Categories: EconomiaNegócios

Pesquisa aponta recorde em endividamento empresarial

Jornal GGN – O número de companhias inadimplentes bateu recorde, revela estudo elaborado em abril pela consultoria Serasa Experian. Na ocasião, a consultoria apontou que 4,4 milhões de empresas estão negativadas, das cerca de 8 milhões em operação no cenário nacional. As dívidas atrasadas totalizam R$ 105,6 bilhões.

O número de inadimplentes é o maior já registrado desde que iniciou a medição, em 2015, quando pela primeira vez a inadimplência afetou 3,7 milhões de companhias. Em junho de 2015, verificou-se 3,8 milhões de empresas inadimplentes. De março de 2015 a março deste ano mais de 577 mil se somaram às empresas já negativadas, o que equivale a mais de uma empresa por minuto. Em média, depois de 60 dias com débitos em atraso, a empresa já é negativada nos birôs de crédito.

Do total de companhias inadimplentes, 45,2% são comerciais (comércio de bebidas, vestuário, veículos e peças, eletrônicos, entre outros), 45% são do segmento de serviços (bar, restaurante, salões de beleza, turismo, entre outros) e 8,9% são indústrias.

Quase metade das empresas inadimplentes possui quatro dívidas ou mais (48,5%). Depois estão aquelas com uma dívida em atraso (29,9%) e as empresas com duas pendências financeiras (13,3%). As companhias com três dívidas atrasadas são a minoria (8,3%). A maioria das empresas está inadimplente com apenas um credor (57,1%). Do total, 22,4% têm conta em atraso com mais de três credores e 20,5% apresentam pagamentos pendentes para dois credores.

A maioria das empresas está inadimplente com um credor (57,1%). Do total, 20,5% têm conta em atraso com mais de três credores e 22,4% apresentam pagamentos pendentes para dois credores.

Na avaliação regional, o Sudeste é a região que concentra a maioria das empresas com dívidas em atraso do país: 51%. Em segundo lugar aparece o Nordeste, com 17,9%, seguido do Sul (16,6%), Centro-oeste (8,9%) e Norte (5,7%).

O estudo também mostrou que as empresas com faixa etária entre 2 e 5 anos são responsáveis pelo maior percentual entre as inadimplentes (37% do total). Em seguida, estão as empresas com idade entre 6 e 10 anos (22,7%). Quanto ao tempo de atraso das dívidas, a maioria das pendências tem entre 1 a 2 anos (21,4%) e 17% de 2 a 3 anos de existência. Apenas a minoria (2,7%) registra dívidas com até 30 dias de atraso.

Segundo os economistas da Serasa Experian, metade das empresas estar inadimplente é uma situação “mais preocupante” do que a inadimplência do consumidor, que já atingiu 41% da população adulta. “O quadro recessivo que se instalou na economia brasileira desde o ano passado afeta diretamente o ritmo dos negócios e, por consequência, a geração de caixa por parte das empresas. Além disto, a crescente elevação dos custos financeiros (taxas de juros mais altas) e de mão-de-obra (salários crescendo acima da produtividade) impõe maiores dificuldades financeiras para os negócios”, diz a consultoria.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

El Niño tende a acabar entre abril e junho, segundo ANA

Maioria dos modelos climáticos apurados pela agência indica enfraquecimento de fenômeno climático para condições neutras

11 horas ago

Milei usa chanceler para pedir encontro com Lula

Solicitação foi encaminhada por meio de carta entregue pela ministra dos Negócios Estrangeiros, em viagem…

12 horas ago

Este é Elon Musk, por Tarso Genro

Diferentes e distantes dos estados modernos, formados até agora, o Estado de Musk é o…

12 horas ago

Investigações devem abarcar além dos figurões da Lava Jato, mas tudo ligado à 13ª Vara

À luz da correição do CNJ julgada nesta terça com Hardt como um dos alvos,…

12 horas ago

Justiça torna réus 19 alvos da Operação Fim da Linha em SP

Os denunciados pelo MP são investigados por crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão…

13 horas ago

Irã vive tensão de escalada da guerra e tem grupo no WhatsApp para orientar brasileiros

À TVGGN, embaixador no Irã relata o clima do país após ataque a Israel e…

13 horas ago