Meios de Comunicação, Liberdade Religiosa e as Ruas

 

Não só a grande mídia tem sido instrumento antidemocrático . O fundamentalismo religioso  em parceria direta com os grandes veículos de comunicação também.

Pouquíssimos têm tido a coragem de expressar sobre este assunto.

Sei que não é um assunto fácil de debater politicamente. Mas não pode passar desapercebido porque vem diretamente contribuindo para uma formação ( desinformação ) estreita , apolítica e individualista em nosso país.

Nas escolas, e não são poucas, professores são assediados quando tentam aplicar a lei 11465 ” História e Cultura Afro-Brasileira e Indígenas”. Alguns são até perseguidos ( apenas por tentarem cumprir a lei)  por direcionar os métodos e objetivos de suas aulas à  formação crítica e cidadã dos alunos. 

As tais “manifestações” não deixam dúvidas sobre isto. A faixa contrária a Paulo Freire em dessas manifestações, esconde esta junção entre a elite brasileira “paulista” e o fundamentalismo religioso, que vem crescendo nas periferias, não como espaços de fé e  religiosidade, mas  de partidarização ideológica.

Não acredito que a maioria reacionária que estava na paulista pertença a este grupo novo  de fundamentalismo religioso ( para isto precisamos fazer uma pesquisa ). Mas como disse Vladimir Saftle, a pergunta é ” por que a esquerda não consegue mais colocar 300 mil nas ruas?”.  

Uma das razões é que uma parcela significativa vem sendo educada ( deseducada ) ao individualismo e  a não acreditar em ações coletivas e mobilizações, a ” terceirizarem” seus poderes ( suas vozes e ações ) a outros, ao destino formatado por poderes divinos. 

A periferia está passando por um embate decisivo no campo subjetivo, onde a esquerda vem perdendo…; o governo do PT tem uma grande culpa nesta questão porque não tomou para si a responsabilidade e dialogar politicamente com esses grupos. Isto não pode ser negado. E a comunicação é “chave mestra” nesta questão. 

Desde quando as igrejas e vários grupos vem se apresentando através da Televisão, tendo seus próprios canais e alugando tempo em outros? 

Aqui, quero salientar, não estou questionando o direito de qualquer culto. 

Mas o perigo destes cultos fundamentalistas. Diria até mais, é tão efêmero esta tendência que se prolifera e se apresenta também nos grupos “libertários” de esquerda. Vários destes se comportam tanto quanto ou pior que os outros…, pois acreditam que só o seu partido tem razão, só sua interpretação “marxista” é a correta; enfim não estão dispostos a ouvir o diferente.

Penso que este trabalho tem um objetivo planejado: Dividir a periferia ( a maioria da população )  estimulando conflitos entre si.

Isto serve para dificultar a mobilização dos mais desprovidos.

Além disso, quem é a maioria dessa população excluída que vem sendo “tomada” por esses grupos fundamentalistas? São os negros afro-descendentes, nordestinos,…..

E os atuais grupos vem “atacando” em boa parte quais valores e culturas para concretizar o fundamentalismo ( a interpretação única e verdadeira deles )?

Mas uma luz “cheia de cores” apareceu por causa da PL 4330.  

Ela é, ao mesmo tempo,  a possibilidade de derrota histórica a  maioria da população,  como o choque de revitalização para unificar as ações dos movimentos populares ….NAS RUAS!!!

A capacidade de se apoderar das Ruas, dos meios de comunicação  e dos espaços vitais do cotidiano ( objetiva e subjetivamente) determinará  a direção dos próximos passos de nossa sociedade.

Por fim, acredito que Jean Wyllys dá um passo inicial importante com o vídeo sobre “Liberdade Religiosa”. É só um primeiro passo, mais de suma importância. Segue abaixo:

 

GERALDO JR.  —- Blog INTERAÇÃO GERAL-do-MUNDO: http://profgeraldojunior.blogspot.com.br/

 

 

Jean Wyllys explica sobre liberdade religiosa  ( Do site de Jean Wyllys )

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador