Vale “institui” descontos no minério de ferro para a China

Jornal GGN – A Vale começou a oferecer descontos em carregamentos da matéria-prima de siderúrgicas para a China, juntando-se a rivais australianas em redução de preços, após aumento global na produção.

A Vale está oferecendo a alguns clientes chineses um desconto de US$ 2,50 dólares por tonelada, incluindo o custo e fretamento, de acordo com informações da Agência Reuters.

O movimento segue fortes cortes de preços da Rio Tinto e da australiana Fortescue Metals Group para o minério de ferro de qualidade inferior, e indica que a China está ganhando mais poder sobre os preços, após anos de reclamação de que os custos eram muito altos.

 
De acordo com um comprador de minério de ferro ligado a uma siderúrgica estatal, a Vale informou que a redução de preço poderia chegar a US$ 2,50 por toneladas para contratos no terceiro trimestre deste ano, intensificando assim a competição entre mineradoras.
 
De acordo com a reportagem, os preços de minério de ferro caíram cerca de 30% em 2014, mesmo com aumento da produção, levando siderúrgicas a cortar contratos de longo prazo em favor de carregamentos mais baratos de curto prazo, forçando as mineradoras a cortar preços.
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. nos somos uma colonia

    nos somos uma colonia chinesa! fornecemos minerio e grãos e compramos equipamentos ordinarios que os EUA e Europa recusam, 

    nem os EUA foram tão draconianos conosco como e a China!  

     

     

  2. “”
    nos somos uma colonia

    “”

    nos somos uma colonia chinesa! fornecemos minerio e grãos e compramos equipamentos ordinarios que os EUA e Europa recusam, 

    nem os EUA foram tão draconianos conosco como e a China! “”

    DISCORDO! Os chineses fazem o que tem que fazer. A Vale do Rio Doce só se tornou o que foi apenas porque era estatal. Do restante, na sua privatização, imaginei este cenário, e fico feliz que tenha acontecido, por mais sádico que isso possa parecer,  pois, perguntava na época porque a China compraria nosso ferro , com fornecedores alí no seu quintal. Isso só não aconteceu mais cedo, para a felicidade da agora “Vale”, por causa da política geo-asiática dos EUA que empura a China para nós. Mas, amigos são amigos e negócios a parte, e a Austrália possa ser tão americana como qualquer outro satélite estadunidense, mas a parte que seu corpo mais doi é exatamente o bolso, ocupa agora o lugar que sempre foi dela no fornecimento de materiais para a China desde há muito tempo. O preço que a agora “Vale” pagou para vender a China foi muito caro, e alguns casos, ele rachou, “literalmente” em um porto do Brasil (São Luis), e isso se esgotou. Na minha extensão de Marketing, um dos instrutores disse que, se só sobra preço como motivo de vendas, a empresa já quebrou há muito tempo e só não sabe ainda que o cérebro já morreu. Pela matriz de exploração e facilidade de transporte, a Austrália tem muita gordura para queimar tanto em preços como a própria Vale. E reinar soberanos nesse negócio. Mas a Vale é rica por herança e tem muita gordura para queimar até desaparecer completamente….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador