30% dos sobreviventes ao coronavírus podem ter sequelas por toda a vida

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Estimativa é feita pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido com base na experiência dos surtos passados com os vírus da SARS e MERS

Jornal GGN – Um artigo publicado no site The Telegraph, no final de junho, aponta que especialistas acreditam cada vez mais que as sequelas do coronavírus em pacientes recuperados podem ser permanentes e irão impactar fortemente no sistema de saúde.

Tomando como base a experiência com SARS e MERS, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (cuja sigla em inglês é NHS), afirmou que sequelas como “tecido pulmonar danificado e com cicatrizes” devem permanecer em até 30% dos sobreviventes se o coronavírus seguir o padrão visto nos surtos passados.

Mais da metade dos pacientes tratados em unidades de terapia intensiva (UTI) pode ficar com “comprometimentos físicos, cognitivos e psicológicos persistentes”, incluindo fadiga crônica. Um em cada sete casos tratados em UTI pode ainda desenvolver “dano cerebral permanente ou a longo prazo”.

Em entrevista exclusiva ao GGN, a médica Letícia Kawano Dourado, pneumologista do HCor e pesquisadora do grupo Coalizão COVID Brasil – que reúne hospitais de alto padrão em todo o País, em torno de estudos sobre coronavírus – detalhou as sequelas que ficam nos pulmões (a mais grave delas, a fibrose) e afirmou que ainda não se sabe qual é o índice de pacientes recuperados que terão de lidar com esses desdobramentos de maneira permanente.

Apesar disso, Kawano já alertou que as sequelas são reais, frequentes e terão impacto sobretudo no SUS, porque esses pacientes recuperados da covid-19 precisarão de atendimento em centros de alta complexidade. Confira a entrevista aqui.

O GGN reproduz abaixo o artigo do Telegraph.

The Telegraph

Um em cada três pacientes que se recuperam do coronavírus pode ser prejudicado por toda a vida, com danos a longo prazo nos pulmões, além de fadiga crônica e distúrbios psicológicos, sugere pesquisa.

Especialistas disseram que há evidências crescentes de que o vírus pode causar trauma persistente ou até permanente, incluindo comprometimento do cérebro e aumento do risco de doença de Alzheimer.

A orientação do NHS [a agência que cuida do sistema de saúde do Reino Unido] vista pelo The Telegraph sugere que cerca de 30% dos pacientes que se recuperam da Covid-19 podem ficar com tecido pulmonar danificado e com cicatrizes, se seguir padrões de doenças semelhantes.

Isso pode chegar a cerca de 100.000 das 300.000 pacientes que testaram positivo no Reino Unido. Testes limitados durante a pandemia significam que o número pode ser ainda maior.

Algumas estimativas sugerem que cerca de 3,5 milhões de pessoas no Reino Unido provavelmente foram infectadas pela Covid, o que significa que mais de 1 milhão podem ter de enfrentar consequências a longo prazo.

Em uma entrevista ao The Telegraph, a chefe do novo centro do NHS para recuperação de Covid disse estar preocupada com o pouco que se sabe sobre quanto tempo as consequências podem durar.

Hilary Floyd, diretora clínica do NHS Seacole Center, disse que ficou chocada com a quantidade de pacientes jovens, com pessoas saudáveis ​​entre 40 e 50 anos que o vírus atingiu agora, enfrentando fadiga e incapacidade a longo prazo. “Eles sempre podem ter algum nível de debilitação”.

A Dra. Floyd disse ao The Telegraph: “Essas são pessoas independentes, elas podem estar administrando seus próprios negócios, indo à academia, nadando, ativamente – agora elas estão no ponto em que não conseguem sair da cama.”

“Temos dois pacientes na faixa dos 40 anos no momento; nós realmente não esperávamos isso. Estávamos esperando que eles fossem mais velhos, vimos muito nos anos 50 e 60 anos que realmente estão lutando, principalmente porque a expectativa de voltar ao normal é muito maior. ”

Ela acrescentou: “Eles sempre podem ter algum nível de debilitação”.

A orientação do NHS para médicos de clínica geral e serviços comunitários alerta que mais da metade dos pacientes tratados em unidades de terapia intensiva contra o vírus pode ficar com “comprometimentos físicos, cognitivos e psicológicos persistentes “, incluindo fadiga crônica.

Até agora, cerca de 13.000 pacientes receberam esse tratamento. E um em cada 10 dos que receberam alta de hospitais na Inglaterra após o tratamento para o Covid-19 foi deixado com lesão cardíaca aguda, diz o documento.

Em muitos casos, a fadiga e a falta de ar são tão severas que os pacientes são capazes de realizar apenas rajadas curtas de 10 minutos de atividade supervisionada por vez, disse a Dra. Floyd.

Muitos pacientes também estão lutando para lidar com o impacto psicológico das mudanças em sua saúde, com terapeutas no local, disse ela, acrescentando: “Há muita ansiedade”.

Para os médicos, o aspecto mais assustador da crise é que tão pouco se sabe sobre as consequências a longo prazo do vírus, ela sugeriu.

“Não sabemos o quanto a longo prazo é. Não sabemos se a geração que está na casa dos 50 e 60 anos agora será muito mais frágil ou terá um risco aumentado de demência daqui a 20 anos”.

O centro, com sede em Headley Court, Surrey, anteriormente um hospital militar fora de uso, foi inaugurado há quatro semanas e poderá atender até 300 pacientes.

O professor Peter Openshaw, do Grupo Consultivo para Ameaças a Vírus Respiratórios Novos e Emergentes do governo (Nervetag), disse: “Estamos bastante alarmados com o número de pessoas que precisam de tratamento após a hospitalização.

“Muitos estão sofrendo efeitos bastante prolongados, principalmente aqueles que tiveram doenças graves.”

Ele disse que os pacientes em terapia intensiva normalmente levam cerca de um ano para voltar à saúde total, enquanto alguns nunca o fazem.

Openshaw, um imunologista do Imperial College London, disse que havia uma preocupação particular com pacientes que sofreram coágulos sanguíneos extensos, que podem cortar o suprimento de sangue para partes dos pulmões, levando a uma recuperação lenta.

Outros foram encontrados “sofrendo pneumonia crônica por cicatrizes” devido a inflamação dos pulmões, disse ele.

O imunologista disse que o quadro dos efeitos a longo prazo estava apenas começando a ficar claro, dizendo que acreditava que cerca de um em cada dez pacientes internados com a doença teria “problemas bastante persistentes”.

A orientação emitida pela NHS para os cuidados primários e serviços comunitários, envolvendo médicos de família e outros prestadores de cuidados fora dos hospitais, sugere que quase uma em cada três pessoas que sofrem de Covid pode sofrer danos a longo prazo, se seguir padrões observados por vírus semelhantes.

“Aproximadamente 30% dos sobreviventes do surto global de SARS causado pelo SARS-CoV e pelo coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) sofreram comprometimento fisiológico persistente e radiologia anormal consistente com doença pulmonar fibrótica. Prevê-se que a fibrose pulmonar [danos e cicatrizes nos pulmões] seja provavelmente uma sequela / condição importante, que é a conseqüência do Covid-19 ”, afirma.

“Estamos aprendendo sobre o casco”

As autoridades de saúde lançarão no próximo mês [julho] um programa de recuperação para todos os pacientes que sofreram de Covid. Um site fornecerá conselhos para qualquer um que se esforce para se recuperar do vírus, rastrear sintomas e direcionar aqueles que precisam de ajuda específica de reabilitação para o tratamento correto.

A orientação do NHS sugere que um em cada sete casos tratados por unidades de UTI possa ficar com dano cerebral permanente ou a longo prazo. Setenta por cento de todos esses pacientes sofrerão delirium e, em um em cada cinco casos, isso se tornará “comprometimento cognitivo estabelecido”, alerta o documento.

Danos leves no funcionamento do cérebro podem ser observados em cerca de um quarto dos pacientes que sofreram problemas respiratórios agudos, diz o documento. E alerta que isso, por sua vez, pode aumentar o risco de doenças degenerativas, como a doença de Alzheimer.

Especialistas estão particularmente preocupados com o risco de fadiga prolongada ou crônica, dizendo que o tratamento imediato é necessário para reduzir o risco de síndromes a longo prazo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem for infectado pelo Corona PODE ter chances de morte de 1 % !!
    Fonte:OMS(organização do Marcelo da saúde)
    Obs:Qq especialista q tiver sem rumo em relação ao Covid eu tô dando Bússolas !!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador