas ago