A crise terminal que não é, vai sendo, por Cesar Cardoso

A crise terminal que não é, vai sendo, por Cesar Cardoso

Para lembrar e mudar algo que escrevi em outros tempos:

Os golpes e as crises políticas – na expressão do Renato Rovai – não são, vão sendo; os ventos mudam, as forças mudam, as correlações mudam, e cenários vão se formando. E, entre todos os planos, correlações e maquinações, sempre aparece a realidade, teimosa como ela só. E, de vez em quando, aparece um cisne negro.

A crise sem fim iniciada pela greve dos caminhoneiros – que já foi greve, já foi locaute, já foi greve E locaute, e agora foi sequestrada pelas milícias ruralistas vivandeiras de quartel – foi talvez o grande cisne negro que apareceu na cena nesses já 5 anos de crise política permanente no Brasil. Em 8 dias, encerrou o governo Temer, colocou o até então intocável Pedro Parente contra a parede, pôs de joelhos os três Poderes, destruiu qualquer discurso sobre recuperação da economia, paralisou o País… E ainda não acabou, já que a entrada das milícias ruralistas vivandeiras de quartel embaralha ainda mais todo o jogo.

A crise atual se tornou, também, a crise terminal da aliança golpista do golpe de 2016: prostrados perante um movimento que tem a velocidade e a efemeridade de organização surgidos do encontro entre a era das redes sociais e uma das categorias mais precarizadas e individualistas do mundo do trabalho, o “Grande Acordo Nacional” está atordoado, apesar das tentativas de Temer e sua trupe de fingir que governam, e a República das Castas Estatais está atônita, apesar de tentarem passar uma impressão de normalidade com a volta da perseguição ao preso político Lula.

É bem difícil fazer qualquer análise num quadro desses, já que ninguém tem ideia do que pode acontecer nem de quem são ou quais são as chaves para sair da situação atual; qualquer movimento que se tome (por exemplo, pedir renúncia já ou não) é um risco enorme porque o quadro pode estar completamente modificado no dia seguinte. Para completar, a decisão dos dois lados da aliança golpista de manter Lula encarcerado tira qualquer chance de haver um conciliador minimamente capaz em qualquer um dos lados.

Dias e semanas difíceis esperam pelo Brasil.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador