70 anos sem Walter Benjamin

Hoje é o 70º aniversário da morte de Walter Benjamin. A data é significativa pelo tamanho do personagem e pela circunstância de sua morte. Morreu, em 1940, fugindo do nazismo. Em vias de ser capturado pela Gestapo, teria cometido o suicídio.

Benjamin foi um grande leitor da sociedade que surgia no século XX, ou seja, foi quem melhor compreendeu a transformação cultural sem precedentes que a sociedade industrial enfrentava por conta dos novos meios de produção.

Em193Em 1936 Benjamin escreveu um artigo importantíssimo – com certeza um dos textos mais importantes do século XX – “A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica” , no qual mostrou como a arte sofria uma revolução por conta dos novos meios técnicos de reprodução: o fim da “aura” e a inauguração da experiência coletiva, da distração, do uso. A passagem de uma arte individualista, contemplativa, para uma arte que impregna o cotidiano, uma prática política.

Neste mesmo texto, e justamente por conta dos novos dilemas da arte, um combate ao nazismo. É em Benjamin que surge o conceito objetivo de “estetização da política”, ou seja, da crítica ao uso de sofisticados meios de propaganda pelos nazistas visando tranformá-lo num espetáculo gerador de catarse e barbárie.

Benjamin foi inspirador de outros autores da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer (Dialética do Esclarecimento – destaco o conceito de ‘Indústria Cultural’) e, claro, Habermas (destaco sua discussão sobre ‘Esfera Pública’, que tanto tem a ver com o fenômeno da Blogosfera).

Sua obra é muito vasta, com discussões sobre o Barroco Alemão, análises sobre Charles Baudelaire e a sociedade do século XIX (Flâneur, Dândi, Lúmpen), As comunas de Paris, discussões sobre Marxismo, etc.

Enfim, Benjamin foi um homem de grandes ideias que optou por elas em detrimento da própria vida. 

Breve biografia de Walter Benjamin: http://pt.wikipedia.org/wiki/Walter_Benjamin

Texto “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Obra_de_Arte_na_Era_de_Sua_Reprodutibilidade_T%C3%A9cnica

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador