Pão de Açúcar venderá lojas após fusão

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
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O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a operação de compra das redes Casas Bahia e Ponto Frio pelo Grupo Pão de Açúcar, após o fechamento de um acordo para a venda de unidades do conglomerado varejista.

 

Segundo fato relevante divulgado ao mercado, o Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) estabelece que a Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), a Casa Bahia Comercial Ltda. e a ViaVarejo – que reúne Casas Bahia, Ponto Frio e a unidade de comércio eletrônico Nova Pontocom – têm por principal obrigação realizar a alienação de 74 lojas, localizadas em 54 municípios distribuídos em seis estados e no Distrito Federal, que juntas representaram aproximadamente 3% das vendas brutas consolidadas de Viavarejo em 2012.  Desses, 25 estão localizados no Estado de São Paulo, 15 no Rio de Janeiro, seis em Minas Gerais, cinco no Distrito Federal, um em Goiás, um no Espírito Santo e um no Mato Grosso.

 

De acordo com o conselheiro relator, Marcos Paulo Verissimo, o desinvestimento por parte da Via Varejo se faz necessário porque, juntas, Casas Bahia e Ponto Frio apresentam participação de mercado – varejo de bens duráveis e multiprodutos – superior a 60% nesses municípios. “É alta a probabilidade de exercício de poder de mercado por parte das empresas nesses municípios, o que demanda a imposição de medidas estruturais para assegurar as condições de concorrência”, afirmou.

 

O fato relevante divulgado pelo Grupo Pão de Açúcar ressalta que a aprovação “encerra as obrigações assumidas pela CBD, CB e Viavarejo por força do Acordo de Preservação de Reversibilidade da Operação (APRO) celebrado com o CADE em 3/2/2010, permitindo que a Viavarejo obtenha plenamente todas as sinergias da associação”. As partes envolvidas deverão manter o CADE informado do andamento do processo até o cumprimento integral de todas as obrigações assumidas nesta data.

 

A fusão entre Casas Bahia e Ponto Frio é decorrente de duas operações notificadas ao Cade em 2009. A primeira, aprovada sem restrições, trata da aquisição, pela Companhia Brasileira de Distribuição – empresa integrante do Grupo Pão de Açúcar – de 70,24% da Globex Utilidades S.A – empresa do Grupo Globex, que atua sob a marca Ponto Frio –, seguida de oferta pública obrigatória para a aquisição das ações detidas pelos seus acionistas minoritários.

 

A segunda (Ato de Concentração nº 08012.010473/2009-34), submetida à assinatura do TCD, é referente à associação entre Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia para a integração de seus negócios no setor de varejo de bens duráveis. Após a consolidação de ambas as operações, o Grupo Pão de Açúcar criou a holding Via Varejo para administrar as redes Ponto Frio e Casas Bahia, além da Nova Pontocom, empresa de comércio eletrônico responsável pelas vendas das três marcas na internet.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

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