A banda larga da Net

O ano passado foi anunciado como o Ano do Consumidor em solenidade bastante festejada.

Em minha casa, contrato 20 MB de banda larga da Net.

Resultado do teste de velocidade colhido há pouco em meu desktop:

Luis Nassif

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A mesmíssima coisa em minha

    A mesmíssima coisa em minha casa. Mas como temos um Ministro das Comunicações prá lá de eficiente e um MP procurando chifre em cabeça de cavalo em busca de escandalizações para aparecer na Rede Globo, pagamos por algo que não recebemos e tudo fica por isso mesmo. 

  2. Senhores, apenas lembro que

    Senhores, apenas lembro que esses testes de velocidade não podem ser considerados provas definitivas. Por exemplo: se no momento do teste do Nassif uma de suas filhas estivesse fazendo o download de um vídeo, o teste pode estar furado. Ou se tiver um virus em algum dos micros da casa que fique consumindo dados, ou se o vizinho conseguiu capturar a senha do wi-fi e está usando tudo, etc. 

    O teste é até um indicativo.

    1. “se no momento do teste do

      “se no momento do teste do Nassif uma de suas filhas estivesse fazendo o download de um vídeo, o teste pode estar furado”:

      NAO, Idiro.

      Eu tenho internet rapida e 3 computadores que aas vezes baixam videos ao mesmo tempo, minha filha, esposa, e eu.  Nao existe chance de uma velocidade contratada muitissimo mais rapida do que a do Brasil (9) e quase tao rapida quanto a dos EUA (22) ter um problema desse nem com 5 usuarios na mesma linha.

      Nassif esta sendo legalmente gigolado pela telecom, precisamente como o resto do Brasil esta sendo legalmente gigolado pelas telecoms:  com permissao do “Ministerio do Quem Sabe?” e da “Associacao Nacional dos Quem Sabe?”.

  3. Olhem o contrato…

    MegaBITS são diferentes de MegaBYTES… A confusão é bastante comum, normalmente velocidade de conexão é medida em megaBITS, mas as NET da vida dão uma “enganada” e botam apenas 10 MEGA na propaganda… Eu tenho a NET (10 mbps), o que dá uma velocidade de aproximadamente 1,2 megaBYTES por segundo de download, o que normalmente acontece aqui em casa quando fazemos qualquer download…

     

    Claro que posso estar completamente enganado e então vou meter a colher furada da minha língua dentro da chaleira vazia que é minha cabeça e humildemente peço perdão pelas bobagens ditas LOL…

    1. Lembrando…

      Esse truque é bastante comum no Marketing, faz parecer que estamos contratando “mais por menos”… Muito semelhante aos preços que “terminam em dois ou três noves”: o tênis que custa R$ 199,90 aparentemente “não custa duzentos reais”, o saquinho de balas de goma por R$ 1,99 funciona do mesmo jeito, e por aí vai…

    2. Leonardo,
      O uso de medição de

      Leonardo,

      O uso de medição de velocidade em bits já vem de longa data, pois o bit é a menor unidade de informação, podendo assumir valor zero ou um. Então não chega a ser questão de “enganação” e sim de padrão que poderia ser alterado (na hora de vender o serviço) ou melhor esclarecido para leigos, que poderiam fazer confusão entre a velocidade contratada (em megabits) e aquilo que é transmitido de fato (em megabytes) como você apontou.

      Mas não é o caso da situação do Nassif. Até verifiquei o medidor testando aqui em casa, e ele realmente dá a informação em Megabits, ou seja, teria que dar os 20 Mega que a NET vende e não a velocidade que o Nassif mediu.

      1. Pois é…

        Mas quando eu digo “enganação”, é apenas porque as propagandas mostram apenas 10 MEGA, não fala em mbps ou megabytes por segundo… Realmente a NET aqui de vez em quando é um tormento, penso em trocar mais pra diante, se aumentar a clientela no meu bairro, e a indolência do MinCom e da ANATEL é desesperadora, especialmente em cidades grandes, como SP, onde tem um usuário sim, outro tbm em cada prédio hehe…

    3. Não é o caso. Usando o

      Não é o caso. Usando o speedtest.net (que parece ser o que o Nassif usou) minha minha conexão Net de 10 mega mostra realmente 10 mega.

      Minha impressão é que depende da infra-estrutura física da localização. Estou na Grande São Paulo, em bairro popular, e a cabeação é nova (foi colocada pela Via Embratel, e depois de um certo tempo a Net passou a operar).

      1. Aconteceu o mesmo comigo

        Os cabos do meu prédio eram de 1997. Quando fizemos o upgrade pro combo NET, trocaram todo o cabeamento interno por cabos melhor isolados (o cabo que chegava no meu apartamento estava todo esfiapado, sem blindagem nenhuma). Trocamos o modem/roteador – era usado um conjunto com mais de 5 anos de idade – e isso ajudou um pouco também.

        Aqui no meu bairro a GVT não é melhor que a NET, é mais ou menos semelhante…

    4. MBps=megabytes, Mbps=megabits(b minúsculo)

        A medição tambem se fez em Mbps portanto não precisa converter, roubo mesmo é dos fabricantes de HD considerando giga como 1 bilhão de bytes quando deveria ser 1024³ como reportado pelos SOs.

  4. nem da justiça nós temos

    Para um governo que não tem nem ministro da justiça, para que quereriamos um ministro das comunicações. Este governo tem é vários ministros do “apanha calado” ou da desinformação, tipo graça foster e os caras da tal SECOM. São dóceis aos inimigos declarados e descomunicadores. Entregam o ouro para os bandidos.

    Quando falam… é um desastre.

    1. Pelo sítio informado,

      este medidor SIMET é parecido com cirurgia de mudança de sexo: nela, não se pode voltar ao que se era antes da cirurgia, e no SIMET não é possível eliminar o programa do roteador, onde ele deve ser instalado. 

      Ele pode ser uma medição honesta / padrão, mas e se eu não a quero mais? Tenho que jogar meu roteador fora e comprar outro, só por causa de um capricho do programador? 

       

       

  5. Nassif, não sou especialista

    Nassif, não sou especialista no assunto, provavelmente deve haver muitos no blog mais habilitados para esclarecer, mas pelo pouco que entendo está correta a velocidade de download e upload sua.

    1. Eu também tive essa

      Eu também tive essa impressão, mas no que diz respeito ao download, o upload deveria ser o dobro disso, e o ping tambémm está muito baixo

  6. Mas já não está bom? rsrs

    Onde moro, a 50 km de SP, não existe ainda cabeamento, 3G não pega, fornecedor por rádio (*) chega perto (mas não no meu bairro) e a única forma de banda larga é o Speedy 2 MB (*) que roda a 200 k… Como é monopólio, não dá pra fazer nada.

    (*) 5 Mb por 90,00

    (*) 2 Mb por 50,00

  7. Este é o resultado da

    Este é o resultado da privatização quase total do sistema de telecomunicação do Brasil.

    Preço alto e serviço sofrível !

    Ainda bem que a TELEBRAS não foi extinta e, hoje, trabalha em silêncio e a pleno vapor.

  8. Provavelmente está no

    Provavelmente está no contrato que eles não precisam honrar os 20 Mbps. Isso é só um limite de pico, a velocidade mínima garantida deve ser bem menor, tipo uns 20% do contratado (se for tudo isso). Se quiser velocidade garantida você precisaria de um contrato de qualidade de serviço (SLA), para garantir que o seu tráfego é prioritário na infraestrutura deles… e isso é bem caro.

  9. Reclamando sem estressar

    Usem o email [email protected] quando acharem que a velocidade está baixa.

    Faço isto regularmente, o atendimento é rápido e funciona (embora eles sempre afirmem que tudo estava normal…). Não tem o stress de passar por atendentes e perder tempo na linha. Citar no email o número e nome de assinante.

    OBS: Este email é quase secreto, não está no site da NET.

    Resultados para uma assinatura de 10 Mb, feito no mesmo site que o Nassif usou:

     

    1. Tenho NET combo com internet

      Tenho NET combo com internet de 10 MB, cabo e telefone. Em BH, de todas é a menos pior. Quando há temporal com raios, cai tudo. Gilberto, obrigada pela dica de email para verificar velocidade.

    1. Eu mudei do Speedy para a Via

      Eu mudei do Speedy para a Via Embratel, que depois virou Net, depois para a GVT, depois de volta para a Net. Onde moro (Grande São Paulo) a GVT é um lixo. Eles simplesmente não se importam com os usuários.

  10. Nassif, não caia no erro de

    Nassif, não caia no erro de mudar para o Speedy da Telefonica, é o mesmo lixo que a NET com a desvantgem de ser mais caro e tem de rezar para não dar problema.

    É 1 semana para não resolverem nada, ate que o usuário (EU) fica de saco cheio e abre reclamação na Anatel – só assim para resolver.

    E acontece com certa frequencia. Na ultima vez até o numero do meu telefone de casa mudaram!  Tive de acabar fazendo um BO para me resguardar!

    Não tem jeito, enquanto não tiver punição SERIA para essas empresas seremos tradados assim.

  11. Método melhor!!!!

    Vai no baixaki pega um programa grande, tipo Windows Word e baixe. Espere uns segundos até a conexão se estabilizar. Veja quantos KBPs, multiplique por 8. Esse será o resultado de sua conexão! A única coisa que funciona bem na NET, é a propaganda, a tal engana trouxa!!!

  12. Nassif, pensando bem, voce

    Nassif, pensando bem, voce tentou readquirir o password do seu modem?  Eh so desligar da tomada e ligar de novo.  Se tiver que apertar um botao, ele eh acessavel com clip metalico de segurar papel, voce tem que apertar  e segurar uns 5 ou 10 segundos.

    Veja se funciona.

  13. Serviços ruins x preço elevado

    De todas as operadoras, a que se salvava era a GVT, quando ainda era de pequeno porte. Após sua expansão, baixou a qualidade do serviço e copiou todas as estratégias usadas pelas demais para esfolar o consumidor. A Anatel? Ora a Anatel……….

    1. GVT – Anatel

      Concordo plenamente Edmorc, a GVT de Belo Horizonte, por exemplo,  piorou bastante depois do sua venda para os franceses. 

      Quanto à Anatel, pelo menos os problemas mais simples,  eles conseguem resolver. Eu cancelei meu contrato com OI (há uns dois anos atrás). Os engraçadinhos emitiram uma fatura integral quando os serviços foram encerrados na metade do mês. Recusei-me a pagar e a premiar a desonestidade e a incompetência deles e exigi uma fatura no valor proporcional.

      Eles não emitiram a fatura com o valor correto. Um belo dia colocaram uma gravação no meu  telefone ameaçando colocar meu nome no SPC e Serasa. Foi a gota d’água. Eu registrei um procedimento na Anatel e fui bem atendido. O débito em questão foi cancelado. 

  14. A Net me mandou para o SPC

    por ter feito algo que não fiz. Cometeram inúmeras outras irregularidades e sacanagens.

    Levei-os à justiça e, em primeira instância, fui indenizado em X.

    A Net recorreu, e em segunda instância, a indenização caiu pela metade, sob a alegação de estar tentando enriquecer ilicitamente. 

    No final, eu é que acabei cometendo um ilícito.

    Brasil. 

  15. Um grande afortunado com a MET

    Caros Navegantes,

    Caro Nassif.

     

    O buraco é mais em baixo.

    Esses medidores de velocidade há muito vem sendo burlados. E, Nassif, se marcou essa velocidade baixa para você, então é porque o serviço ai na sua casa tá muito pior que você imagina. 

    Dêem umas olhadas rápidas nos endereços que coloco abaixo:

    1) https://under-linux.org/showthread.php?t=134522 2) http://www.overnix.com/archive/index.php/t-2761.html 3) http://routeros.forumpramim.net/t1007-como-fazer-que-teste-de-velocidade-nao-obedeca-o-controle-de-banda Neste último é um “tread” iniciado pela seguinte pergunta “como fazer que teste de velocidade não obedeça o controle de banda?“. Pode-se deduzir facilmente que em todos os três sites que estamos lendo conversas de administradores de provedores. Só para ilustrar melhor: 1) resposta do “zé bonitinho” no site (3): “amigos, creio que todos ja devem ter ouvido falar to medidor de velocidade do site RJNET.

    Aqui no Rio de janeiro ele é o termômetro de muitos clientes de provedores, os clientes ficam verificando a velocidade nele o tempo inteiro, os daqui do meu provedor então; Temos clientes que são um Pé no S… fornecemos 300k para a maioria e se eles olham no velocimetro e bate 258k ligam logo reclamando, ai o atendente fala do contrato de garantia de banda de 50% e tal.

    Resolvi então brincar com estes clientes que adoram verificar a velocidade no RJNET e criei uma regra no Mikrotik que controla a velocidade do RJNET.

    Então coloquei a regra para 1024k ou seja 1 mega, e adivinhem só o povo parou de ligar.”

     2) Estou fazendo download de um arquivo de 900Mb e o navegador marca para taxa de download algo em torno de 50kbps (muito longe dos 20% dos 10Mb contratados!!!!) Em tempo: o arquivo está baixando há mais de 4horas e não chegou nem a 20%. Com enormes períodos de redução de atividade e a “mil por hora” quando os testes estão em execução. Adivinhem o resultado do speedtest, do “www.brasilbandalarga.com.br” e do SIMET?? Speedtest = 10.5Mb de Download!!!! … BBLarga = 11,25Mb de download!!!..Simet = 11 Mb de download. MAGAVILHA!!!!!!!!!!!!!!! Dá para acreditar??? /// Parênteses: e aquela estória de que é aceitável a taxa ser menor se estivermos baixando arquivos ou fazendo outras operações (minhas duas filhas estão online e minha mulher está com o celular online acompanhando sua empresa)? E ai? O que me dizem os especialistas? Tem gato nessa tuba ou não tem?  – Claro que não!!! Na realidade sou um grande afortunado!!!!! A MET é tão boazinha comigo!!! Me dá mais velocidade do que contratei. Puxa vida!! Será que se eu jogar na megasena hoje eu ganharei?? /// Resumo da ópera: 1) os medidores de velocidade pode ser (e acredito que são) muito bem intencionados e idôneos. Mas já foram burlados a mil-bytes-luz atrás. Resta saber se a agência governamental está ciente, porque, parafraseando o Mino Carta, “até os bytes da estrada virtual já sabem que os medidores são enganados pelos provedores”. 2) se a velocidade dá tão abaixo, acredite: é ainda mais baixa que a você vê em seu monitor!!!! Abraços.P.S.: gostaria mesmo de ver este item num tópico! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador