
Jornal GGN – O índice de liquidez do sistema bancário comercial recuou de 1,91 para 1,63% no primeiro semestre, de acordo com o REF (Relatório de Estabilidade Financeira)do BC (Banco Central), divulgado nesta quinta-feira (25). O documento apontou que o número permaneceu elevado apesar da queda no valor em estoque de títulos públicos federais e de maior vinculação de ativos líquidos.
Segundo informações do jornal Valor Econômico, a instituição declarou que a incerteza nos mercados marcou os seis primeiros meses de 2013 e atestou a percepção do baixo risco de liquidez e a superação do sistema bancário brasileiro.
Na métrica de medição, quanto maior o número, mais confortável é a situação de liquidez das instituições. O índice representa a relação entre os ativos mais líquidos e os compromissos que a instituição bancária teria de cumprir num prazo de 30 dias, num hipotético cenário de crise.
A queda foi amenizada pela menor velocidade na expansão do crédito nos bancos privados, de acordo com o BC. Entretanto, também segundo a autoridade monetária, a situação de liquidez do sistema financeiro melhorou desde 30 de junho – antes disso, o setor passava por uma espécie de “teste de estresse”, aguardando as mudanças na política monetária norte-americana. Essa movimentação de mercado mudou também taxas de juros e de câmbio, afetando o índice final apresentado.
De toda a forma, disseram os executivos do BC, o resultado é confortável, já que a linha de corte é de 1. Nenhuma instituição teve problemas de liquidez nos testes feitos pelo BC no período, especialmente bancos médios e pequenos.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Cartel
Os bancos no Brasil tem a maior rentabilidade do mundo desde sempre. Por vários motivos, entre eles a hojeriza à concorrência, formando verdadeiro cartel, mesmo que informal. Só pra ficar num exemplo, já faz um bom tempo que existe a possibilidade legal de você migrar seu empréstimo de um banco a outro que ofereça melhores condições. Sabem quantos bancos fazem isto. NENHUM. E claro, como a rentabilidade caiu uma merrequinha, sairam demitindo a rodo e aumentado as metas já antes intangíveis. E claro, nada de dar aumento.
Caro Nassif e demais
Troco a
Caro Nassif e demais
Troco a liquidez negativa dos bancos, pela liquidez positiva do meu salário.
Saudações